
Anel de Fogo: a zona mais sísmica e temida do planeta
O sismo submarino de magnitude 8,8 registado a 30 de julho de 2025 ao largo da costa de Kamchatka (Rússia) voltou a colocar o Anel de Fogo do Pacífico - a região mais sísmica do planeta - no centro do planeta.

Alerta de tsunami no Pacífico após sismo de 8,8 ao largo da Rússia
Um forte sismo de magnitude 8,8 atingiu esta quarta-feira (30 de julho de 2025) a península de Kamchatka, na Rússia, provocando tsunamis no país e no Japão e a emissão de alertas em muitos países banhados pelo Pacífico.

Supervisor dos seguros quer fundo sísmico para proteger casas
Há mais de uma década que se fala em criar um fundo sísmico em Portugal. Mas nada foi feito até então. Agora, a Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) voltou a colocar o tema em cima da mesa, propondo ao Governo a criação de um fundo sísmico, para já, centrado em proteger as habitações. A ideia é repartir riscos e custos entre seguradoras, particulares e o Estado dentro de limites bem definidos.

Mobiliário resistente a sismos: quais são os materiais mais seguros?
O susto que os portugueses apanharam no passado dia 26 de agosto tem originado uma série de discussões em relação aos terramotos, especialmente na sua incidência em áreas urbanas densamente povoadas, como a capital portuguesa.
É percetível a necessidade de se aprimorar as medidas de segurança

Casas novas para investir nas áreas menos sísmicas de Portugal
O país despertou mais cedo na passada segunda-feira, dia 26 de agosto de 2024. Um sismo de magnitude 5.4 foi sentido em quase todo o país, especialmente nas regiões de Lisboa e Setúbal, dada a maior proximidade com o epicentro.

Grandes sismos que abanaram o mundo - e Portugal
Os sismos são momentos em que a terra literalmente se move sob os nossos pés. Ao longo da história, alguns destes eventos alcançaram magnitudes que os colocam na lista dos mais poderosos e destrutivos de todos os tempos.

Sismo em Portugal: quais são os riscos de tsunami?
Os sismos provocam sempre tsunamis?

Portugal está preparado para resistir a um terramoto como o de 1755?
Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na madrugada de segunda feira, dia 26 de agosto de 2024, a 58 km de Sines, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, o epicentro do abalo foi registado às 05h11. O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 km, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS.

Sismos: OE apela a maior exigência na qualidade da construção
A Ordem dos Engenheiros (OE) apelou a uma maior exigência na qualidade da construção em Portugal, na sequência do sismo que ocorreu ao largo de Sines e que teve uma magnitude de 5,3 na escala de Richter.
Em declarações à Lusa, o presidente do colégio de Engenharia Civil da OE, Humberto Varum, expli

A tua casa tem seguro contra sismos?
Apesar de o sismo sentido, na zona de Sines, na madrugada desta segunda-feira, 26 de agosto de 2024, não ter originado danos, a Associação Portuguesa de Seguradores lembra que "Portugal encontra-se numa zona sísmica e já foi seriamente afetado por um dos maiores sismos de que há registo, o

Intensidade de sismo surpreende mas autoridades apelam à calma
Um sismo de 5,3 na escala de Richter foi registado esta madrugada em Portugal, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, que se fez sentir em Portugal, Espanha e Marrocos, e o epicentro do abalo foi registado às 05h11,

A terra tremeu em Portugal: o que fazer quando há sismos?
Portugal despertou em alerta na madrugada de hoje (26 de agosto de 2024) com um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, sentido às 5h11 em várias regiões do território continental, Espanha, Gibraltar e Marrocos.

Sismos nos Açores: tudo preparado para a retirada de pessoas
O presidente do Governo dos Açores disse que “está tudo preparado” para a retirada de pessoas da Ilha de São Jorge, incluindo um reforço de voos, porque já existem intenções de sair da ilha alvo de uma crise sismovulcânica. “Temos tudo preparado. O Serviço Regional de Proteção Civil, o CIVISA [Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica]. Temos todas as forças preparadas”, afirmou José Manuel Bolieiro aos jornalistas, no aeroporto de São Jorge.

Avaliações de risco sísmico passam a ser obrigatórias para obras de grande dimensão
A partir de agora as avaliações de risco sísmico alargam-se a todas as obras de grande dimensão, isto porque entrou em vigor – dia 15 de novembro de 2019 – uma portaria da secretária de Estado da Habitação que determina que a avaliação de risco sísmico já não se limita às novas construções, como vinha a acontecer.
BE pede reforço sísmico dos edifícios
O BE entregou no Parlamento um projeto-lei que pretende assegurar o reforço sísmico dos edifícios, incluindo em obras de reabilitação, propondo assim alterações ao Regulamento Geral das Edificações Urbanas. “Apesar dos riscos, os edifícios existentes estão em grande medida desprotegidos”, alertam os bloquistas.

Segurança sísmica vai ser obrigatória na reabilitação urbana
O Governo pretende que os projetos de reabilitação urbana passem a integrar garantias de segurança sísmica dos edifícios de forma obrigatória.

Terramotos intensificam-se pelo mundo e Portugal está no mapa de risco
Todos os dias, quase sem exceção, regista-se um terramoto de maior ou menor intensidade no mundo, como por exemplo o que esta manhã fez mortos no Irão. Quase sempre em pontos do globo mais longínquos, o ano de 2016 foi especialmente "massacrante" para a Europa, em particular, Itália - em grande escala - e Espanha, com menor gravidade. E, Portugal, segundo os especialistas ouvidos pelo Idealista/news também está em vias de voltar a sofrer um "sismo de grande intensidade", depois do catastrófico terramoto com tsunami que destruiu Lisboa em 1755.