Estar mais em casa, por causa da pandemia, fez-nos pensar mais do que nunca sobre como queremos viver e se os espaços que temos foram desenhados para dormir e pouco mais e se são, de facto, os mais apropriados atualmente, sobretudo porque as saídas ao exterior são muito poucas.
E foi por isso que ao longo de 2020 assistimos a remodelações de casas como nunca, especialmente nas mais pequenas: foi necessário montar não só um mini-escritório, mas a casa tornou-se no ginásio, no local de meditação, e as varandas às quais não prestavámos atenção foram “rainhas” do confinamento. A questão por excelência é como aproveitar ao máximo aquele espaço que temos, quando é limitado, e o que sabemos é que há mais possibilidades do que aquelas que imaginámos. Por exemplo, já pensaste se a cama ficasse no teto e pudesses aproveitar aqueles m2 durante o dia? Como um escritório, como um ginásio, como uma sala de estar ... o que quisesses.
Agora é possível: a empresa Tu Lecho al Techo está a comercializar em Espanha uma solução que já existia em outros países, as camas elevatórias. Já tínhamos beliches (que ocupavam espaço), camas dobráveis (que também ocupavam espaço, embora muito menos) e esta solução inovadora: a cama que está ali, mas que não dá para ver durante o dia. Esta empresa conta com fornecedores líderes no mercado europeu, que há mais de 30 anos resolvem esta necessidade em outros países do Velho Continente.
“Pretendemos dar ao cliente final ‘mais espaço para viver’. E estas soluções respondem a uma procura crescente”, comenta Sébastien Chartier, CEO da Tu Lecho al Techo. Não são apenas interessantes para o cliente particular, mas para residências de estudantes, coliving, hostels ou projetos de build to rent.
A empresa, que quer “elevar a qualidade de vida”, para além de elevar fisicamente a cama, inicia a sua atividade no país vizinho com quatro fabricantes: a marca francesa Espace Loggia, que possui uma vasta gama de acessórios; a German Liftbed, uma alternativa mais luxuosa que permite deslizar a cama até o teto com o toque de um botão; o Sueco Bedaway que tem a vantagem de não necessitar de modificações para a instalação e o esloveno Voga LiftBed.
É necessário fazer algum trabalho para instalar este tipo de cama? “Não, não é necessária nenhuma obra para instalar este tipo de cama numa casa, pois temos várias formas de fixá-la”, diz Chartier. Como é feita a elevação da cama? “É um sistema simples de 'contrapeso'. Sobe ou baixa de maneira manual, ou com um motor elétrico segundo os modelos”, explica.
O fabricante que tem mais acessórios para personalizar totalmente a cama é a Espace Loggia, líder em França: “Os demais vendem apenas a estrutura e um medida standard de 160x200, exceto a German Liftbed, que é de 200x200”, acrescenta. No Espace Loggia pode comprar-se apenas a estrutura ou adicionar outras opções que são: “As cores, mais de 20 cores possíveis para personalizar a estrutura e, portanto, escolher cores divertidas para um quarto infantil por exemplo. Existe a possibilidade de escolher se queremos que a cama seja instalada paralela ou perpendicular à parede, que tenha focos LED, tomadas, prateleiras ... A altura da estrutura da cama também pode variar (a norma é 246 cm.). A cama vem em diferentes tamanhos: 90/120/140/160 x 190/200 cm, além disso, podem ser integradas na prateleira de suporte mais opções como uma 'secretária' dobrável, uma mesa de jantar ... Também vendem móveis de acordo com a estética, com a estrutura da cama para que possam ser colocados por debaixo da cama, como mesa, sofá, armário… ”, acrescenta Chartier.
Preços? Não é económico: as soluções (exceto a de luxo Liftbed) variam entre 2.500 euros e 5.900 euros, dependendo do tamanho da cama, das opções (estantes, mesa de trabalho embutida ou mesa de jantar, luzes, altura, modelo, etc. …). “Gostamos de dizer que não sai tão caro se compararmos com o preço do metro quadrado da casa e com quantos metros vai ganhar graças a esta alternativa”, concluem.
Aqui estão alguns exemplos de como encaixar esta solução em qualquer tipo de casa:
Para poder comentar deves entrar na tua conta