Os alumínio oxidam com o tempo e ganham manchas indesejadas. Descobre os truques para ter o alumínio brilhante e como novo!
Comentários: 0
Como limpar alumínio
Freepik

O alumínio é um metal leve, resistente e versátil, com enúmeras funções e que todos temos em casa. Seja nas bancadas da cozinha, nas panelas, talheres, escadotes, rodas de bicicleta, elementos decorativos ou até móveis. O alumínio é um material duradouro e não corrosivo mas que, ainda assim, com o passar do tempo necessita de limpeza.

Limpar alumínio: remover manchas de oxidação

Quando o alumínio começa a oxidar – processo natural que protege o alumínio da formação de ferrugem –, a perder o brilho e a ficar baço e com manchas, é hora de por mãos à obra e limpá-lo para acabar de vez com a oxidação.

Existem várias formas naturais para remover a oxidação do alumínio:

A água e sabão não enganam

O truque mais fácil e dos mais antigos. Basta misturares água morna com um bocadinho de sabão, usar uma esponja ou um pano para limpar a superfície de alumínio e quando passares por água e secares com um pano limpo, verás a diferença nas manchas, que agora, desapareceram.

alumínio
Pexels

Vinagre branco para limpeza 

O vinagre branco é o ingrediente que limpa quase tudo, e que também serve para limpar alumínio oxidado. Mistura partes iguais de água e vinagre branco num recipiente e usa um pano para mergulhares na solução. Limpa a superfície, enxagua com água, seca e comprova a diferença do antes e depois. 

Pasta de dentes ajuda a devolver o brilho

Aplica um bocadinho de pasta de dentes numa esponja húmida e esfrega a área oxidada do alumínio. Podes deixar a repousar uns minutos antes de passar por água e verificar se as manchas saíram todas. Já diziam as avós que a pasta de dentes serve para mais coisas do que apenas para escovar os dentes! 

Creme de tártaro, ou bitartarato de potássio

O nome é complicado mas o processo de limpeza é simples. Espalha um pouco de creme de tártaro na superfície de alumínio que queres limpar e usa uma esponja ou um pano para esfregar o alumínio. Podes deixar atuar uns minutos e para removeres o creme basta usares uma escova macia e passar por água.

alumínio
Pexels

Limão e sal grosso: um milagre na limpeza do alumínio

Se as técnicas de limpeza não funcionaram até agora, podes sempre recorrer à solução natural de limão e sal grosso. Corta um limão ao meio; polvilha a superfície de alumínio com o sal grosso e esfrega o limão com o sal nas zonas oxidadas. Enxagua com água, seca e espera pelos mágicos resultados. 

Cozinhar algo ácido para remover as manchas

Esta técnica de limpeza aplica-se nas panelas de alumínio: cozinha um alimento ácido, como limão às fatias, tomate ou laranja. Enche a panela com suficiente água para cobrir as zonas manchadas e deixa ferver o “cozinhado”. Quando vires que ferve há algum tempo, tira a panela do fogo, deita for a os alimentos fervidos e lava a panela com detergente para a loiça

Bicarbonato de sódio em pasta

Faz uma pasta espessa com bicarbonato de sódio e água. Aplica a pasta criada nas áreas sujas e manchadas, deixa a pasta fazer o seu trabalho durante alguns minutos e esfrega suavemente com uma esponja ou escova macia. No final, passa por água limpa e seca.

Limpar alumínio com produtos próprios

Se pretenderes algo mais químico, existem produtos de limpeza específicos para alumínio e podes encontrá-los em drogarias ou supermercados. Para os aplicares, basta seguires as instruções do rótulo desses produtos.

alumínio
Pexels

Depois da limpeza do alumínio

No final da limpeza, seja com que solução for, podes aplicar um produto para polir metais. Os objetos que limpares vão ter muito mais brilho e o processo de uma nova oxidação pode ser atrasado.

É bom evitares o uso de produtos abrasivos durante a limpeza, como a palha de aço, viso que podem arranhar e danificar a superfície do alumínio, e isso nós não queremos. É também aconselhável teres cuidado e não deixares o alumínio em contacto prolongado com substâncias ácidas, pois podem causar manchas ou corrosão.
 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta