
Para Pedro Almodóvar, a decoração é uma ferramenta das narrativas, capaz de infundir profundidade aos cenários por onde as suas histórias se desenrolam. Isto volta a ser evidente no seu último filme, The Room Next Door, que estreou na 81.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, ganhou o Leão de Ouro, para além de ter recebido uma impressionante ovação de 17 minutos - a mais longa do evento deste ano.
Para os fãs do cinema de Almodóvar cada uma de suas obras é uma fonte inesgotável de inspiração. Como tal, criamos este artigo para que conheças o seu novo drama e percorras um pouco da sua cinematografia para decorar a tua própria casa.
A Nova Iorque de Pedro Almodóvar no vencedor de Veneza
The Room Next Door é o primeiro filme de Pedro Almodóvar totalmente rodado em inglês, estando ambientado bem longe da sua querida Espanha. Apesar de sair da sua zona de conforto, o realizador madrileno, mantém o interiorismo como uma personagem chave.

A obra retrata uma Nova Iorque atual num verdadeiro crepúsculo de exuberância. Os cenários privilegiam a combinação de cores, nos ambientes percorridos por Ingrid (Julianne Moore) e Martha (Tilda Swinton), e destacam-se pelas combinações de verde e vermelho-tomate, complementadas por sofás de veludo desgastados e paredes em azul.
Além deste ambiente central, a história leva-nos a uma vasta casa na floresta - situada em Echo Lake Park, Nova Jersey -, que se entrelaça com a natureza e onde predominam tons de verde-escuro. Almodóvar sabe bem conciliar o ambiente animado da cidade com o ambiente introspectivo de uma casa longe de multidões, onde as cores são intensas, mas menos chocantes.
Decoração dos espaços nos filmes de Pedro Almodóvar

Para decorares como nos filmes de Pedro Almodóvar não basta construir interiores vistosos. Deverás, procurar dar significado às cores e aos objetos, como faz o realizador. Então como seria decorar a casa ao estilo de Almodóvar? Normalmente os tetos altos dos cenários dos filmes do realizador dão espaço para que as personagens se movimentem, portanto deverás pensar sempre na funcionalidade de cada elemento:
- Entradas nas casas de Almodóvar: no filme "Mães Paralelas", protagonizado por Penelope Cruz, percebemos que estamos num dos apartamentos antigos do centro de Madrid. Aqui a porta encontra-se pintada, num tom avermelhado, que se faz presente em toda a estética;
- Cozinha ao estilo de Almodóvar: é por onde passam grande parte das decisões das personagens, uma vez que foca no seu lado mais quotidiano. Em Almodóvar há uma preferência por cozinhas laminadas - com luz vinda das grandes janelas -, ou com muita iluminação. Os eletrodomésticos são vintage, como uma torradeira da Smeg, e a louça da Vista Alegre que reforçam a autenticidade do espaço;

- Sala de estar: o mobiliário de recanto do lar deve ser funcional, embora devas colocar peças importantes de design e móveis retro. Casas com lareira de mármore também adicionam um toque clássico e romântico que o realizador se apropriou da sua infância em La Mancha. Em “Dor e Glória” é possível ver a sala com decoração de cartazes de filmes, o que poderás fazer com os próprios filmes de Almodovar, cujo cartazes inspiram-se nos grandes nomes internacionais como Andy Warhol;
- Quarto de dormir: para esta divisão poderás dar preferência a cabeceiras de cama estofadas em tecidos coloridos ou estampados, para que sejam um ponto focal. Poderás também colocar obras de arte que tanto admiras ou peças de design mais ousadas. As lâmpadas de estilo nórdico dos anos 50 e móveis retro poderão ser uma excelente solução para imitar o estilo de Almodóvar;
- Jardim, varanda e terraço: a varanda, terraço ou jardim costumam ser cenários nos filmes de Almodóvar. Para dar vida ao espaço, poderás espalhar vasos, plantas trepadeiras ou uma árvore de fruta, como um limoeiro, para que o espaço seja o teu refúgio num ambiente urbano.
Ao aplicares estas influências, conseguirás criar um espaço único, numa expressão artística e emocional tão própria de Almodóvar.
Que cores encontramos na decoração dos filmes de Almodóvar?

Influenciado pela pop art e pelo kitsch, os filmes de Almodóvar elevam as cores a uma outra dimensão - a do exagero estético. Para contar as suas historias o segredo está na aposta por cores vibrantes, entre as quais incluem:
- Vermelho: é a cor mais proeminente, simbolizando paixão, sensualidade, e também tragédia e violência. O vermelho intensifica as emoções e destaca a força das relações, além de representar a maternidade em algumas narrativas. Esta é uma cor presente na forma de vestir das personagens e até naquilo que comem ou bebem, como no filme "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos";
- Azul: associado à tristeza e melancolia, o azul também pode transmitir calma e serenidade, oferecendo um contraste com a intensidade do vermelho;
- Verde: Representa esperança e renovação, mas também pode estar ligado a sentimentos negativos como ciúme e inveja;
- Castanho: Por ser uma cor terrena e natural, o castanho pode ser usado para representar aspectos mundanos ou rotineiros da vida dos personagens. O castanho é empregado para evocar sentimentos de tristeza, melancolia e nostalgia. Essa cor "faz lembrar (...) a folha morta, o outono, a tristeza", reforçando estados emocionais negativos dos personagens, basta lembrar o filme Julieta ou as paisagens de Lanzarote filmadas em Abraços Desfeitos.
- Amarelo: Simboliza alegria e otimismo, mas em algumas situações pode representar loucura e instabilidade.
- Branco: é uma das cores menos utilizadas por Pedro Almodóvar, no entanto faz-se presente de diversas formas no seu filme mais biográfico, "Dor e Glória". É utilizada de uma forma mais subtil, acrescentando veracidade aos espaços. Podes colocá-la nos corredores ou paredes de espaços open-space, para que a combinação de cor seja mais íntima.
Outras cores como o rosa, o roxo e o laranja são pouco utilizadas por Almodóvar, mas podes colocá-las em alguns elementos específicos. Pronto para a estreia de "The Room Next Door"?
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta