
Olhar para as estrelas numa noite escura como breu é das sensações mais bonitas que se podem sentir na vida. E quando nos envolvemos com as estrelas pela noite dentro, muitas vezes não sabemos o que elas nos dizem, o que elas nos demonstram, o que refletem no nosso universo interior. Mas a verdade é que as estrelas, e todas as constelações criadas por elas, têm influência em nós e estão misteriosamente conectadas com o dia em que viemos ao mundo.
Os doze signos do zodíaco que conhecemos hoje e certas formas de astrologia foram descobertas em diversas culturas antigas, como a cultura egípcia, chinesa, indiana e grega.

Signos do zodíaco: o que são e o que representam?
Os doze signos do zodíaco são constelações de estrelas que estão na mesma posição e são visíveis do planeta Terra ao longo de todo o ano. De acordo com a data de nascimento de cada um, as constelações e as suas posições específicas criam o horóscopo pessoal e único. A palavra horóscopo deriva do grego: horo significa “hora ou período de tempo” e skopus significa “marcar um foco”.
As características de cada signo do zodíaco podem ser uma fonte útil para discernir onde brilhamos naturalmente e quais são as áreas que precisamos de polir e ter mais atenção. Afinal de contas, os traços de cada signo podem ser um espelho do carácter e da personalidade, e oferecem informações sobre a forma como somos, o que nos faz vibrar e o que nos irrita, o que temos de aprender e o que já desenvolvemos ao longo dos anos. A auto reflexão é sempre aconselhada, portanto vamos relembrar mais atentamente cada um dos signos do zodíaco e os seus atributos.
Carneiro – Competitivo mas impulsivo
22 de março a 21 de abril
Não existe nada neste mundo que o do signo Carneiro não consiga alcançar. Uma montanha nunca será alta o suficiente para ser escalada, um oceano nunca será grande demais para ser atravessado. Não há nada que os carneiros não consigam alcançar – a partir do momento em que colocam a sua intenção nisso.
Eles são determinados, corajosos (levam tudo à frente, tal como um valente carneiro sem medo de se magoar), energéticos, entusiastas, iniciadores de projetos, extrovertidos, positivos, ativos. São ótimas pessoas para teres ao teu lado se fores preguiçoso ou tiveres falta de entusiasmo na vida.
O elemento subtil é o fogo e o planeta regente de Carneiro é Marte, no seu aspeto diurno. O signo Carneiro simboliza o início, a manhã, a primavera, a força, a violência, a luta, o impulso, a juventude, o fogo.
As qualidades reforçadas pelo signo Carneiro são a coragem, a iniciativa, a capacidade de comando, a determinação, a autoconfiança, o entusiasmo, as ideias relâmpago. Em contrapartida, os defeitos amplificados pelo signo Carneiro são a violência, a impulsividade inconsciente, a imprudência e a teimosia.
Touro – Paciente mas teimoso
22 de abril a 21 de maio
As pessoas do signo touro são as mais leais que podes conhecer. Vão estar ao lado em todos os momentos, dar-te-ão a mão sempre que precisares e nunca te abandonarão. Os touros são confiáveis, pacientes (mesmo quando fazes o mesmo erro trinta vezes), amáveis, persistentes, moderados, amantes de prazeres sensoriais.
O elemento subtil é a terra e o planeta regente do Touro é Vénus, da Deusa da beleza e do amor, no seu aspeto noturno. O signo Touro simboliza as belezas da natureza, a terra, as plantas, as planícies, a vida no campo, o poder de resistência, e tudo o que é estável e duradouro.
As virtudes reforçadas pelo signo Touro são a atração pela arte e pela beleza, a resistência, o trabalho árduo, a paciência, a calma, os sentimentos duradouros, a boa gestão material. Por sua vez, os pontos menos bons que são amplificados pelo signo Touro são a lentidão, teimosia, inércia, ciúme, possessividade e ingenuidade.

Gémeos – Versátil mas impaciente
22 de maio a 21 de junho
Coloca uma pessoa do signo de gémeos numa situação aparentemente incontrolável e vais ver que em poucos minutos, ele sairá vitorioso. O elemento ar dos gémeos ofecere-lhes a capacidade de adaptação excelente em qualquer tipo de situação. Em contrapartida, o seu pavio é muito curto, e a paciência pode esgotar-se em menos de nada. Os gémeos são versáteis, expressivos, voláteis, comunicativos, curiosos, intelectuais, sociáveis, eloquentes.
O elemento subtil é o ar e o planeta regente de Gémeos é Mercúrio, o planeta ligado ao plano mental, no seu aspeto diurno. Gémeos simboliza o ar, a dualidade, a iniciativa nos negócios, o esforço intelectual, as relações, o comércio, as viagens, e a comunicação.
As aptidões amplificadas pelo signo Gémeos são a exterioridade, a adaptabilidade, a inteligência, o estudo, as viagens curtas, a educação, a flexibilidade mental, a eloquência, a curiosidade, o predomínio da razão.
Os pontos negativos ampliados pelo signo Gémeos são a dispersão das energias (devido à quantidade do elemento ar presente), o nervosismo, a desorganização, a inquietação, a falta de afeto.
Caranguejo – Sensível mas temperamental
22 de junho a 21 de julho
Por detrás da fortaleza espessa e sombria que um caranguejo ergue para se proteger do exterior, existe um mar de amor e lealdade profundo e eterno. Apesar de não serem os melhores no que toca a comunicar o que lhes vai na alma, devido ao ser carácter oculto, são profundos nos seus sentimentos, sentimentais e sensíveis. São protetores, intuitivos, imaginativos e ligados à família e ao lar com todo o seu coração.
O elemento subtil é a água e o planeta regente de Caranguejo é a Lua. O Caranguejo simboliza a água, a maternidade, a família, o lar, e o verão.
As qualidades reforçadas pelo signo Caranguejo são a capacidade de interiorização, o movimento, a emoção, a grande sensibilidade e o sentimentalismo, a vida familiar, o caráter recetivo, as simpatias maternais, a memória, a tenacidade, a imaginação fértil.
A parte menos harmoniosa que é amplificada pelo signo de Caranguejo é a tendência para a suscetibilidade, o carácter efeminado, a tendência para ser mutável e caprichoso, a timidez, a sensibilidade exagerada, o caráter temperamental.

Leão – confiante mas dramático
22 julho a 21 agosto
Nascido para estar sob as luzes da glória e da ribalta, não há nada que o leão goste mais do que ser o centro das atenções. Estão no centro e sempre convictos de que estão certos, o que por vezes por dar errado. Ainda assim, os leões são generosos, calorosos, criativos, entusiastas, positivos, régios, líderes naturais com capacidade para captar o público.
O elemento subtil é o fogo e o planeta regente do signo Leão é o Sol. Simboliza o fogo, os incêndios, a aridez, o entusiasmo, os países quentes, os animais selvagens.
As características positivas que são reforçadas pelo signo Leão são a capacidade de exteriorização, a força de vontade, a vitalidade, a autoridade, a firmeza, a organização, a dignidade, a nobreza, a sinceridade, a fidelidade, a confiança, a magnanimidade.
As imperfeições que chamam a atenção no signo Leão são a vaidade, o orgulho, a tirania, a tendência para o dramatismo, a teatralidade para chamar a atenção, a procura exagerada da glória.

Virgem – perfecionista mas crítico
22 agosto a 21 setembro
São os mais meticulosos que podes encontrar, com um poder de organização incrível. Se o mundo acabasse amanhã, seria preferível que um virgem liderasse a marcha para o novo amanhecer com a sua tremenda capacidade de diligência. Os virgens são práticos, trabalhadores, confiáveis, detalhistas, analíticos e metódicos.
O elemento subtil é a terra e o planeta regente do signo Virgem é Mercúrio, no seu aspeto noturno. Simboliza a terra, os seres bons, o dever, a virgindade.
Os pontos mais fortes que se amplificam no signo Virgem são a adaptabilidade, a materialidade, a crítica e a análise, a lógica, o discernimento, a perspicácia, a praticabilidade, a higiene, a eficiência, a consciência.
As limitações amplificadas pelo signo Virgem são a crítica exagerada (aquela ínfima dúvida que faz com que sejam bastante severos consigo próprios), o egoísmo, a timidez, a hipocondria, o detalhe excessivo (com uma tendência para dividir os cabelos fio a fio), a falta de audácia.
Balança – empático mas frívolo
22 de setembro a 21 de outubro
São aqueles que te irão oferecer sempre um ombro amigo em momentos de aflição. Conseguem colocar-se no teu lugar e perceber-te, empatizar contigo. Mas este dom tem um senão: o lado empático pode, por vezes, ser prejudicado pela sua incapacidade de decisão agravado pelo medo de confrontos, o que significa que nunca se sabe de que lado está ou o que sente realmente. Os balanças são estudiosos, diurnos, eloquentes, diplomáticos, graciosos, sociáveis e amantes da harmonia, da justiça e do equilíbrio.
O elemento subtil é o ar e o planeta regente de Balança é Vénus, no aspeto diurno. O signo Balança simboliza o ar, o equilíbrio, o princípio complementar, as relações amorosas, o casamento, a noite, o outono, a justiça.
As virtudes amplificadas pelo signo Balança são a exterioridade, o equilíbrio, a criatividade, o intelecto, a justiça, o sentido artístico, a delicadeza, o temperamento afetuoso.
Os defeitos reforçados pelo signo Balança são a indolência, a falta de perseverança, a frivolidade, a tendência para se deixar influenciar facilmente por elogios, a indecisão.

Escorpião – intenso mas misterioso
22 de outubro a 21 de novembro
Com uma personalidade ardente e intensa, os escorpiões tornam qualquer momento numa viagem selvagem e vigorosa. São pessoas que se esforçam para cuidar das suas necessidades emocionais mas não as partilham com ninguém, e é muito difícil abrirem-se para outrem. São determinados, intensos, focados, corajosos, misteriosos e apaixonados.
O elemento subtil é a água e o planeta regente de Escorpião é Marte, no seu aspeto noturno, e Plutão. O signo de Escorpião simboliza as forças subtis ocultas, tudo o que é misterioso, a destruição, o suicídio, a morte, mas também a regeneração, as viagens perigosas, os dramas passionais, o ciúme.
As qualidades que se expandem no signo Escorpião são a regeneração, a curiosidade, o misticismo, a capacidade mental e o poder de pensar corretamente, a dignidade, a energia, a tenacidade.
Os pontos menos positivos que são reforçados pelo signo Escorpião são a paixão excessiva, a inveja, a dissimulação, o ciúme, a arrogância, o extremismo, a tirania, a intransigência, o ódio, a brutalidade, a violência.
Sagitário – aventureiro mas imprudente
22 de novembro a 21 de dezembro
Não há nenhum contador de histórias como um sagitário – eles despertam a nossa atenção e deixam-nos completamente focados no que nos contam. São sonhadores (mas com alguma dificuldade em cumpri-los, assim como as suas promessas), aventureiros, otimistas, entusiastas, filosóficos, amam a liberdade e explorar o mundo.
O elemento subtil é o fogo e o planeta regente do signo Sagitário é Júpiter. O Sagitário simboliza os países estrangeiros, as longas viagens, as aventuras, a vida ao ar livre, as danças, os desportos, a filosofia, a religião.
Os talentos que se fortalecem no signo Sagitário são a vitalidade, o entusiasmo, o otimismo, os conhecimentos superiores, a religiosidade, a sabedoria, a intuição, a audácia e o desprendimento face ao perigo, a franqueza.
As partes menos positivas amplificadas pelo signo Sagitário são a inquietação, a dispersão espacial e mental, as tendências rebeldes, a imprudência, a propensão para a deambulação.

Capricórnio – disciplinado mas pessimista
22 dezembro a 21 janeiro
Nem toda a gente pode conquistar o mundo, mas um capricórnio conseguirá de certeza. Adoradores do trabalho e da vida prática, as pessoas deste signo são conhecidas por terem alguma dificuldade em perdoar, por serem trabalhadores excessivos, interiorizados, práticos, prudentes, ambiciosos, disciplinados e muito focados em metas e responsabilidades.
O elemento subtil é a terra e o planeta regente de Capricórnio é Saturno, no seu aspeto noturno (e Urano como planeta secundário). O signo Capricórnio simboliza a terra e os lugares altos, as montanhas e os cumes, as lutas, os obstáculos, o apogeu da carreira, o profissionalismo, a noite, tudo o que é velho.
Os dons amplificados pelo signo Capricórnio são a capacidade de interiorização, o movimento, a materialidade, a determinação, a responsabilidade, o foco e a concentração, o espírito metódico, a administração, o sentido do dever, a integridade, a economia, a perseverança, a habilidade, a prudência.
Os defeitos amplificados pelo signo de Capricórnio são o desânimo, o pessimismo, o ressentimento, a frieza, o isolamento, o caráter frio e reservado, o egoísmo, o apego excessivo ao sucesso social, o rigor excessivo nos princípios.
Aquário – sincero mas rebelde
22 de janeiro a 21 de fevereiro
Um aquariano é um pensador profundo com uma veia humanitária, que tem sempre grandes planos para mudar o mundo e torná-lo num lugar melhor. Mas apesar dessa predisposição solidária, ele tem alguma dificuldade em estabelecer laços com as pessoas à sua volta devido à sua natureza reclusa. São pessoas originais, progressistas, intelectuais, independentes, humanitárias, fraternas e amantes da liberdade.
O elemento subtil é o ar e o planeta regente de Aquário é Urano (e Saturno como planeta secundário). O signo Aquário simboliza o ar, a mente, a fraternidade, os sentimentos humanitários, as vibrações, o ritmo, a psicologia, as invenções, o progresso, o não convencional, a liberdade e a amizade.
As virtudes reforçadas pelo signo Aquário são o intelecto, a fraternidade, a liberdade, o progresso, o humanismo social, a amizade, a fidelidade, a sinceridade, as tendências racionais e inventivas, o altruísmo, a independência, o poder de simpatia e de empatia.
Os defeitos amplificados pelo signo Aquário são o desprezo exagerado pelas convenções, o anarquismo, as tendências rebeldes, as excentricidades.

Peixes – intuitivo mas indeciso
22 de fevereiro a 21 de março
Se desejamos escapar à rotina, a nossa melhor opção é deixarmo-nos levar pela mente imaginativa e sonhadora de um peixes. Eles levam-nos para o seu mundo de fantasia e fazem-nos sentir bem com a sua personalidade plena de bondade e gentileza, mas temos de ter cuidado para não magoar o seu coração que se fere muito facilmente. São almas compassivas, intuitivas, com um sexto sentido melhor do que ninguém, carinhosas, sábias e sonhadoras.
O elemento subtil é a água e os planetas regentes de Peixes são Júpiter e, em segundo lugar, Neptuno. O signo de Peixes simboliza a água e o oceano, tudo o que é móvel, variável e mutável, tudo o que é silencioso e discreto, calmo e escondido, as pessoas enigmáticas, a hospitalidade, a generosidade e a filantropia.
As qualidades amplificadas pelo signo Peixes são capacidade de rápida adaptação, o misticismo, o poder de sacrifício face aos outros, a espiritualidade, a hospitalidade, o romantismo, a sensibilidade e recetividade sublime, a imaginação, a generosidade, a compaixão, a sabedoria, a afetividade forte, as ideias brilhantes.
Os defeitos amplificados pelo signo Peixes são a indecisão, o engano e dissimulação, a tendência para se fazer de vítima, a inquietação, a hipersensibilidade, a falta de estoicismo.