
A humidade é um daqueles inimigos silenciosos que deteriora as casas, tem impacto na eficiência energética e, além disso, pode afetar severamente a saúde. É no inverno que costuma aparecer e, embora nem sempre seja fácil prevenir ou acabar com ela, há dicas que funcionam.
1. Primeiro: conhecer os tipos de humidade

Existem vários tipos distintos de humidade. Por que é importante conhecê-los? Basicamente, porque em alguns casos são estruturais e só podem ser combatidas com a adoção de medidas que envolvam isolamento profissional ou impermeabilização. Em outros casos, a solução é muito mais simples. Os especialistas da Habitissimo deixam algumas ideias:
- Humidade por condensação: tem muito a ver com pontes térmicas, pois forma-se quando a humidade ambiente interior entra em contato com uma superfície fria. A diferença de temperatura é o que faz com que a água se condense.
- Humidade capilar: ocorre quando as paredes absorvem água e essa humidade sobe pelas paredes.
- Infiltração: é causada por rachadelas em paredes ou telhados que facilitam a penetração de água de fora através deles.
- Humidade devido a fugas: pequenas falhas na instalação do canos também podem causar humidade.
De qualquer forma, é no inverno que elas se tornam mais agudas devido às temperaturas mais baixas e ambientes mais húmidos. Por isso, é importante preparar as casas antes que chegue o momento mais complicado quando o assunto é humidade.
2. Preparar a casa para evitar humidade no inverno

O primeiro passo, portanto, é identificar a origem dessa humidade. Se o problema é grave e se repete todos os anos, o mais inteligente é procurar orientação profissional. Isso significa que não é possível preveni-la ou tentar controlar a humidade de outra forma? Não, há sempre algumas medidas para preparar a casa que são mais simples e não exigem um investimento tão elevado:
Quebrar pontes térmicas

As janelas são uma das grandes pontes térmicas de uma casa, e é por isso que a humidade muitas vezes aparece ao seu redor. O ideal é trocar as janelas e vedar perfeitamente as esquadrias. Como nem sempre é possível, uma solução muito mais barata é colocar o fita isolante. E não só nas janelas, mas também nas portas.
Usar desumidificadores

Podem ser elétricos ou na forma de pequenos recipientes com sais que absorvem a humidade. De qualquer forma, são eficientes em espaços pequenos e desde que colocados estrategicamente.
Boa manutenção

Às vezes, esses problemas de humidade são simplesmente devido à má manutenção. Por isso, antes da chegada do inverno, é aconselhável verificar fachadas e telhados, portas, janelas e até instalação de esgotas ou calhas. Se houver quaisquer sinais de deterioração ou danos, poderemos fazer reparos apropriados antes que causem danos.
3. Outras dicas para evitar humidade

Além dessas medidas para preparar a casa, também é aconselhável adotar alguns hábitos simples:
- Ventilar bem, de preferência durante o dia, quando as temperaturas são mais altas e a humidade ao ar livre é menor.
- Ligar os exaustores na cozinha e casas de banho sempre que as divisões forem usadas.
- Não pendurar roupas dentro de casa - a humidade vai ficar lá dentro.
- Controlar a temperatura interior, pois quanto mais alta, mais fácil é para a humidade condensar.
Manter a humidade controlada é muito importante, pois pode causar danos irreversíveis aos tapumes e até mesmo às estruturas da casa. Tudo isso sem esquecer que promove o aparecimento de mofo e aumenta o risco do aparecimento de patologias respiratórias.
Para poder comentar deves entrar na tua conta