
Cor, alegria, movimento. O quarto das crianças é o lugar perfeito para dar asas à imaginação. Mas na hora de decorá-lo, deves ter em mente inúmeros aspetos, porque os mais pequenos deixam de ser pequenos muito cedo e porque também têm os seus próprios gostos. O que deve prevalecer na decoração infantil é o conforto, a segurança e a resistência.
Quartos adaptados aos crescimento
É óbvio, mas acontece tão rápido que não percebemos. De repente, aquele quarto em tons pastel com ursinhos fica muito infantil. Resumindo: é preciso mudar a decoração do quarto das crianças. O quarto deve crescer com as crianças para se adaptar à sua idade e necessidades. Esse é o conselho mais importante. Quando são muito pequenos, os móveis devem ser, acima de tudo, resistentes e seguros.
Quando forem mais velhos é preciso pensar mais na funcionalidade dos móveis. As crianças devem ter o seu espaço para brincar e desenvolver os seus hobbies. Mas eles também devem ter um local adequado para os deveres de casa, portanto, uma mesa de pelo menos 1,20 m e uma cadeira confortável são essenciais.

Soluções de arrumação
O quarto das crianças às vezes assemelha-se mais a um depósito do que a um quarto. Para evitar isso, deves pensar no espaço de arrumação. Pode ser na forma de caixas, prateleiras ou recipientes divertidos onde podes guardar todos os brinquedos. O mínimo é a forma, o que conta é que eles tenham esse espaço e, claro, que aprendam a usá-lo.
Quando crescem, os brinquedos dão lugar a aparelhos eletrónicos, videojogos, livros ou instrumentos musicais. A arrumação ainda é importante, embora adaptada a essas novas necessidades.

Paredes à prova de crianças
Para decorar as paredes do quarto das crianças é preciso pensar, primeiro, nas cores e nos estilos. Quanto às cores, as mais claras proporcionam luminosidade e são perfeitas para criar ambientes calmos. A nota de cor pode ser conseguida com murais, fotomontagens, vinil ou até artesanatos feitos por eles mesmos. Mas quando são pequenos, as paredes sofrem muito com os seus jogos. Por isso, uma dica é cobri-los com algum material resistente. Um rodapé de PVC ou papel de parede lavável é uma boa ideia. A parte superior pode agora ser decorada como preferirem.

Têxteis para quartos infantis
Num quarto infantil, os tecidos ficam quase tão expostos quanto as paredes. Por isso, além de garantir que sejam de desenhos alegres e tecidos macios, é importante garantir que sejam facilmente laváveis e que resistam às travessuras ocasionais. Outra recomendação é escolher cuidadosamente o design e os motivos. Talvez aquela colcha com a personagem favorita deixe as crianças entusiasmadas agora, mas é possível que em alguns meses fiquem entediadas e não queiram mais vê-la. Há sempre soluções intermediárias, como almofadas ou tapete.

Levar em conta os seus gostos
As crianças desenvolvem as preferências desde muito cedo. O quarto é um refúgio, por isso é importante que se sinta confortável. Desde que sejam razoáveis, devemos atender aos seus pedidos, tanto nas cores, como nos motivos decorativos ou nos móveis.

Para poder comentar deves entrar na tua conta