Comentários: 0
A parte traseira da casa
Uma fachada que mais parece uma grande janela Maria Fradinho

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E o exemplar desta semana tem ADN português. A “Casa do Arco”, construída num terreno de 940 metros quadrados (m2), foi inspirada na indústria de porcelana da região. É “vizinha” da famosa fábrica da Vista Alegre, localizada nos arredores de Ílhavo, em Aveiro, e distingue-se das demais casas pela sua peculiaridade.

Desenhada pela arquiteta portuguesa Maria João Fradinho, líder do estúdio Frari Architecture Network, a fachada da "Casa do Arco" segue alinhada com os edifícios vizinhos. No entanto, é estilizada, e permite uma maior permeabilidade da luz e das vistas. O telhado inclinado e a utilização de materiais metálicos no exterior tornam esta casa única e diferente.

A partir da elevação frontal, a casa recua para dentro, proporcionando uma sensação de privacidade e de proteção. A parte traseira é totalmente envidraçada, abrindo-se para um pátio verdejante, com acesso direto ao exterior. Todas as divisões da casa - desde o rés do chão até aos andares mais elevados – oferecem a oportunidade de “contactar” igualmente com o exterior, uma vez que juntas formam uma grande janela, estando expostas a bastante luz natural. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade