
Os celeiros fazem parte da paisagem rural há séculos pelo seu papel de armazenamento indispensável na agricultura. Mas com o abandono do campo, ou devido à mecanização do mesmo, os antigos celeiros foram perdendo a sua razão de ser e caíram em desuso ou deterioraram-se. No entanto, existe um forte movimento que pretende preservar o seu valor histórico e arquitetónico.
A ideia é manter a essência do edifício original, incorporando elementos modernos que melhoram seus espaços e funcionalidade. Um bom exemplo é a renovação da Flint Farm, no norte de Hertfordshire (Reino Unido), que integra harmoniosamente um celeiro do século XVIII com uma extensão contemporânea. É a casa de sonho desta semana.

Um celeiro renovado
Projetada por Will Gamble Architects, a chamada Flint Farm está localizada na pitoresca vila de Therfield, no norte de Hertfordshire. O projeto consistiu numa renovação da quinta e do seu celeiro, aliando a arquitetura tradicional a uma extensão moderna que traz funcionalidade e frescura ao espaço.

O celeiro original, um edifício agrícola do século XVIII, passou por várias modificações ao longo do tempo e deteriorou-se significativamente. De acordo com o atelier, o celeiro foi "grosseiramente" demolido, submetido a reparos desordenados e usado como sala de caldeiras. No entanto, o estúdio viu o potencial da estrutura original e decidiu restaurá-la, mantendo seu caráter histórico.

O celeiro foi renovado com uma nova entrada que permite o acesso direto a partir da casa principal e foi adicionada uma área de estar informal que aproveita ao máximo o espaço. O trabalho no exterior foi igualmente exaustivo: o revestimento de madeira preta e as telhas de barro, que formavam a estrutura externa do celeiro, foram removidos, restaurados e reposicionados para melhorar o isolamento térmico do edifício.




Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta