
Primeiro o Natal, depois o Ano Novo. É assim todos os anos, e foram muitos os portugueses que aproveitaram os últimos dias de dezembro para, mesmo em tempos de alta inflação, comprar presentes. E há cada vez mais pessoas a optar por fazê-lo digitalmente, ou seja, online. Uma decisão que tem muitas vantagens, apesar de ter também inconvenientes, como por exemplo os relacionados com os atrasos nas entregas. O que fazer nestas situações? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Comprei digitalmente alguns presentes de Natal, inclusivamente um relógio para oferecer a um familiar que não foi entregue na data prevista. Após contactar insistentemente a loja, disseram-me que me devo queixar à empresa de transportes que terá perdido o presente. O que devo fazer? Além de não ter presente para oferecer, não sei como e a quem devo reclamar.
As compras online têm diferentes vantagens, como seja a comodidade e a possibilidade de, muito facilmente, fazer pesquisa pelos preços mais baixos.
Mas nem tudo são vantagens e os problemas com a entrega do produto são frequentes. Como não recebeste o produto no prazo previsto, deverás optar entre cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor pago ou negociar com a empresa para a entrega num novo prazo.
Afirmas que na tua situação a loja digital imputou a responsabilidade à empresa de transportes, mas esse argumento (ou desculpa!) não tem significado para o consumidor. Ou seja, deverás sempre apresentar a tua reclamação ao site onde compraste o produto. Não tens de apresentar reclamação à empresa de transportes, pois não celebraste qualquer contrato com esta, devendo sempre a loja online responsabilizar-se por nova entrega do produto ou o reembolso, consoante a opção que pretendas.

Aproveitamos para alertar todos os consumidores para outro conflito comum nas compras online: as trocas e devoluções. Sugerimos que na receção do produto se verifique se o mesmo se encontra em condições, e, só nesse caso, se aceite o artigo e assine a guia de transporte. Caso o artigo não esteja em condições, o consumidor pode recusar o artigo e apresentar de imediato reclamação escrita à empresa onde compraste o bem, solicitando nova entrega ou reembolso. Há sempre o prazo de 14 dias, após receção do produto, para cancelamento da compra.
Informa-te connosco.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Para poder comentar deves entrar na tua conta