
Os portugueses estão cada vez mais preocupados em encontrar as melhores soluções energéticas para as suas casas. E é verdade que os dias estão a ficar mais quentes, mas já sabes que o frio vai voltar. O ideal é começar a pensar no assunto e investigar com tempo para encontrar as melhores soluções energéticas para aquecer a casa, para evitar as pressas de última hora e gastos desnecessários.
Atualmente, existem sistemas de aquecimento inteligentes, sendo um deles adequado para quem está atualmente com trabalhos de remodelação no lar. Por isso mesmo, decidimos explicar tudo o que precisas saber sobre o sistema de parede radiante, desde as suas vantagens aos tipos de painéis disponíveis no mercado. Essencialmente queremos que o conforto térmico do teu lar seja constante e deixe de ser uma questão.
Como funciona o aquecimento radiante de parede?
O aquecimento radiante de parede é um sistema mais eficiente de aquecimento que consiste na instalação de um painel, dentro das paredes de uma divisão, permitindo aquecê-la de forma eficaz e uniforme.

A temperatura dentro dos tubos não oferece perigo para os humanos ou animais de estimação, garantindo uma extraordinária sensação de conforto durante várias horas. Aliás, existe a possibilidade de regular a temperatura tanto no inverno como no verão.
O sistema de aquecimento radiante de parede assegura um conforto térmico superior às outras soluções, porque aquece objetos próximos, assim como paredes, móveis e pessoas. Os painéis radiantes de parede podem recorrer a água quente, gás natural ou eletricidade, sendo estes mais rápidos e simples de instalar.
Vantagens do painel radiante de parede

Ainda estás com dúvidas em relação às vantagens do painel radiante de parede? Contamos-te algumas delas, para que fiques a saber as razões de apostar nesta solução de aquecimento:
- Eficiência energética: o painel radiante de parede consegue transportar a totalidade da energia elétrica em calor, configurando-se como opção de aquecimento mais eficiente. A distribuição da temperatura é uniforme e a temperatura ideal pode ser atingida em todas as estações;
- Versatilidade do aquecimento radiante: o aquecimento radiante de parede pode ser utilizado com base em caldeiras de condensação, bombas de calor ou a partir de fontes de energia renováveis;
- Silencioso: os painéis radiantes de parede não produzem qualquer tipo de ruído, garantindo um ambiente mais silencioso e confortável;
- Estética apelativa e de fácil instalação: esta é uma solução discreta que jamais irá comprometer o estilo arquitetónico da casa. Além disso, o painel radiante de parede é fácil de colocar, embora seja necessário contar com a ajuda de eletricistas;
- Circulação de partículas: o painel radiante de parede também elimina a circulação de partículas de pó e diminui o risco de doenças respiratórias.
De referir que os painéis radiantes de parede não emitem gases prejudiciais para a saúde ou para a atmosfera e são verdadeiros amigos do ambiente. Os custos de instalação são baixos e asseguram a poupança energética para fazer frente às despesas de eletricidade a médio e longo prazo.
Tipos de painéis radiantes para paredes
Existem diferentes tipos de painéis radiantes para paredes. Todos eles são excecionais, com características próprias que precisas conhecer.
Os painéis radiantes para paredes com filmes de aquecimento são compostos por uma fita mono-metal, laminada por termo-soldura, dentro de um invólucro de poliéster multi-reforçado. Já os painéis radiantes de vidro pode variar entre os 300, 600 e 850 W e serão rapidamente instalados em diferentes ambientes.
Os painéis radiantes de cerâmica ou pedra sinterizada são indicados para ambientes húmidos, além de serem os mais bonitos e oferecerem a maior qualidade, por serem à prova de água e facéis de limpar.
Instalação de um painel radiante de parede é fácil?

A instalação de um painel radiante de parede pode ser relativamente fácil, mas deve ser feita por eletricistas ou técnicos especializados.
No momento em que estejas a comprar um painel radiante de parede assegura que também podes contratar um serviço de instalação. Na Leroy Merlin, por exemplo, as opções de instalação de um painel radiante em Portugal custam a partir de 29.99€.
Painel radiante de parede vs. convector: qual escolher?
Como vimos os painéis radiantes de parede oferecem uma multiplicidade de vantagens. Mas serão melhores que os convectores?
Na verdade, os painéis radiantes de parede são mais eficientes em termos energéticos, pois convertem 100% da energia elétrica em calor. Por sua vez, os convectores podem perder até 30% da quantidade de calor produzida. Além disso:
- O painel radiante de parede aquece diretamente os objetos e o convector aquece apenas o ar. Logo, o painel radiante de parede oferece menores variações na temperatura;
- Os convectores conseguem aquecer o ar com maior rapidez, mas deixam-o mais seco. O painel radiante de parede não resseca o ar;
- Os painéis radiantes de parede vão passar despercebidos na tua casa, enquanto o convector irá ocupar algum espaço e deixá-lo menos apelativo aos teus convidados;
- Os painéis radiantes de parede são mais caros do que os convectores, a poupança de eletricidade a longo prazo irá refletir-se na fatura. São também mais confortáveis e garantem alto nível de segurança.
Ainda com dúvidas? Os painéis radiantes de parede podem ser a solução perfeita para aquecer a tua casa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta