
Tal como se usam cremes e maquilhagem para se tirar assim alguns anos ao rosto (ou não, porque há um pouco de tudo), a tua casa também pode precisar de uma "maquilhagem" para parecer mais nova, e não estamos necessariamente a falar de pintar paredes. Consegues isto até com muita facilidade, não há necessidade de fazer reformas muito grandes, derrubar paredes ou trocar janelas: ao trocares os tecidos, móveis e alguns outros detalhes vais ver que a tua casa rejuvenesce e ganha mais luz.
Vamos explicar-te com a ajuda da Marina Moreno Dólera, CEO da Radiant Living, marca espanhola de móveis 'slow Furniture' (refere-se ao fato de serem fabricados seguindo processos artesanais e de utilizarem também materiais reciclados).
Para salas de estar ou salas principais e se estivermos a falar de têxteis nas janelas, Marina recomenda "Escolher cortinas com um bom drapeado, ainda melhor se forem feitas de linho branco. Muitas vezes, as janelas são antigas ou os caixilhos não são tão modernos como gostaríamos e, desta forma, é possível cobri-las e captar o máximo de luz possível".

No que diz respeito aos sofás, que são uma das peças mais importantes da sala de estar, a empresa de mobiliário recomenda que se dedique tempo e reflexão à sua escolha. A especialista aconselha a optar por sofás intemporais, com linhas rectas e sóbrias, que se enquadram em qualquer casa. Quando se trata de escolher o tecido para o sofá, "é preciso ter muita atenção à qualidade. Outro aspeto fundamental pelo mesmo motivo é que os tecidos devem ser laváveis e as capas devem ser amovíveis para facilitar a limpeza, especialmente se houver crianças ou animais de estimação", refere Marina.
Um aspeto que nunca deve ser descurado: o conforto do sofá. "Para fazer a escolha certa, recomendamos que se opte por enchimentos de penas ou de penas vegan, que são muito fofos e compactos", explica. A empresa tem, por exemplo, o sofá Mallorca, que também tem estofos ecológicos certificados pela Oeko-tex®.
Outra aposta segura em termos de estilo e conforto são as 'chaise longue' que não precisam de ser enormes porque na maioria das vezes podes personalizar e adaptá-la ao espaço que tens disponível.
Quanto ao formato ideal dos sofás, a especialista recomenda “sofás mais arredondados, embora seja uma peça intemporal e de linhas retas nunca falha e pode ser facilmente combinada com todos os tipos de mobiliário. Os apoios de braços não devem ser muito altos para facilitar o descanso horizontal”, explica a especialista.

Quanto às cores, apostar em cores neutras que ajudam a dar mais sensação de amplitude e espaço. Nesse caso, as cores bege e off-white funcionam bem.
“Além disso, com cores mais claras podes brincar com outros objetos como almofadas, mesas, quadros, tapetes… que serão muito úteis para dar uma mudança numa casa e dar um toque de cor”.
Às vezes não é necessário trocares as peças maiores da casa, muito pelo contrário. Esta marca de móveis incentiva a inovação e arriscar nos pequenos detalhes. “As mesas de apoio, por exemplo, têm a capacidade de transformar completamente um espaço, mas não serve qualquer uma, estas devem ter um toque diferenciado no design”, explica Moreno.
E por último, a iluminação, um aspeto que muitas vezes tendemos a esquecer e que é essencial numa casa. “Na Radiant Living recomendamos luzes de posição estrategicamente posicionadas para criar conforto sem contato visual direto. Aqui as mesas têm um papel importante para poder colocar candeeiros de presença em vários locais e dar pequenos toques de iluminação à casa, o que a tornará muito mais acolhedora.”
Para poder comentar deves entrar na tua conta