Notícia do dia 29 de maio de 2025

“A sustentabilidade no imobiliário já não é opcional, é estratégica”

A história da startup portuguesa Builtrix remonta a 2020, ano em que a empresa foi fundada pelo iraniano Javad Hatami. O empreendedor, por seu turno, aterrou em Portugal antes, em 2011, para estudar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. “A Builtrix disponibiliza uma plataforma na cloud que usa análise de dados e Inteligência Artificial (IA) para ajudar as empresas a gerirem melhor o consumo energético dos seus edifícios e, no final, a tornarem-se mais sustentáveis e rentáveis”, explica ao idealista/news, considerando que “a sustentabilidade no setor imobiliário já não é opcional, é estratégica”.
Confiança dos consumidores e clima económico

Confiança dos consumidores e clima económico aceleram em maio

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio depois de ter diminuído nos dois meses anteriores e de ter atingido, em abril, o valor mais baixo desde março de 2024. A subir está, também, o indicador de clima económico, que cresceu em abril e maio, interrompendo o movimento descendente observado nos três meses anteriores. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (27 de maio de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Donald Trump e Elon Musk

Tribunal comercial impede Trump de impor tarifas – e Musk deixa Governo

Um tribunal comercial federal impediu na quarta-feira (28 de maio de 2025) o Presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas invocando uma lei de poderes de emergência, através da qual tem anunciado medidas tarifárias contra a grande maioria dos parceiros comerciais. Entretanto, Elon Musk anunciou a saída do Governo dos EUA, mostrando-se dececionado com o megaprojeto fiscal e orçamental do Executivo, que diz prejudicar o trabalho que desempenha como assessor na área da eficiência.
Festival

Festivais de música no Porto: a programação de 2025

Com a chegada dos dias mais longos e das temperaturas mais quentes, o Porto transforma-se num dos palcos centrais de música em Portugal. Em 2025, a cidade acolhe uma agenda recheada de festivais de música para todos os gostos — do rock à eletrónica, do indie ao hip-hop.
Investimento comercial em retalho em alta em Portugal

Retalho em alta: “Prevemos que a dinâmica positiva se mantenha”

É mais um indicador que mostra que o segmento de retalho em Portugal continua na mira dos investidores nacionais e estrangeiros. Segundo a JLL, no primeiro trimestre do ano, o volume de investimento em ativos de retalho ascendeu a 356 milhões de euros, representando 57% do total investido neste período: 625 milhões de euros transacionados. “Prevemos que esta dinâmica positiva se mantenha ao longo do ano”, antecipa Augusto Lobo, Head of Capital Markets da JLL Portugal.
Viver em casa própria Vs casa arrendada

Casa própria Vs casa arrendada: onde se sentem mais alegres as pessoas?

Será que viver numa casa própria ou arrendada faz diferença na forma como nos sentimos? Dados de um estudo da IKEA indicam que 61% das pessoas com casa própria (proprietários) afirmam sentir alegria com mais frequência, um valor superior aos 53% dos que vivem em casa arrendada (inquilinos). “Seja numa casa própria ou arrendada, o importante é que o espaço reflita quem somos e nos ajude a viver melhor todos os dias”, afirma Ruben Frank, Home Furnishing and Retail Design Manager da IKEA Portugal.
Fundos de investimento imobiliário

Fundo gerido pela Square AM compra imóvel arrendado à Conforama

Os investidores estão, definitivamente, de olhos postos no imobiliário comercial em Portugal, nomeadamente nos segmentos de retalho e logística. Prova disso é, por exemplo, a compra de um ativo logístico em Albufeira arrendado à loja de mobiliário Conforama por parte do fundo de investimento imobiliário aberto português Property Core Real Estate Fund, que é gerido pela Square Asset Management (Square AM). A transação foi fechada por 5,5 milhões de euros.
Casas em Trofa

Câmara da Trofa quer comprar ou construir 100 casas por 15,2 milhões

A Câmara da Trofa tem em curso uma Oferta Pública para Aquisição de 100 fogos habitacionais, em construção ou a construir, para a qual anunciou um investimento superior a 15 milhões de euros. A oferta pública, publicada dia 26 de maio de 2025 em Diário da República, decorre no âmbito do Programa 1º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), investimento RE-C02-i01 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, lê-se no comunicado da autarquia do distrito do Porto.
Comprar casa em Boston (EUA) com crédito habitação

Boston lança apoio à compra de casas em conjunto com um único crédito

Em resposta aos crescentes desafios no acesso à habitação em Boston, a cidade norte-americana apresentou um programa pioneiro que visa transformar a forma como as famílias podem tornar-se proprietárias. O ‘Programa Piloto de Compra Conjunta de Habitação’, lançado pelo Boston Home Center, equivalente à vereação da habitação da cidade, oferece apoio financeiro às famílias que desejem comprar uma casa em conjunto, através de um único empréstimo. Na cidade, é habitual a compra e venda de propriedades com dois ou três andares.
Parque Logístico da Worten na Azambuja

Fundo CORUM Eurion compra parque logístico da Worten por 34 milhões

O fundo CORUM Eurion, gerido pela empresa francesa CORUM Asset Management, comprou um parque logístico na Azambuja, num investimento total aproximado de 34 milhões de euros. Em causa está o Edifício EIPA II, que é utilizado como centro de distribuição da Worten, subsidiária do grupo Sonae – desde aí serve toda a Peninsula Ibérica.