
Agora que se aproximam as festas de Natal, ansiadas por uns e temidas por outros, deixamos-te algumas recomendações sobre boas maneiras à mesa. Mas não só: aproveitamos também para te dar algumas dicas úteis para tornar a tua mesa de Natal realmente bonita. E assim, com boas maneiras e decoração, terás duas das bases fundamentais para garantir que o teu almoço ou jantar de Natal decorrem sem problemas... O resto, o que pões no prato e os tópicos de conversa, já só dependem de ti.
Como ter boas maneiras à mesa
- Esperamos que o anfitrião se sente antes de começarmos a comer;
- O guardanapo, que deveria ter sido colocado no prato ou num triângulo junto aos talheres, deve ser colocado nas pernas, não para decoração, mas para utilização;
- O pão, se tiveres dúvidas sobre qual comer, é o da esquerda, basicamente porque embora haja canhotos, usamos a direita para segurar o copo de vinho. Portanto, o pão, à tua esquerda;
- Mais coisas: não, não se bebe a sopa, não estamos no Japão e também não se sopra sobre ela. Se estiver demasiado quente, é preciso mexê-la com uma colher;
- Colocar pão na sopa ou no molho... podemos admiti-lo, mas é uma pura violação do protocolo;
- E claro, não te deves levantar da mesa até teres terminado de comer (a menos que tenhas de ir à casa de banho);
- Os telemóveis não devem estar na mesa.

Decorações para mesas de Natal
E se falarmos da mesa, os autores do livro 'Antes mesa que sencilla' (Oberón) recomendam jogar com a cor (é melhor uma toalha de mesa colorida e elementos de outras cores do que, por exemplo, uma toalha de mesa branca) e organizar os elementos de forma harmoniosa. A harmonia é essencial quer sejas adepto da tradição rococó (mesas sobrecarregadas) ou do minimalismo nórdico.
Relativamente às toalhas de mesa, mencionámos anteriormente que os autores do livro não recomendam toalhas de mesa brancas, mas reconhecem que qualquer tecido bonito pode ser usado como toalha de mesa, mesmo uma colcha, desde que possa sempre ser lavado.
Por outras palavras, não tens de ficar preocupado se não tens a roupa de mesa da tua avó... E aconselham que a toalha de mesa e os guardanapos devem ser de uma cor diferente: ter cuidado, guardanapos de papel, não são bons. Em primeiro lugar, por razões ambientais. E em segundo lugar, por uma questão de elegância: um guardanapo de pano é sempre uma vantagem.

Para as decorações de mesa, podes usar desde elementos de Natal a elementos naturais (folhas, pinhas...) e se não tiveres flores frescas em casa mas tiveres fruta, podes fazer um centro com fruta para colocar no centro.
Se usares velas, usa sempre velas não perfumadas, porque as aromáticas podem perturbar a mesa. E, claro, sem incenso à hora do almoço ou do jantar.
E quanto à loiça, os hábitos mudaram: se antes eram necessários conjuntos completos, agora a tendência é misturar e combinar. O que os autores recomendam é que não deixes essa bonita louça de mesa apenas para ocasiões especiais: usa-a o mais possível e, sempre que tiveres oportunidade, veste a tua mesa com elegância.
Para poder comentar deves entrar na tua conta