As taxas Euribor já estão a descer para todos os prazos, prevendo-se que se fixem em torno dos 3% no final do ano. Mas, ainda assim, os bancos em Portugal continuam a lançar campanhas de crédito habitação a taxa mista mais baratas para atrair clientes. Um deles é o Novobanco que tem uma campanha de ‘cashback’ para quem contratar um crédito da casa a taxa mista até ao final deste mês, podendo devolver até 2% do valor do empréstimo às famílias. Explicamos tudo na rubrica Crédito habitação do mês de setembro.
Os créditos habitação a taxa mista estão a dominar o mercado hipotecário há vários meses. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) revelam que 74% dos novos empréstimos para habitação própria permanente – o tipo de financiamento mais relevante de todos - foram contratados a taxa mista em julho.
Esta maior contratação de empréstimos a taxa mista para comprar casa é explicada não só pelas elevadas taxas Euribor, que encarecem os créditos a taxa variável, mas também pelas campanhas dos bancos com ofertas a taxas mistas mais acessíveis nos primeiros anos dos contratos.
Ao que tudo indica, a estratégia dos bancos continua focada nas taxas mistas, numa altura em que a Euribor está a descer para todos os prazos, com os especialistas a anteciparem que se fixe em torno dos 3% (ou até num patamar inferior) até ao final de 2024.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.
Crédito da casa a taxa mista com ‘cashback’: como funciona?
Um dos bancos que lançou agora uma campanha para créditos habitação a taxa mista foi o Novobanco, na qual devolve uma percentagem do valor do empréstimo. A campanha está válida até dia 30 de setembro, para quem tenha a escritura realizada até ao dia 15 de novembro deste ano.
Esta campanha de crédito habitação a taxa mista do Novobanco dá ‘cashback’ consoante o tempo de fixação de juros:
- Taxa mista com fixação dos juros a 5 anos: a família recebe 2,0% do valor do empréstimo. Nos primeiros 5 anos do contrato, os juros são fixados em 3,199%. E a partir do quinto ano, o crédito passa a taxa variável (Euribor + 0,9% de spread). Esta oferta tem vendas associadas facultativas e a TAEG começa nos 4,50%;
- Taxa mista com juros fixos durante 2 anos: aqui a família recebe 1,0% do valor do empréstimo. Esta oferta fixa os juros durante os primeiros dois anos a 3,353% e a partir do segundo ano passa a taxa variável (Euribor + 0,90% spread). A TAEG é desde 4,70% com vendas associadas facultativas.
Nesta oferta de crédito habitação a taxa mista, o Novobanco financia até 90% do valor de aquisição da casa ou 90% avaliação bancária, no caso da compra de uma habitação própria e permanente. E o prazo de pagamento máximo é de 40 anos ou os limites definidos pelo Banco de Portugal consoante a idade. A idade limite para pagar o empréstimo é de 75 anos.
Reinado das taxas mistas vai perdurar com descida da Euribor?
A preferência das famílias continua a recair sobre as taxas mistas, apesar da Euribor já está a descer há vários meses para todos os prazos. E os bancos também continuam a lançar novas ofertas de taxa mista para atrair famílias neste contexto.
Mas a queda esperada da Euribor para 3% até ao final do ano – que influencia os créditos da casa a taxa variável - poderá colocar em risco o reinado das taxas mistas, uma vez que os bancos vão passar a ter pouca margem para tornar este tipo de empréstimos mais atrativos.
A verdade é que em junho e julho já se sentiu um ligeiro recuo da contratação de crédito da casa a taxa mista, que acabou por perder pontos para a taxa variável (e em menor dimensão para a taxa fixa), segundo mostram os dados do BdP analisados neste artigo.
"Enquanto exista uma perspetiva de descida de taxas, as ofertas de taxa mista continuarão a ter peso nas ofertas dos bancos, uma vez que os clientes podem beneficiar no imediato da tendência de descida dos indexantes", indica Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal.
Mas Miguel Cabrita antecipa que "quando esta tendência perder força, as ofertas de taxa variável vão aproximar-se das taxas mistas e os clientes que optem por esta modalidade será por procurarem estabilidade nos primeiros anos do seu crédito e não por antecipar uma descida do indexante".
Para poder comentar deves entrar na tua conta