
No verão, e com as altas temperaturas que se fazem sentir, todas as ajudas e truques são bem-vindos para tentar refrescar a casa. Hoje em dia, e para a maioria das pessoas, a solução passa por ter ventiladores, ar-condicionado ou ventoinhas de teto. Mas não é assim em todo o mundo. Há locais no planeta com técnicas muito próprias para manter a casa e os ambientes mais frescos.
A verdade é que há muitos métodos tradicionais, originários de países com climas muito quentes, que se apresentam como alternativa ao ar-condicionado ou outros tipos de ventilação não-natural. Apresentam várias vantagens, além de serem mais sustentáveis. A Revista AD reuniu vários métodos naturais para refrescar a casa. Eis três exemplos:
Jaali, na Índia
Na Índia, utiliza-se a Jaali que significa “rede”. Trata-se de uma pedra esculpida, perfurada, geralmente usada na arquitetura indo-islâmica, que adapta o edifício às condições climáticas através do controlo do sol e do vento, para moderar a temperatura.

Torres de vento, Pérsia e Egito
Tal como escreve a revista, as torres de vento são conhecidas como "badgirs" na Pérsia e "malqaf" no Egito. São estruturas altas e muito estreitas com aberturas no topo, cujo objetivo é “capturar” o vento para redirecioná-lo para dentro dos edifícios e ventilá-los naturalmente.
Riad marroquino
Riad representa as casas tradicionais marroquinas, construídas habitualmente em torno de um pátio central aberto, geralmente com uma fonte de água no centro, que impulsiona a ventilação.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta