
Estamos a viver uma época de experimentação e de 'boom' de casas integradas na natureza. A sua fusão é tal que quase parecem casas camufladas, como se fossem um camaleão. Há casas que recolhem os tons e formas das árvores e rochas da paisagem como fonte de inspiração. E assim, entre tons de verde e castanho, de plantas e terra, surgem casas como refúgios longe das cidades com um design moderno e adaptado às necessidades e conforto atuais.
Essa definição é encontrada no coração de uma exuberante floresta na Costa Esmeralda, nos arredores de Buenos Aires, local escolhido para erguer a chamada Casa del Bosque, uma criação inovadora do estúdio Gonzalo Bardach Arquitectura que, com 282 metros quadrados (m2), não só se integra perfeitamente na sua envolvente, como também redefine a forma como a arquitetura dialoga com a natureza. É a casa de sonho desta quinta-feira.

Um refúgio natural na Costa Esmeralda
Construída sobre uma duna e aproveitando a topografia irregular do terreno, a Casa del Bosque esconde-se entre a vegetação e as colinas, abrindo-se para o exterior através de grandes superfícies envidraçadas.
Essas grandes janelas permitem que o interior seja preenchido com luz natural e que os moradores experimentem uma conexão contínua com a floresta. O percurso arquitetónico da casa é, segundo o atelier, "o eixo principal de todo o projeto, para o qual cada sequência e cada espaço foi pensado".
Os espaços privados da casa estão distribuídos em três pavilhões lineares, parcialmente enterrados na duna e cobertos com betão formado, material que potencializa a sensação de enraizamento na paisagem.
A casa tem um design fluido e orgânico, onde as áreas de circulação desaparecem no subsolo em determinados pontos, intensificando a sensação de imersão na natureza.






Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta