Conhecida como House R, fica à beira de uma floresta e destaca-se pela simplicidade. Mas lá dentro, impera a modernidade e design.
Comentários: 0
casas modernas
Thomas Mayer

A cidade holandesa de Eindhoven é considerada um dos epicentros europeus de design e arquitetura.  podemos encontrar grandes edifícios com desenhos quase impossíveis e vanguardistas em que a inovação tem sido o elemento chave. No entanto, a par destes edifícios modernos, muitos deles inspirados na estética industrial, existem propostas que remetem para um modo de vida inspirado na simplicidade, como esta bela casa tipo celeiro que o atelier de arquitetura holandês Eek en Dekkers. 

Sob o nome Huis R (ou House R), o projeto destaca-se, sobretudo, pelo interior amplo e aberto pontilhado de volumes que comportam divisões mais íntimas ou privadass. O projeto levou em conta o que a família queria. “O cliente já deixou claro no primeiro encontro: queria uma casa familiar e agradável. Especial na sua simplicidade . O foco principal tinha que estar nos desejos do cliente e na qualidade de vida”, explicam desde o atelier.

A casa está localizada ao lado da floresta num bairro onde a maioria das casas tem um desenho composto por volumes brancos básicos. Em vez disso, o projeto proposto pelo Eek na Dekkers queria quebrar essa monotonia e criar algo diferente que evocasse o espaço e a aparência de um celeiro.

A casa é revestida em alumínio anodizado perfilado que foi escolhido para ser uma reminiscência do metal corrugado normalmente usado para impermeabilizar edifícios agrícolas. 

O interior da casa é aberto ao máximo para criar volumes generosos. As áreas de estar com pé-direito duplo apresentam tetos que seguem a inclinação interna do telhado para aumentar essa sensação de amplitude.Uma sala de estudo e TV neste nível tem janelas de altura total com vista para os jardins do pátio.

Um hall de entrada leva à sala principal, contendo uma grande cozinha e sala de jantar dominada por um mezanino. Uma escada com degraus abertos conecta os diferentes níveis e mantém as vistas de toda a casa. Uma sala de estar e uma área de jogos em ambos os lados do hall de entrada podem ser fechadas com portas de correr de vidro. Na maioria das vezes as portas permanecem abertas para que os espaços se sintam conectados com o resto da casa.

Finalmente, é um edifício quase neutro em termos energéticos. Para se aquecer, ele não usa gás, mas um sistema de armazenamento de calor e frio. A energia necessária para o uso da casa é gerada inteiramente por painéis solares .

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta