
Em plena época de almoços, lanches e jantares de Natal (e logo depois a festa de Passagem de Ano) em casa da família ou amigos, há regras de etiqueta que é preciso relembrar. A refeição terminou e é hora de arrumar a mesa e limpar a cozinha. Nesse momento entra a dúvida: por um lado, achas que deves ajudar – será a coisa educada a fazer, certo? –, mas, por outro, estás a conversar com os outros convidados e saborear uma bebida. Afinal, o que é que se deve (ou não) fazer? Aproveitamos para também te recordar o que deverás limpar se fores tu o anfitrião e tiveres convidados de última hora.
As regras de etiqueta poderiam sugerir que te levantasses da mesa para começar a lavar a loiça em sinal de gratidão. Mas se o teu objetivo for respeitar o anfitrião, talvez o caminho a seguir seja diferente. De acordo com o especialista Nick Leighton, co-apresentador do ‘Were You Raised By Wolves?’, ouvido pelo Apartment Therapy, é importante entender exatamente o que é etiqueta e o código de quem recebe antes de começar a ajudar espontaneamente.

No geral, segundo Leighton, é educado oferecer ajuda, a menos estejas num jantar ou almoço super formal. O importante é respeitar os desejos do anfitrião caso ele recuse a tua ajuda. "A menos que haja uma circunstância muito atenuante em que o 'não' do anfitrião não seja realmente um 'não' por alguma razão, acho que se deve ter isso em consideração e apenas desfrutar de ser um convidado", refere.
Há uma série de boas razões pelas quais um anfitrião pode recusar a tua oferta de ajuda. Por exemplo, podem ter o seu próprio senso de tempo e como querem que a noite se desenrole. Também conhecem melhor a casa do que tu, e sabem onde e como arrumar as coisas. Para ocasiões especiais como o Natal ou a Passagem de Ano, por exemplo, em que se utilizam as suas loiças e talheres mais especiais, podem preferir ser eles próprios a cuidar desses utensílios. Além disso, há pessoas que gostam realmente de arrumar a casa e fazer as coisas sozinhas. Sentem-se felizes.
De acordo com o especialista, ajudar pode parecer a coisa mais educada e respeitosa a fazer, mas o verdadeiro código de etiqueta leva os desejos da outra pessoa em conta, mesmo que ela esteja apenas a ser teimosa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta