Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cuidar de plantas é terapêutico - quais os benefícios para o corpo e mente?

Ajuda ao bem-estar físico e emocional. Desde gerir stress e ansiedade a aliviar sintomas de depressão.

Cuidar das plantas é terapêutico
Curae
Autor: Redação

Encontrar momentos de pausa no nosso dia a dia pode ser uma tarefa desafiante devido ao stress e ritmo acelerado em que vivemos. Neste ritmo frenético, transparece a ideia de que as 24 horas não são suficientes para respondermos a todas as tarefas, contribuindo para o aparecimento de problemas emocionais e físicos. Por este motivo, há cada vez mais pessoas que procuram desacelerar, na expectativa de reencontrarem o equilíbrio e a paz interior. E cuidar de plantas pode mesmo ser terapêutico. 

Todos nós conhecemos plantas, mas nem todos sabemos o que representam e quais os seus benefícios. A pensar nisso, neste artigo preparado para o idealista/news, a Curae explica como é que as plantas têm o poder de nos equilibrar. 

Cuidar das plantas ajuda a gerir o stress
Curae

Relaxar e gerir o stress

Cuidar de plantas torna-nos mais conscientes de que a natureza é algo vivo, e que precisamos de protegê-la. Ensina-nos a relaxar, gerir o stress, e a trabalhar questões como a memória, concentração e foco, bem como reduzir os níveis de ansiedade. Cuidar transforma de forma positiva toda a nossa energia e ambiente - a nossa mente, a nossa casa, o nosso escritório e relações.

Cuidar das plantas faz bem à saúde
Curae

Atenuar sintomas de depressão e ansiedade

Ter um passatempo que nos acalma e traz luz às nossas vidas é uma ótima ferramenta terapêutica. Praticar jardinagem, mexer na terra e acompanhar o ciclo de vida das plantas permite acalmar os nossos pensamentos, atenuando os potenciais sintomas de depressão, cansaço mental e ansiedade, melhorando a qualidade de sono e a produtividade ao longo do dia.

Cuidar das plantas alivia sintomas de depressão
Curae

A importância da conexão com a natureza

Uma mente clara aumenta a capacidade de aprender e armazenar novas informações, o que acontece quando direcionamos 100% da nossa atenção para atividades como as descritas acima. Deste modo, aprendemos a fazer uma coisa de cada vez, focando-nos no momento presente.

Cuidar das plantas tem vários benefícios
Curae

Olhar com mais carinho para as plantas, criar um jardim em casa e conectar-se com a natureza são algumas iniciativas que providenciarão o equilíbrio. É esta ligação que procuramos trazer todos os dias na Curae àqueles que procuram partilhar connosco uma experiência de cuidado.