
A reabilitação de casas antigas é sempre um risco. Não tanto pela dificuldade de trazer de volta à vida um elemento que, porventura, se encontra num estado de conservação mais ou menos recuperável, mas porque tal reabilitação preserva de forma coerente e digna os elementos do passado com habitação contemporânea.
Em Vancouver (Canadá), temos um bom exemplo dessa integração entre elementos antigos e design atual. Uma casa do início do século XX que se encontrava em estado bastante degradado, mas cuja intervenção levada a cabo pelo atelier D'Arcy Jones Architects a transformou completamente, recuperando e incorporando peças originais no projeto. É a casa de sonho desta semana.

Uma casa com história
Com o objetivo de criar uma casa moderna e renovada, deixando à vista materiais históricos, o projeto, denominado pelo atelier 3789 Redo, consistiu na substituição das fundações, instalação de elementos estruturais em aço, adição de novos revestimentos e janelas, e revisão da distribuição interior.

A casa original foi construída em 1902 e está localizada no bairro de Riley Park, em Vancouver. Durante a sua história, teve diferentes usos, desde um hospital improvisado até uma casa de hóspedes.
Com o passar do tempo e abandono, a casa deteriorou-se. "Estava cheia de charme, mas tudo estava escondido ou danificado por muitas camadas de reformas. Era uma antiguidade em ruínas que a maioria dos promotores ou especuladores teria demolido", segundo os responsáveis. No entanto, foi ajustado às necessidades dos clientes.

Uma reabilitação integral
O projeto propunha uma casa de dois andares acima do solo e outra parcialmente abaixo do solo. "O projeto proposto concentrou-se em manter a alma, a forma e as escadas internas da casa original, ao mesmo tempo em que atualiza os elementos-chave para torná-la mais funcional", explicam desde o estúdio.

O principal objetivo do projeto era preservar uma parte suficiente da casa para que o projeto final fosse integrado no bairro. Para isso, as paredes externas foram revestidas com novas telhas de cedro, a porta da frente foi mantida no seu lugar original, mas redesenhada, ou as janelas, que também foram mantidas no local original, foram reimaginadas como "vitrines de vidro puro".
O resultado é uma casa moderna e funcional, no piso principal da qual estão localizadas a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar, o canto de leitura e a garagem. No nível superior estão três quartos, enquanto o nível inferior funciona como uma acomodação separada.


Para poder comentar deves entrar na tua conta