Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cinco truques para ter um jardim digno de revista

Das plantas aos móveis, até à iluminação. Há muitos detalhes aos quais é preciso prestar atenção para ter um jardim de sonho.

Habitissimo
Habitissimo
Autor: Redação

São jardins maravilhosos. Olhamos para eles em fotos e apaixonamo-nos por eles, queremos ter um igual, mas não sabemos como ou por onde começar. Ter um jardim de revista não é complicado, mas é importante prestar atenção aos detalhes desde o início. Com estas dicas da Habitissimo terás sucesso.

Planifica bem o design

Um belo jardim não pode ser improvisado. Antes de começares a trabalhar, analisa bem o espaço e pensa na sua distribuição. Se desejas uma área de relaxamento ou jantar, ou mesmo uma pequena área de lazer, reserva para ele o espaço mais protegido.

E lembre-te de que podes combinar diferentes texturas: relva, cascalho, pedra, madeira, etc. Yambém podes fazer isso com diferentes arbustos ou flores, se estiveres à procura de um jardim alegre e colorido.

Obviamente, especialmente se o jardim for pequeno, evita sobrecarregá-lo com elementos. Procura pequenas plantas ou arbustos, assim como móveis ou itens decorativos. E deve sempre estar de acordo com o estilo da casa.

Habitissimo
Habitissimo

Escolhe bem as plantas

Não há nada que combine melhor com a beleza e a frescura de um jardim que a relva natural. Se for o que desejas, vai em frente, mas lembra-te de instalar um bom sistema de irrigação e drenagem. Além disso, deves cortá-la periodicamente e substituí-la nas áreas onde está danificada. Só assim terás um jardim parecido ao das fotos que viste.

Se não tiveres tempos para cuidar da relva, procura alternativas. Existem plantas que não precisam de muita manutenção e que bem distribuídas na forma de ilhas ou conjugadas com pedras criam espaços realmente atraentes. Plantas aromáticas, lírios, ou até roseiras adicionarão aroma e cor ao teu jardim.

Procuras um toque especial? Planta uma trepadeira, glicínias ou jasmim perto das paredes ou até das pérgolas.

Habitissimo
Habitissimo

A aposta nos móveis

O jardim é, acima de tudo, um espaço para desfrutar. É por isso que também é importante escolher o mobiliário certo. Como deve ser? Primeiro de tudo, confortável e resistente a intempéries. A partir daí, podes colocar em prática um número infinito de ideias.

Os cantos para relaxar devem ser elegantes, com sofás de baixo nível e cores suaves. Mas se estiveres à procura de algo mais ousado, nada como o estilo boho colorido.

Habitissimo
Habitissimo

Uma atmosfera mágica graças à iluminação

No verão, o jardim é apreciado durante o dia, mas muito mais à noite. O que quer dizer que a iluminação é muito importante. Podes aumentar a área da sala de estar com luzes de teto ou até candeeiros, mas tenta não tornar a luz muito intensa para não ser perturbadora. Para o resto do jardim, luzes solares, holofotes colocados em pontos estratégicos ou faixas de led serão suficientes.

E se, além de iluminação, quiseres decorar, lanternas, grinaldas de luzes ou até velas criarão uma atmosfera muito mais romântica e aconchegante no jardim.

Espaço pequeno? Um jardim vertical

Mesmo em espaços pequenos, podes desfrutar de um belo jardim. Se tiveres um pátio ou mesmo um pequeno terraço, tenta converter uma das paredes num jardim vertical. Orquídeas, trepadeiras, begónias... Existem inúmeras plantas com as quais podes brincar para criar um canto muito especial em muito pouco espaço.

Ter um jardim de revista exige, acima de tudo, um bom planeamento e manutenção adequada. Requer algum esforço, mas considerando que é um dos espaços mais agradáveis ​​da casa, valerá a pena.

Habitissimo
Habitissimo