
Durante o inverno não só deves andar mais agasalhado, como deves deixar a cama mais quentinha. Não basta apenas utilizar um pijama quente, sendo preciso recorrer a lençóis, edredões, cobertores e fronhas preparadas para a estação.
Para a sensação extra de conforto, deves também utilizar uma capa protetora para o colchão. A seguir, vamos explicar tudo o que precisas saber para escolher a melhor capa de colchão e descobrir que tipos de proteções existem.
Para que serve a capa protetora do colchão?

A capa do colchão é uma fantástica peça de roupa para a cama. Normalmente fabricada em algodão, poliéster ou microfibra, é capaz de proteger qualquer tipo de colchão da acumulação de pó e sujidade. Consegue ser ainda eficaz contra microorganismos, nomeadamente ácaros, que não são visíveis aos nossos olhos.
A capa protetora do colchão é uma peça muito leve e, a grande maioria das opções do mercado vêm com fecho zip, o que facilita obviamente a sua lavagem e substituição. Esta protege os dois lados do colchão de forma rápida e adequada.
Quais são as melhores capas para o colchão?

São vários os tipos de capas para o colchão disponíveis em Portugal, que pode existir dificuldade em chegar a uma decisão. Todas as opções destacam-se pela durabilidade (podem chegar aos 10 anos de vida) e pela fácil utilização.
- Capa de colchão antipercevejos e antiácaros: estas capas protetoras são as preferidas de quem pretende tornar o ar mais respirável e melhorar a qualidade do sono. Algumas também repelem líquidos, não vão manchar e são respiráveis. Uma das melhores opções é da marca Remibed, que oferece ainda fecho-de-correr e ágil colocação, disponível online por cerca de 28 euros;
- Capa de colchão impermeável: vai garantir um ambiente limpo, essencial para quem tem o hábito de levar bebidas para o quarto. Vai impedir manchas no colchão e elimina os maus cheiros. Nas lojas IKEA, um protetor colchão impermeável custa entre 12 a 25 euros, de acordo com as suas dimensões;
- Capa de colchão acolchoada: proposta fundamental nos dias mais frios, feita 100% de algodão, permite uma cama realmente mais envolvente, embora mantenha a suavidade. Apesar da maioria deles não ser permeável, podem ser lavadas rapidamente em casa à temperatura máxima de 40º. São opções mais caras, disponível nas lojas Lameirinho, a partir de 42 euros;
- Capa de proteção de colchão em visco: embora não seja muito comum, também consegues encontrar capas de espuma viscoelástica para o colchão, que se conseguem adaptar à temperatura corporal ajudando ainda na recuperação das energias. São ajustáveis e aumentam a comodidade. Pode até servir como sobre-colchão.
Como escolher a capa para o colchão?

Para escolher a melhor capa protetora de colchão deves primeiro certificar-te que se adapta ao colchão que tens em casa. Só desta maneira conseguirá cumprir a tarefa para a qual foi desenhada. Presta atenção aos seguintes aspetos para realizar a compra certa:
- Tamanho da capa protetora: deves assegurar que as dimensões da capa protetora são as mesmas do colchão e tomar cuidado com a largura, comprimento e altura;
- Material de fabrico: o tipo de material vai influenciar a durabilidade quer da capa protetora como do colchão. Verifica se é uma capa impermeável e transpirável e se material é áspero ou macio;
- Finalidade da proteção: deves tentar perceber se é uma capa antiácaros ou anti-manchas;
- Preço: não te esqueças de analisar a relação qualidade - preço da capa protetora do colchão. Os preços normalmente não estão acima dos 100 euros, mas quanto mais elementos ou maior o nível de proteção, mais cara será.
Para melhorar a tua experiência de sono deves optar por capa e colchão com as melhores especificações.
Lavar a capa do colchão na máquina
Sabias que podes lavar a capa protetora do colchão na máquina, seja ela acolchoada ou impermeável? Já que pode ser ajustada e removida, a capa do colchão deve ser lavada assim que apresentar um aspeto mais sujo.
Para lavar a capa do colchão podes utilizar detergente em gel ou cápsulas. O detergente tradicional não é recomendado porque poderá deixar algumas manchas quando a capa estiver seca. Não precisas de lavar sempre, basta duas vezes por ano, durante a mudança de estações.
Deves sempre atender às especificidades da capa para conhecer a temperatura de lavagem e saber se o material é sensível. A lavagem deve ser num programa de peças delicadas.
5 dicas essenciais para dormir quente no inverno

Para dormir quente e confortável no inverno deves optar por uma capa de colchão acolchoada e impermeável. Mas não é só com uma capa protetora que vais dormir melhor. Deves também:
- Escolher roupa de cama cómoda: opta por lençóis de coral ou de flanela, assim como fronhas de seda ou algodão, que oferecem elevada respirabilidade e vão deixar o quarto bastante quente;
- Utiliza desumidificador: ajuda a eliminar a humidade e a purificar os ambientes, mas também a mantê-los mais quentes durante a estação. Em alternativa podes utilizar um convetor ou outros eletrodomésticos que não gastam muita eletricidade;
- Fecha as janelas: quanto mais tempo deixares as janelas abertas no inverno mais rapidamente o calor desaparecerá. Tenta evitar as entradas de correntes de ar, mesmo as pequenas ranhuras das portas e janelas;
- Botija de água quente: pode ser uma solução para quem não quer gastar muita energia. Não deixes a água ferver, pois irá danificar a borracha e confirma sempre se a botija está na temperatura certa, para não queimar a pele;
- Deixar a luz do sol entrar: por último, um dos melhores conselhos para dormir quente no inverno é deixar a luz do sol entrar para assim aquecer o quarto. Durante o dia, corre as persianas e abre os estores para receber o máximo calor possível.
Uma forma de dormir quente no inverno pode ser a aposta em sistemas de isolamento térmico ou painéis solares. São investimentos que fazem sentido para a tua carteira e benéficos para o planeta.
Para poder comentar deves entrar na tua conta