O pavimento vinílico é um revestimento económico, prático e resistente. Fácil de instalar, é uma ótima alternativa para mudar o chão da casa.
Comentários: 2
Como aplicar pavimento vinílico
Créditos: MELOM House (Oeiras)

Atualmente, o pavimento vinílico é uma das opções de revestimento mais versáteis do mercado da construção civil. Uma solução prática, económica e esteticamente interessante para ambientes interiores onde se deseja o mínimo de intervenção de obra e rapidez nos resultados finais. Os seus formatos podem variar entre rolos, lâminas flutuantes com camadas de isolantes ou não, e mosaicos.

Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, apresenta várias sugestões e dicas sobre como aplicar pavimento vinílico em casa. 

Pavimentos vinílicos
Créditos: MELOM House (Oeiras)

Ao optar por instalar um pavimento vinílico, deve-se sempre considerar, além do efeito estético que se deseja alcançar, o uso que aquele ambiente terá: se é um ambiente doméstico de uso moderado ou intenso ou se é de uso comercial. As espessuras que compõem o material variam justamente para atender a esses detalhes.

Mudar o chão da casa
Créditos: MELOM House (Oeiras)

Em ambientes domésticos, é tendência o uso do formato em réguas flutuantes que imitam o efeito amadeirado dos soalhos em madeira, o que proporciona um toque visual mais natural e aconchegante ao espaço. Os tons de madeira mais clara são os mais procurados, pois ampliam o ambiente e dão uma base neutra para a paleta de cores que será escolhida para a decoração.

Como escolher pavimento vinílico
Créditos: MELOM House (Oeiras)

Mesmo sendo um pavimento que não exija grandes intervenções na sua instalação, é vital saber avaliar a superfície que receberá o material, isto é, se a mesma está sem grandes irregularidades e desníveis indesejáveis.

A técnica de instalação varia de acordo com o modelo escolhido, juntamente com a complexidade exigida nesse momento. Os modelos de rolo são aplicados com colas especiais, tornando a instalação mais complexa. Os modelos autoadesivos permitem instalação diretamente no pavimento limpo, mas caso seja necessário a remoção de alguma peça no futuro, isso será uma tarefa mais complexa.

O que saber sobre pavimento vinílico
Créditos: MELOM House (Oeiras)

O preferido e mais escolhido pelos nossos clientes é o pavimento em lâminas, que imitam réguas de madeira e possuem encaixes que permitem uma fixação tipo clic. Eles são considerados pavimentos flutuantes e quando necessário são facilmente removidos. São também mais isolantes.  Por se tratar de um pavimento flutuante, deverá sempre deixar-se uma junta de dilatação entre a parede e o piso, que será tapada por rodapés do próprio piso, ou em madeira ou noutro material.

Para além de conferir uma rápida mudança estética e funcional no ambiente, a sua manutenção é extremamente fácil, sendo necessária apenas aspiração e limpeza com uma mopa húmida.

*Este artigo contou com o apoio técnico da MELOM House (Oeiras)

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

Maria José
16 Dezembro 2021, 17:01

Adorei a informação. Me ajudou muito a definir o que desejo. Obrigada

Ana
19 Dezembro 2021, 1:34

Este chão é lindo e confortável, mas mandei aplicar as réguas de madeira e as peças abrem nalguns sítios. Já recolocaram o chão uma vez e voltou a abrir. Sabem-me explicar o que pode estar acontecer?

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade