Uma técnica ancestral japonesa para limpar a sujidade, expulsar as más energias, e purificar a casa antes do novo ano.
Comentários: 0
Método Oosouji para limpar a casa
GTRES

A limpeza e a ordem no lar são muito valorizadas na cultura tradicional japonesa, pois são elementos que contribuem para o bem-estar pessoal e a paz de espírito. O método Oosouji é uma técnica milenar que consiste em limpar completamente a casa de qualquer tipo de sujidade ou objeto inútil, para poder começar o ano sem cargas e energias negativas.

O processo não é exatamente rápido, portanto, se decidires aplicar o método Oosouji para limpar a casa, certifica-te que tens o dia todo o livre. O ideal é começar de manhã cedo, quando estivermos limpos e cheios de energia. No método tradicional, é comum que toda a família participe na limpeza, inclusive as crianças.

É preferível desligar o telemóvel, pois também é um processo de limpeza mental e é melhor não ter distrações externas. Coloca uma música de fundo, algo relaxante que não te faça perder a concentração. Toma um bom pequeno almoço, escolhe roupas confortáveis ​​e mãos à obra.

Oosouji, o método de limpeza japonês
GTRES

Trata-se de não deixar nenhum recanto da casa esquecido. Limpa atrás dos móveis, abre os armários, tira todas as coisas e limpa a sujidade de dentro também. É melhor ter dois sacos à mão: um para guardar tudo o que vais deitar fora, e outro para o que podes doar. Depois de limpares todos os objetos, arruma-os nas gavetas e armários já limpos.

Na cultura japonesa é habitual usar vinagre como desinfetante de móveis e limpá-los com panos de algodão para não deixar marcas. Ao varrer, é melhor varrer em direção à entrada da casa para evitar que a sujidade se espalhe para dentro (ou em alternativa usar o aspirador).

Truques para limpar a casa
flickr_commons

A limpeza de uma divisão é feita sempre de cima para baixo, para evitar que caia sujidade numa zona por onde já passamos. Também é feita seguindo os ponteiros do relógio, de forma circular até terminar no ponto de partida, evitando assim que te esqueças de limpar uma zona.

Lembra-te de trocar tudo o que estiver partido ou que não funciona: lâmpadas, cabos e carregadores que não usas, utensílios velhos ou gastos. E paga as contas. Isso também faz parte da limpeza da casa, pois quando estivermos sem dívidas sentimo-nos melhor por dentro.

Ao terminar, perceberás a diferença no ambiente e vais sentir-te melhor, mais relaxado e num espaço livre de energias negativas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade