O fenómeno natural aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros que se fez sentir em Portugal, Espanha e Marrocos.
Comentários: 0
Sismo Lisboa
U.S Geological Survey Google

Um sismo de 5,3 na escala de Richter foi registado esta madrugada em Portugal, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, que se fez sentir em Portugal, Espanha e Marrocos, e o epicentro do abalo foi registado às 05h11, a 58 quilómetros a oeste de Sines. O Governo apelou à população para que mantenha a calma e siga as recomendações da Proteção Civil. 

André Fernandes, comandante nacional da Proteção Civil, afasta o risco de tsunami. "Não houve o receio [de tsunami], até porque os dados científicos dizem que só há esse aviso a partir de 6 na escala de Richter. O sismo foi de 5,3 e não houve essa necessidade. Houve também uma notificação do centro europeu a dizer que de facto não era necessário tomar mais nenhuma medida relativamente a esse risco", disse o responsável.

 “Até à data foram sentidas mais três réplicas. A primeira com magnitude 1,2, a segunda 1,1 e a terceira 0,9. “Só são ativados planos a partir de 6,1" continuou o comandante da Proteção Civil.

 

Lisboa
Freepik

Governo diz que sismo foi "teste real às capacidades de resposta"

O primeiro-ministro em exercício, Paulo Rangel (porque Luís Montenegro está de férias) já veio dizer que o sismo foi um teste real às capacidades de resposta do país, no caso de uma catástrofe, destacando também a necessidade de se falar em estratégias de prevenção. 

“Sobre aquilo que são os planos que estão já testados e vistos há muito tempo, que têm de ser constantemente atualizados e renovados, e portanto houve aqui alguma projeção para o futuro no sentido de preparar as estruturas portuguesas, a proteção civil, nacional e regional, e a população em geral para termos capacidade de resposta", salientou o governante da AD.

Marcelo Rebelo de Sousa também já reagiu à situação, realçando facto das autoridades darem uma informação clara e rápida sobre o sismo. O Presidente da República revelou estar em contacto com o Governo e "a acompanhar a situação desde o início, não havendo indicação de feridos ou estragos materiais”.

Embora não haja motivos para alarme, é prudente estar sempre atento e preparado para agir em caso de terramoto. A pensar nisso, o idealista news preparou um guia prático sobre o que fazer em caso de sismo?

sismo
Getty images

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta