Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ideias para decorar a casa usando os cinco sentidos

Construir e conceber espaços que evoquem conforto e tranquilidade tornou-se imprescindível para ter energias positivas dentro de casa.

Photo by Roam In Color on Unsplash
Photo by Roam In Color on Unsplash
Autor: Redação

A arquitetura e a decoração impactam significativamente os sentidos, estimulando as sensações das pessoas. Quer isto dizer que construir e conceber espaços que evoquem conforto e tranquilidade tornou-se imprescindível para conseguir ter energias positivas dentro de casa, promovendo o bem-estar de quem lá vive. E é mesmo possível decorar a casa usando e apelando aos cinco sentidos.

A base está em criar harmonia. Primeiro é preciso escolher o estilo que mais representa ou se adequa ao que queres transmitir, que pode variar desde um ambiente rural com decoração romântica ou shabby chic, até a um apartamento turístico em pleno coração de uma grande cidade como Lisboa ou Porto, com um estilo rústico ou industrial. Criar um bom ambiente é, por isso, uma combinação de pequenas coisas que devem ser levadas em conta e tratadas com cuidado. Neste artigo preparado pela Avaibook (detida pelo idealista), deixamos-te algumas dicas para te inspirares a decorar com os cinco sentidos (seja uma casa própria ou até um Alojamento Local).

Visão

  • Espelhos

Dependendo do estilo que escolheres, combinar os espelhos com uma moldura estilosa, pode ser um bom elemento decorativo, que além de ter a sua função prática de refletir, ajuda-nos a gerar amplitude e profundidade. Altamente recomendado para espaços pequenos. Podemos também utilizá-las como molduras fotográficas, em tamanho reduzido e combinando várias de diferentes formas e tamanhos. 

Photo by Minh Pham on Unsplash
Photo by Minh Pham on Unsplash
  • Almofadas

Um must. Super na moda tanto para decoração de quarto como da sala de estar. São aquele elemento económico que dá um toque totalmente diferente ao espaço que temos um pouco apagado, ou que  simplesmente queremos remodelar, sem necessidade de mudar todo o mobiliário. É também importante combinar vários estilos, padrões e tamanhos. Uma forma ótima e elegante de as combinar é escolher cores neutras ou padrões mais simples para as almofadas maiores, que farão a função de fundo, e terminar com mais almofadas coloridas.

Photo by Sven Brandsma on Unsplash
Photo by Sven Brandsma on Unsplash
  • Louças 

A louça deve estar de acordo com o estilo da decoração. E, claro, podemos combinar diferentes elementos, sem gastar muito dinheiro. Podemos usar qualquer louça branca com copos coloridos, juntamente com guardanapos descartáveis com um padrão diferente ou uma toalha de mesa marcante.  

  • Cortinados

Os cortinados são um elemento que passa despercebido, mas se faltar, dá para perceber. No entanto, cada vez mais, são utilizadas persianas para todas as divisões da. São mais práticas, fáceis de limpar e económicas. Persianas em tons neutros (branco, marfim, pérola, cinza claro) combinam com todo o tipo de estilos, impedem-nos de ser vistos do exterior, mas, acima de tudo, permitem que a luz natural entre no ambiente.

  • Quadros

Umas imagens, postais, fotografias tiradas por ti ou mesmo desenhos dos teus filhos/sobrinhos, tudo pode servir se as cores e o estilo combinarem com o resto do ambiente. Podemos dar-lhe um toque mais pessoal se esses quadros forem feitos por ti.

Photo by Jonny Caspari on Unsplash
Photo by Jonny Caspari on Unsplash

Olfato

  • Fragrância personalizada 

Outra forma criar ambiente em casa é conseguir um aroma único. Não é o mesmo entrar numa bela sala que cheira a mar, lavanda, madeira recém cortada, como entrar numa bela sala com um cheiro desagradável. O aroma faz parte da decoração e é essencial para gerar harmonia.

Photo by Noelle Australia on Unsplash
Photo by Noelle Australia on Unsplash
  • Velas e/ou sabonetes aromáticos 

Outro truque que podemos usar são as velas perfumadas. Estes elementos são também muito decorativos e muito utilizados em qualquer divisão, inclusive na casa de banho, onde também é importante acrescentar algum outro elemento deste tipo. Neste caso, podemos combinar as velas com sabonetes num cesto de vime, por exemplo.

Audição

  • Música

Com um simples alta-voz portátil ligado por Bluetooth ao telemóvel, podemos utilizar qualquer app de música gratuita para escolher canções, ou simplesmente ligar a rádio com música para dar outro ambiente ao espaço. Se desde a tua casa se puder ouvir o mar, as aves nas montanhas, e o tempo o permitir, abre as janelas para que possas sentir a natureza.

Photo by Anna Sullivan on Unsplash
Photo by Anna Sullivan on Unsplash
  • Tapetes e carpetes

São um elemento decorativo que, além de serem bonitos e darem calidez ao ambiente, são práticos para amortecer o ruído de sapatos e saltos altos.

Paladar

Esta dica é, sobretudo, para quem precisa de ideias para decorar um alojamento turístico. Seria ótimo deixar um detalhe de boas-vindas com alimentos gourmet, da zona ou alguns doces, por exemplo. Alguns caramelos ou biscoitos, se os hóspedes forem com crianças, também resultam bem. Como sempre, não há necessidade de gastar muito dinheiro, podemos fazer um bolo caseiro ou muffins para o pequeno-almoço ou lanche da tarde.

Tato

  • Toalhas e lençóis

Quando queremos estar tranquilos e relaxados, tudo tem influência na realização desse estado zen. É por isso que é tão importante a manutenção das roupas de cama, e não apenas que estejam limpas e cheirem bem.