Quais são os materiais mais resistentes aos sismos que deverás ter em casa? Que peças de mobiliário são mais seguras?
Comentários: 0
cabana de madeira no interior
Unsplash

O susto que os portugueses apanharam no passado dia 26 de agosto tem originado uma série de discussões em relação aos terramotos, especialmente na sua incidência em áreas urbanas densamente povoadas, como a capital portuguesa. 

É percetível a necessidade de se aprimorar as medidas de segurança em construções e, por extensão, no design de interiores. Enquanto grande parte da atenção se concentra na resistência estrutural dos edifícios, é igualmente crucial considerar o papel do mobiliário na proteção dos ocupantes durante um sismo. Como tal, explicamos que especificidades deverá assumir o mobiliário da tua casa para contribuir para uma maior segurança no lar.  

Quais deverão ser características do mobiliário resistente a sismos?

cozinha de madeira
Unsplash

O mobiliário antissísmico é composto por móveis e estruturas projetadas para minimizar os riscos e danos durante terramotos, sendo crucial em áreas propensas. Em Portugal, o tema ainda não é amplamente discutido, mas a escolha do mobiliário deve levar em conta as seguintes características:

  • Mesas de materiais resistentes: podes optar por estruturas reforçadas de madeira ou de materiais duráveis, como aço e o betão, para garantir maior estabilidade durante um sismo. Estes materiais ajudam a absorver e dissipar a energia do tremor de terra, reduzindo o risco de colapso;
  • Estantes e prateleiras fixas: escolhe móveis que já venham equipados com sistemas de fixação segura às paredes. Isso evita quedas bruscas durante um terramoto. Algumas estantes são projetadas com portas que se trancam automaticamente e bordas elevadas para impedir que os objetos deslizem e caiam; 
  • Cadeiras de madeira: podes optar por cadeiras feitas de madeira estrutural, capaz de absorver os movimentos sísmicos. De notar como a madeira pode ajudar a minimizar os riscos de falhas no mobiliário e até mesmo as falhas estruturais nos edifícios. 

Para encontrar materiais antissísmicos adequados, deves procurar em lojas especializadas em construção ou design de interiores que ofereçam soluções focadas em segurança sísmica. Além disso, é aconselhável consultar profissionais como engenheiros civis ou arquitetos com experiência em construção em zonas sísmicas, que podem recomendar os melhores materiais e móveis adaptados às necessidades específicas do espaço.

Existe alguma cama antissísmica em Portugal? 

Embora exista uma cama antissísmica desenvolvida pelo inventor chinês Wang Wenxi em 2010, ela nunca foi comercializada, nem chegou ao mercado português.  Esta cama inovadora possuía um sistema inteligente que, em caso de terramoto, fechava-se automaticamente, encapsulando a pessoa dentro de uma estrutura metálica resistente. No interior, havia um compartimento para armazenar bens essenciais, como água e comida enlatada, permitindo que a pessoa sobrevivesse até ser resgatada.

Mesmo que o projeto não tenha seguido em frente, nem encontrado público, poderás organizar o quarto de dormir de forma a que seja resistente aos sismos. Podes começar por fixar firmemente os móveis às paredes, escolher camas e móveis de materiais leves e não coloques objetos pesados ou frágeis em prateleiras elevadas. Para que estejas preparado para um sismo é aconselhável manter uma rota de saída desobstruída e ter um kit de emergência acessível dentro do quarto. Esses ajustes simples podem aumentar significativamente a segurança durante um sismo.

Mobiliário de bambu é resistente a terramotos?

quarto de madeira e bambu
Pexels

Hoje em dia é um dos principais elementos dos lares modernos, que se querem mais  minimalistas. Mas além disso, o mobiliário e as estruturas de bambu oferecem vantagens significativas em termos de segurança sísmica. 

Quando comparado com os materiais tradicionais como cimento, tijolo, aço e ferro, o bambu destaca-se pela sua flexibilidade, o que o torna particularmente adequado para resistir a sismos. Aqui estão algumas razões que explicam essa resistência:

  • Leveza: o bambu saudável tem uma excelente relação resistência/peso, o que significa que as estruturas são sujeitas a forças menores durante um terramoto. Além disso, a flexibilidade natural permite que o bambu absorva e dissipe as forças laterais, reduzindo o risco de colapso;
  • Amortecimento das vibrações: a composição única do bambu, formada por lignina e feixes vasculares, ajuda a amortecer as vibrações causadas por sismos. As diferentes densidades dos seus componentes anulam as vibrações e proporcionam estabilidade às estruturas;
  • Sistemas de carpintaria adaptados: o bambu funciona perfeita com pregos ou cordas, habilitados para absorver os impactos sísmicos e distribuir as forças, garantindo que todas as partes da estrutura se movem em sintonia. Além disso, o bambu pode ser combinado com outros materiais, como argila e vegetais, para aumentar ainda mais a capacidade de absorção de energia da estrutura.

O bambu, quando tratado e utilizado em projetos de design adequado ao contexto sísmico, pode ser uma escolha sustentável, durável e segura para mobiliário e construção em áreas sujeitas a terramotos. Para encontrar mobiliário resistente a sismos poderás entrar em contacto com uma loja especializada e ainda seguir os conselhos do teu município, caso disponha de um plano de ação contra terramotos.  

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta