Frio em casa

Pobreza energética: mais de 47 milhões de europeus passam frio em casa

Em 2021, havia 31 milhões de pessoas em situação de pobreza energética na União Europeia (UE), ou seja, que afirmavam não ter meios para aquecer a casa. Mas o número disparou: há agora mais de 47 milhões de europeus nesta situação. E Portugal integra o grupo dos países mais afetados, com 2,2 milhões de habitantes sem acesso a aquecimento adequado e, portanto, mais expostos a problemas graves de saúde associados às baixas temperaturas.
Humedades

Humidade em casa? 3 dicas para tratar e prevenir

A humidade é um daqueles inimigos silenciosos que deteriora as casas, tem impacto na eficiência energética e, além disso, pode afetar severamente a saúde. É no inverno que costuma aparecer e, embora nem sempre seja fácil prevenir ou acabar com ela, há dicas que funcionam.
combater o frio

7 dicas para combater o frio e proteger a saúde

Com a chegada das temperaturas mais baixas, é importante redobrar cuidados para proteger a saúde e bem-estar. Desde roupas adequadas, evitar choques de temperatura, até beber muita água (sim, mesmo no inverno), há algumas precauções que deves ter nesta altura do ano. A pensar nisso, o idealista/news decidiu preparar um guia de sobrevivência com estratégias indispensáveis para enfrentar o frio e escapar a gripes e constipações.
Há mais pessoas em situação de pobreza energética em Portugal

Pelo menos 660 mil portugueses vivem em pobreza energética severa

Há em Portugal entre 660 a 680 mil pessoas a viver numa situação de pobreza energética severa, ou seja, pertencem a “agregados familiares em situação de pobreza cuja despesa com energia representa mais 10% do total de rendimentos” e que acumulam a “situação de pobreza monetária ou económica” com a impossibilidade de manterem as suas casas em condições de conforto térmico. Esta é uma das conclusões a retirar da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050 (ENLPCPE 2022-2050).
flor com neve

Plantas de inverno: como regar e cuidar na época do frio

O inverno já chegou a Portugal. Assim que as temperaturas frias batem à porta é preciso cuidar das plantas e flores para mantê-las saudáveis e bonitas. Embora existam plantas para praticamente todas as épocas do ano, há espécies que são plantas de inverno por gostarem mais do tempo frio e húmido, mas há outras que são mais sensíveis tanto à chuva como à neve e algumas das suas folhas podem murchar.
Como preparar a casa para o frio

7 passos para preparar a casa para a chegada do frio

O frio vai chegar a Portugal por estes dias. Em algumas regiões do norte e centro do país, podem mesmo vir a registar-se temperaturas negativas. E uma vez que Portugal é considerado o 4º pior país da União Europeia a nível de isolamento térmico, com cerca de 20% dos portugueses a admitirem que não conseguem aquecer as suas casas, a chegada do frio tende a ser sempre uma preocupação. No entanto, para este inverno a dor de cabeça consegue ainda ser mais acrescida já que os preços de luz e gás estão mais caros.
Cobertor quente

Como escolher um cobertor quente e barato para o inverno

Os dias mais frios da estação começam a bater à porta. Com o inverno a chegar e os preços da energia em alta, chegou a hora de procurar alternativas mais baratas e igualmente aconchegantes. Uma das soluções poderá passar mesmo por escolher o cobertor ideal para te aqueceres nos dias mais frios e que poderá também ser um ótimo acessório de decoração da casa. Vem daí descobrir dicas úteis para escolheres o melhor cobertor que te vai aquecer este inverno.
Frio em casa

O frio continua a entrar nas casas dos portugueses – porquê?

Nos meses de outono e inverno, o frio continua a entrar pelas casas dos portugueses sem ser convidado. Mas porque é que isto acontece? A ideia de que Portugal tem um clima ameno é um dos fatores históricos e culturais que o justificam. Mas há ainda outros de cariz social e económico.
Confinamento à vista: Governo vai ajudar todas as famílias a pagar a fatura da luz

Confinamento à vista: Governo vai ajudar todas as famílias a pagar a fatura da luz

Com o novo confinamento geral à vista, o Governo vai ajudar todas as famílias – independentemente do seu rendimento – a pagar a fatura da luz em cerca de 10%, uma medida que se aplica a todo o mês de janeiro e que estará em vigor enquanto durar o confinamento geral. No caso dos portugueses que têm acesso à tarifa social, a redução no valor da fatura da luz será ainda mais significativa, podendo chegar aos 40%.
Rumores

Rumores

UTAO prevê défice abaixo do previsto pelo Governo: O défice deste ano pode mesmo ficar abaixo da meta traçada pelo Governo, mas a concretização desta boa notícia ainda está presa por acontecimentos do último trimestre deste ano, que são ainda desconhecidos.
rumores

rumores

manifestação de amanhã será “gigante”: uma “manifestação gigante” que demonstre a desilusão e a revolta da sociedade é o que os promotores do protesto “que se lixe a troika, o povo é quem mais ordena” esperam no sábado (2 de março).