Não desesperes com o calor. Há muitos truques que podes usar para manter a casa fresca e poupar na fatura da eletricidade.
Comentários: 0
A cozinha é uma das divisões mais quentes de uma casa
Pixabay

Chegados os meses mais quentes do ano, e uma vez que o conforto térmico em Portugal deixa um pouco a desejar, é necessário saber como refrescar a casa sem recorrer ao ar condicionado e evitar a subida em flecha do valor da fatura da eletricidade.

E é para te ajudar neste sentido que te apresentamos em seguida excelentes dicas que podes e deves colocar em prática nestes dias mais quentes.

Opta por lâmpadas LED

Luzes LED não emitem calor
Pxhere

As luzes LED são a melhor opção, tanto no verão por não emitirem calor, como ao longo do ano por gastarem menos energia e terem uma durabilidade maior. Além disso, existem opções muito modernas e discretas que darão ao teu ambiente um toque de sofisticação. Se quiseres podes optar por este tipo de iluminação com várias cores para que possas ir mudando consoante a ocasião. 

Liga os eletrodomésticos à noite ou... não os ligues!

Coloca as máquinas a lavar à noite
Pxhere

Em relação às máquinas de lavar roupa e loiça, o melhor é evitares ligá-las durante o dia, pois emitem calor. O melhor é colocá-las a trabalhar apenas em horário noturno para evitar o sobreaquecimento da casa.

Já a máquina de secar, o melhor mesmo é dares-lhe umas férias! Este tipo de máquina aquece muito o ambiente e isso é precisamente o que queremos evitar nesta época do ano. E já que está calor lá fora, opta por secar a roupa ao ar livre.

O forno também é algo que te aconselhamos a evitar, pois aquece bastante a casa. Então, aproveita o verão para fazer uns cozinhados mais leves e frescos. Caso não consigas mesmo resistir a estes cozinhados, opta por ligar o forno durante a manhã, antes das horas de maior calor.

Plantas em casa? Com certeza!

As plantas ajudam a manter a casa fresca
Pixabay

Distribuir plantas por todo o lado, dentro de um apartamento ou de uma moradia, é uma ótima solução para os dias quentes. Porquê? Porque as plantas ajudam a manter a humidade e, assim, criam uma sensação de frescura. Deverás regá-las sempre à noite, de modo a que a água leve menos tempo a evaporar e possa criar mais humidade no ar.

Se vives numa moradia e tens espaço exterior, com por exemplo um jardim, podes ainda apostar em árvores ou arbustos, colocados em lugares estratégicos para que possam fazer sombras naturais.

Fecha os estores e cortinas durante o dia

As cortinas devem estar fechadas nas horas de calor
Pixabay

Nas horas de maior calor, se queres proteger a casa prevenindo o sobreaquecimento, deves fechar os estores e as cortinas para que o calor não entre. Apenas quando a temperatura exterior for mais baixa, ao final do dia, deves abri-los, inclusive as janelas, para gerar ventilação.

Podes também optar pelo truque dos nossos vizinhos espanhóis e colocar toldos nas varandas, atrasando a chegada do sol.

Troca tapetes e cortinas

Deves trocar os tapetes por uns mais leves
Pixabay

Os materiais também têm a sua importância. Se tens tapetes de lã em casa, troca-os por uns mais frescos, como fibras naturais ou sisal. E no caso das cortinas, opta por umas em linho, que filtram o calor e deixam passar a luz e a brisa, além de dar também uma sensação de frescura.

Já no caso dos sofás, se tens um em pele deves cobri-lo com um lençol de algodão ou linho e, de preferência, de cor branca. A cor é importante porque dá um ar mais leve e o material é ainda mais importante pois, como no verão andamos muito de calções ou saias, a pele do sofá em contacto com a nossa, que muitas vezes está transpirada, acaba por aquecer ainda mais. 

Coloca janelas eficientes

Os vidros duplos ajudam a não entrar tanto o calor
Pixabay

Esta dica já exige algum investimento, mas é por uma boa causa. Aconselhamos-te a colocar vidros duplos e caixilharia com corte térmico. Quanto à abertura das janelas, deves optar por umas que abram na horizontal e na vertical, as chamadas oscilobatentes, pois permitem trocas de ar. 

Em último caso, podes simplesmente optar por uma hipótese mais em conta, que passa por calafetar as janelas e portas. Isto significa aplicar fitas isoladoras para reduzir a entrada de ar quente nos meses de verão, mas também te ajuda a evitar a entrada do frio e do vento no inverno.

Usa uma ventoinha ou climatizador

As ventoinhas de teto são uma boa sugestão
Pexels

Esta é outra dica mais dispendiosa, mas rápida e eficaz no combate ao calor e, ainda assim, menos cara que o ar condicionado. O nosso último conselho passa por comprares uma ventoinha ou climatizador para refrescar de forma imediata uma divisão da casa.

As ventoinhas nebulizadoras, que projetam água, são a melhor opção. Caso não tenhas uma destas, podes sempre colocar um recipiente com cubos de gelo à frente da ventoinha para que o ar transmitido por ela seja húmido e refresque o ambiente.

Ver comentários (0) / Comentar