O último mês do ano está a chegar e há muitos dias de celebração.
Comentários: 0
Calendário de dezembro 2023
Freepik

Dezembro é o último mês do ano. É o mês onde se reflete sobre o ano que passou, sobre as conquistas, fracassos, sabores e dissabores que vivemos. É o mês onde nos preparamos para dar as boas vindas ao novo ano com uma taça de champanhe na mão, onde celebramos a vida, a família, a união. Dezembro é dos melhores meses do ano, com muita alegria, muita festa, e muitos doces natalícios.

E para além dos dois momentos mais importante do mês – o natal e a passagem do ano – existem muitos outros dias que merecem ser comemorados e aplaudidos no nosso país e pelo mundo fora:

1 de dezembro – Dia da Restauração da Independência e Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

O mês começa bem: com um feriado nacional. Começa com a lembrança de que, em tempos, perdemos a independência e a liberdade como país. Felizmente, em 1640 os ventos mudaram e estabelecemos e restaurámos por completo a nossa independência face ao domínio Filipino, de Espanha, e iniciando assim a última dinastia de Portugal, a Dinastia de Bragança, até 1910. 

Dia da sida
Pexels

O feriado para celebrar esta data foi instituído nesse mesmo ano do fim da dinastia, tendo sido uma das medidas aprovadas na Primeira República, de forma a remarcar o simbolismo e importância da independência de Portugal. Neste dia 1, relembramos a nossa força e vitória alcançada como país soberano.

O mês também começa com um dia dedicado à saúde mundial. A UNAIDS, um programa conjunto das Nações Unidas, lançou uma estatística em 2022 onde os dados são alarmantes: vivem no mundo cerca de 39 milhões de pessoas com o vírus do HIV. Esta pandemia mundial merece a maior das atenções e no dia 1 de dezembro é um momento onde se coloca o foco na doença, na solidariedade para com os que sofrem com ela e nas soluções para a combater a nível mundial.

3 de dezembro – Início do Advento e Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Advento provém da palavra em latim adventus, e significa “chegada”. A chegada de Jesus ao mundo. É o primeiro tempo do ano litúrgico, o qual antecede o natal, e é o período de tempo onde se alimenta a esperança e o amor face a Jesus e à celebração do seu nascimento.

No presente ano o advento começa no domingo, dia 3, e termina, como sempre, no dia 24 de dezembro. São quatro domingos até à véspera de Natal sendo que as primeiras duas semanas são dedicadas à preparação da chegada do menino Jesus, e as duas últimas são dedicadas às preparações para a celebração do Natal

O dia 3 também é um momento de consciencialização das pessoas com deficiência. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou este dia em 1998 de forma a se dar passos no que toca às colaborações com pessoas com deficiência, de forma a construir um futuro inclusivo, sustentável e humano. 

Comemora-se esta data e relembra-se a importância de uma maior compreensão face a assuntos relativos à deficiência e à necessidade de mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar de pessoas portadoras com deficiência, seja ela física, mental ou psicológica.  

dia da deficiência
Pexels

5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado

O voluntariado é uma ação que só traz benefícios para quem o pratica e para quem o recebe. Ajudar o próximo traz uma sensação de bem-estar, felicidade interior, oferece a possibilidade de conheceres novas pessoas, de conviver, de aprender com o próximo, de desenvolver a capacidade de entreajuda e solidariedade, de conhecer novas realidades e ganhar experiência de vida. Por todas estas razões e mais algumas, esta data foi proclamada pelas Nações Unidas em 1985 de forma a incentivar o serviço voluntário por todo o mundo.

dia do voluntariado
Pixabay

8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição

Este dia sagrado é dedicado à Virgem Maria e invoca a vida e a virtude da mãe de Jesus, a Imaculada Conceição de Maria, que concebeu ao ser preservada do “pecado original”. Virgem Maria recebeu o título de dogma católico a 8 de dezembro de 1854, tornando-se, assim, o dia da sua celebração.

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Talvez das datas mais importantes nos dias que correm e no mundo atual em que vivemos – onde os direitos humanos parecem estar praticamente esquecidos. O Dia Internacional dos Direitos Humanos é uma ótima oportunidade para recordar como eles são uma conquista fundamental da Humanidade, e como devem ser respeitados, promovidos, e nunca esquecidos. 

Para o bem de todos, a 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração dos Direitos Humanos, tornando-se uma referência para todos os Estados Membros. Assim, neste dia, celebra-se a vida, a dignidade, a liberdade, a justiça, a liberdade de expressão, a segurança, e todos os outros direitos humanos de que somos portadores com orgulho.

11 de dezembro – Dia Internacional da UNICEF

A UNICEF (United Nations Children’s Fund) é um órgão das Nações Unidas que se ocupa no desenvolvimento da defesa dos direitos das crianças, lutando por um mundo melhor para elas – que são, como sabemos, o futuro da humanidade.

Foi a 11 de dezembro que se fundou este órgão independente da Organização das Nações Unidas, no ano de 1946, posterior à crueldade que se fez sentir face às crianças no decorrer da 2ª Guerra Mundial.

dia do violino
Pexels

13 de dezembro – Dia do Violino

Quem é que não gosta do som harmonioso e elevado de um violino? É dos instrumentos mais delicados e refinados que existem e com imensa popularidade. O violino foi inventado no século XVI por Gasparo de Saló e desde então que derrete corações e desperta almas com o poder das suas cordas. 

Por ser um instrumento magnífico e inigualável, celebra-se internacionalmente neste dia 13. Escolheu-se celebrar este instrumento musical numa data perto do natal visto que é fortemente associado à época natalícia, utilizado em grupos de coro, em peças orquestrais ou em serenatas natalícias. 

14 de dezembro – Dia Mundial do Macaco

Os macacos são animais fantásticos que merecer sem elogiados e protegidos. São animais que sofrem maus tratos, direta e indiretamente, com a poluição do planeta e com o processo de desflorestação. Para além disso, são animais escolhidos para serem utilizados em testes médicos e experiências científicas que só lhes causam dor e sofrimento. 

Neste dia chama-se a atenção para a importância da preservação, proteção e apoio de todas as espécies de macacos e da possibilidade de ajudar ONGs que apoiam estes animais tão únicos e carismáticos.

dia mundial do macaco
Pixabay

17 de dezembro – Dia de São Lázaro

São Lázaro de Betânia foi um amigo próximo de Jesus e é considerada o protetor dos animais. Na Bíblia é narrado um episódio milagroso que o inclui: a famosa ressurreição de Lázaro. A sua ressurreição assumiu um valor simbólico e profético como sendo uma prefiguração da ressurreição de Jesus e do poder da sua compaixão.

Esta data é celebrada principalmente pela comunidade religiosa, nomeadamente os cristão católicos, sendo uma homenagem a esta figura tão próxima e amada por Jesus, que sofreu um milagre de regressar à vida, algo que ninguém esquece.

20 de dezembro – Dia Internacional da Solidariedade Humana

Implementado pelas Nações Unidas em 2005, no dia 20 de Dezembro a palavra de ordem é solidariedade. Solidariedade é uma atitude extremamente necessária para o mundo, e nunca é demais relembrar o poder da entreajuda, do companheirismo e da cooperação. 

Nesta data comemora-se a ação coletiva onde se combatem problemas globais, a conceção de objetivos mundiais de desenvolvimento e da criação de um mundo melhor e mais seguro, com novas formas de combater a pobreza e destruição mundial e onde somos todos incentivados a promover a solidariedade sob qualquer forma de forma a erradicar a pobreza, a fome e a guerra.

18 de dezembro – Dia Internacional das Migrações ou do Migrante 

No ano 2000 foi criado este dia, celebrado anualmente, onde as Nações Unidas incentivam os seus estados-membros a espalhar e partilhar reflexões e informações relacionadas com os Direitos Humanos e com a liberdade dos migrantes, criando planos de ação e desenvolvimento para proteger todas as liberdades e direitos dos mesmos. 

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) enfatizou o aumento significativo dos migrantes devido a desastres naturais e a conflitos armados, assim como a redução geral na mobilidade global devido às restrições associadas ao Covid-19. Atualmente as migrações acentuam-se e sendo uma realidade que não podemos negar, este dia é ideal para trazer consciência e luz para este problema cívico mundial.

21 de dezembro – Solstício de Inverno 

Não é feriado nacional nem efeméride, mas é um dia que merece atenção e reflexão. No solstício de inverno dá-se um fenómeno muito especial: o hemisfério sul recebe menor incidência de radiação solar em comparação com o hemisfério norte. 

Este dia é o mais curto do ano com a noite mais longa, e marca o início do inverno no hemisfério norte e o início do verão no hemisfério sul. A partir deste dia os dias começam, lentamente, a ser mais longos até chegar ao solstício de verão, onde o processo recomeçará com dias novamente mais curtos.

Este momento de puro inverno, e de uma aparente “morte” da natureza corresponde, de facto, à plenitude espiritual: é o momento inicial para que a semente enterrada no solo cresça por si mesma, para que possa dar frutos meses mais tarde, no pico do verão. É um momento propício para começar projetos, definir objetivos e prepararmo-nos para a nova fase astrológica, onde iremos renascer com o sol, até ele atingir o seu ponto mais alto, no solstício de verão.

natal
Pexels

24 de Dezembro – Véspera de Natal

Este é o dia (e a noite) onde se celebra o nascimento de Jesus. O dia termina com a realização da tão ansiada Missa do Galo, onde se celebra a família, a união, a vinda de Jesus à terra, a fé a unidade espiritual.

Para os que não vão à missa, a meia noite significa o ataque à árvore de natal, o desvendar das surpresas que cada presente contém, a felicidade e alegria das crianças que se deleitam com cada embrulho, onde se espera ansiosamente pelo pai natal, se comem sonhos e se partilham sorrisos.

25 de dezembro – Dia de Natal

É o dia mais espiritual do ano, para os que seguem uma vida espiritual ou católica; é o dia onde se une a família, onde as ruas estão desertas porque todos se encontram entre entes queridos, no quentinho das suas casas, embrulhados em filhoses e rabanadas. Para os que não têm família, este dia – e sendo um mês onde se celebra bastante a solidariedade em diversos pontos de vista – é também sinónimo de companhia, de apoio, de uma refeição quente. 

No dia 25 de dezembro celebra-se o Dia de Natal, é feriado nacional por ser uma data religiosa, onde se celebra o nascimento de Jesus Cristo

31 de dezembro – Dia da Véspera de Ano Novo

No último dia do ano vamos todos saltar da cadeira ao som das doze badaladas, comer as doze passas num frenesim e entusiasmo, beber em flutes de champanhe e celebrar pela noite dentro o final de mais um ano e o começo de uma nova fase.

O Réveillon é o momento para se entrar com o pé direito, pedir 12 desejos, estrear uma peça de roupa interior e usar o impulso do início do novo ano para atingir todas as metas, objetivos e desejos que o nosso coração pede. É o último dia de dezembro, onde nos despedimos deste rico mês, que nos deu tantos motivos para celebrar.

Descarrega o calendário de dezembro 2023 em Word ou PDF

 

Ver comentários (0) / Comentar