O negócio de renovar ou fazer reabilitações em casa está em alta em Portugal. A pandemia tem servido de justificação para muitas pessoas tomarem a decisão de reformar parcial ou totalmente a casa e, assim, torná-la mais eficiente e confortável. Porque a casa, além de fazer parte do nosso património, é um local de descanso, lazer e convivência. Apresentamos algumas recomendações e conselhos para que não caias na tentação de pensar que fazer obras em casa possa ser um inferno, mas sim que o processo de renovação seja positivo e o mais económico possível.
Escolhe bem o bairro
Quando estiveres à procura de uma nova casa, certifica-te de que gostas da zona envolvente. Faz uma caminhada e tente perceber se, morando ali, o ambiente e os serviços existentes se encaixam no que precisas. Nas renovações de casas é possível quase tudo, menos mudar de bairro.
Pede um orçamento a quem visita a casa
Não aceites orçamentos de empresas que não tenham visitado a casa. Nenhum profissional poderá dar uma avaliação precisa se não tiver estado na casa, verificando o estado das instalações e ouvido, por ti, como gostaria que fosse a casa. Escolhe sempre profissionais especializados para todo o trabalho a realizar. Só eles podem garantir o rigor orçamental, a duração da obra, a qualidade dos materiais e a correta instalação, bem como uma ideia aproximada e fiel do resultado pretendido.
Exige orçamentos detalhados
Os orçamentos devem ser detalhados por capítulos e por itens. Não admita itens sem valores, pois surpresas e excessos de custos podem vir daí. Pede aos profissionais que expliquem o orçamento em detalhe e mostrem os planos de como ficará a renovação da casa após as obras. Além do orçamento, é importante que haja compromisso quanto à data de início da obra e a duração da mesma. Uma reabilitação bem planeada é sempre mais barata. Assina um contrato que vincule ambas as partes.
Pede sempre fatura
Todas as empresas vão pedir um sinal ou um valor adiantado. Exige a fatura inicial antes de fazeres o pagamento e define o plano de pagamento ao longo da obra. Sê absolutamente cauteloso com as empresas com quem falas e sobre o que te dizem de economizar com o IVA. Se não houver IVA não há fatura e ficarás desprotegido, nomeadamente se o trabalho ficar por concluir.
Quando começar as obras para que fiquem mais baratas?
Ao contrário do que se possa pensar, qualquer momento é construtivamente bom para fazer uma renovação em casa. Muitas pessoas deixam para o verão por acreditarem que o clima ajuda a acelerar o trabalho. A tinta ou o reboco secam quase da mesma forma no verão e no inverno, mas a procura é tão alta no verão que as empresas aumentam os preços: e poderás 30% ou mais pelos mesmos trabalhos.
Deixa de parte algum dinheiro para imprevistos
O processo de renovação da casa é vivo, no qual o cliente tem muito a dizer. Durante o processo, terás novas ideias, mudarás de opiniões ou desejarás avançar com algum capricho. Se for possível, reserva 10% do valor para esses detalhes. Não fiques com vontade de fazer algumas obras que depois não podes fazer por falta de previsão.
Com todas estas dicas, estás pronto para começar a pensar na renovação da tua casa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta