
Quais são os requisitos para criar uma pequena casa de banho num sótão baixo e, não menos importante, como deve ser mobilada para otimizar o espaço? Estas são perguntas comuns para quem comprou um imóvel com sótão e pretende renová-lo para torná-lo não só totalmente habitável, mas também confortável.
Casa de banho no sótão: que elementos a ter em conta
Renovar um pequeno sótão é uma tarefa que pode trazer grande satisfação, mas há que ter em conta vários elementos. Para que uma casa de banho seja possível, é necessário avaliar:
- o tamanho real das divisões disponíveis;
- as obrigações legais para que os espaços permaneçam habitáveis;
- as obrigações legais em matéria de iluminação e ventilação.
Casa de banho no sótão: a altura mínima
O primeiro fator a ter em consideração ao construir uma pequena casa de banho no sótão é a altura mínima e média da divisão.

De um modo geral, é importante:
- uma altura média ponderada para todas as divisões habitáveis;
- uma altura média ponderada para as casas de banho, os corredores, etc..;
Em alguns casos é possível reduzir a altura no caso de renovações que envolvam a instalação de painéis radiantes sob o pavimento ou, mais uma vez, no caso de isolamento térmico do sótão.
É claro que, nos sótãos, a altura não se mantém constante nas divisões, mas tende a diminuir à medida que te aproximas das paredes viradas para o exterior, devido à inclinação do telhado.
Iluminação e ventilação na casa de banho do sótão
Para além da altura das divisões, para realizar uma pequena casa de banho num sótão baixo, é também necessário avaliar o tipo de iluminação e ventilação, definido pela relação ar-iluminação das próprias divisões.
Como mobilar uma pequena casa de banho num sótão baixo
Uma vez verificados os requisitos legais e solicitadas as devidas autorizações, como deve ser mobilada uma pequena casa de banho num sotão baixo, de forma a otimizar o pequeno espaço? De um modo geral, deves avaliar:
- a escolha das loiças sanitárias;
- a instalação de um duche ou de uma banheira;
- o mobiliário que permite poupar espaço.
Banheira ou duche para a casa de banho do sótão
Quando procuras ideias para uma casa de banho no sótão, a primeira questão que se coloca é: é melhor instalar um duche ou uma banheira? Ambas as soluções têm vantagens e desvantagens:
- casa de banho no sótão com chuveiro: é certamente a solução que ocupa menos espaço, especialmente se optar por soluções “walk-in”, que podem ser adaptadas em comprimento às paredes laterais da divisão. É limitada, no entanto, pela altura dos lados da casa de banho, que nem sempre é suficiente para permitir uma posição confortável;
- casa de banho no sótão com banheira: ocupa mais espaço, tanto em comprimento como em largura, mas é significativamente menos afetada pelo problema da altura. Para reduzir ainda mais a área ocupada, podes optar por banheiras sit-on.

A escolha deve ser feita em função do espaço efetivamente disponível: se a altura o permitir, um chuveiro é definitivamente a solução. Noutros casos, a luz verde é dada às banheiras, desde que não sejam demasiado volumosas.
Louça sanitária e aquecimento para a casa de banho do sótão
A escolha dos equipamentos sanitários também pode ser muito complexa para uma casa de banho no sótão, precisamente porque é necessário avaliar o espaço disponível, também em relação aos requisitos legais. Em teoria:
- as instalações sanitárias suspensas, ou seja, os WCs e os bidés, tendem a ocupar menos espaço do que as clássicas instalações de chão. Se a divisão for muito pequena, também pode optar pelas novas soluções combinadas de WC e bidé, que poupam muito espaço;
- é preferível escolher lavatórios encastrados com os respetivos armários, para ganhar espaço, mesmo debaixo do próprio lavatório, para colocar produtos de higiene pessoal, toalhas e flanelas e todos os artigos de casa de banho necessários.
No que diz respeito ao aquecimento, sempre que possível, é melhor escolher o aquecimento por debaixo do chão, porque elimina a desarrumação da superfície da própria casa de banho. Se não for possível, podes optar por radiadores altos e verticais, pois ocupam pouco espaço e também são úteis para pendurar roupões e outros têxteis de casa de banho.
Casa de banho no sótão: madeira para móveis que poupam espaço
Finalmente, a madeira é certamente o material mais versátil para os móveis de casa de banho no sótão. Como podes facilmente adivinhar, terás de aproveitar ao máximo todas as partes livres da casa de banho, mesmo com móveis feitos à medida que possam parecer economizadores de espaço. Regra geral, tende a:
- utilizar armários para recuperar espaço em áreas de baixa altura, devido à inclinação do teto. Para isso, é indispensável a utilização de móveis feitos à medida;
- coloca prateleiras e móveis de parede sempre que possível, para aproveitar o espaço mesmo na vertical;
- instala armários, estrados e bancos junto ao lava-loiça, recuperando o espaço imediatamente abaixo do lava-loiça e também o espaço ao lado.
A madeira - ou, mais uma vez, os painéis de madeira falsa em PVC - também é particularmente adequada para o pavimento: além de ser bastante fácil de instalar, oferece uma sensação de calor a toda a casa de banho. No que diz respeito à iluminação, por outro lado, é aconselhável preferir luzes LED embutidas diretamente no teto, para que não atrapalhem as divisões de diferentes alturas, e favorecer o mais possível a iluminação natural, por exemplo, como clarabóias.
Finalmente, a instalação de espelhos em toda a parede pode fazer com que a casa de banho pareça maior, além de a tornar mais conveniente para as necessidades diárias. Nas outras paredes, por outro lado, é preferível optar por azulejos grandes de cerâmica ou grés, porque tornam o espaço visualmente maior, em vez de pequenas soluções ou mosaicos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta