As suculentas, são perfeitas para serem cultivadas dentro de casa, na varanda ou no jardim. Com origem em ambientes áridos, desenvolvem mecanismos para sobreviver em condições de escassez de água. Apesar disso, as suculentas também precisam de uma rega adequada. O segredo é não exagerar, mas usar alguns métodos específicos de irrigação. Descobre o que precisas de fazer.
Os melhores métodos para regar suculentas
É sempre melhor pecar pela cautela do que pelo excesso quando se trata de suculentas. Também pode ser útil mudar método de irrigação. Em vez do regador clássico, existem vários métodos que podes usar.
Água por imersão
O método de imersão é particularmente eficaz para suculentas cultivadas em vasos. Consiste em encher um recipiente com água e mergulhar o vaso até a borda. Deixa a planta absorver água pelos furos de drenagem até que o solo esteja completamente molhado. Este método garante que a água chegue às raízes uniformemente.
Usar água e açúcar
Um método menos conhecido, mas eficaz, é usar uma solução de açúcar e água. Essa abordagem pode fornecer às suculentas a energia necessária para crescer e pode melhorar a sua resistência ao ataque de pragas. Basta misturar uma colher de chá de açúcar em um litro de água e usar a solução para regar as suas plantas uma vez por mês.
Borrifa ou rega com um borrifador
Para suculentas menores ou com folhas delicadas, é preferível borrifar ou usar um borrifador em vez de usar um regador tradicional. Desta forma, podes humedecer levemente o solo e as folhas sem encher as plantas de água. É especialmente útil em períodos mais quentes ou secos, quando a humidade é baixa.
Quanto tempo uma suculenta pode ficar sem água?
As suculentas podem sobreviver por longos períodos sem serem regadas. No entanto, o tempo exato varia dependendo de vários fatores, como a espécie, o tamanho da planta, o tipo de solo e as condições ambientais.
Em geral, muitas suculentas podem ficar sem água entre duas semanas a um mês. Algumas espécies particularmente resistentes, como cactos do deserto ou suculentas floridas, podem sobreviver por vários meses sem rega. Seja qual for a espécie, porém, é importante acompanhar a forma como a planta cresce e se desenvolve. É importante notas que se as folhas começarem a enrugar ou perder o vigor, a falta de água é evidente.
Suculentas: regar no inverno
No inverno, as suculentas precisam de pouquíssima água, pois entram em fase de repouso vegetativo e a humidade do ambiente geralmente é maior. A frequência de rega também neste caso depende de muitos fatores, mas em geral é suficiente regá-las uma vez por mês ou até menos, somente quando o solo estiver completamente seco. Se as plantas forem mantidas num ambiente muito frio (abaixo de 10°C), é aconselhável suspender completamente a rega para evitar o risco de apodrecimento das raízes.
Que tipo de solo é melhor para suculentas?
As suculentas precisam de solo bem drenado para evitar o alagamento, o que pode causar problemas de apodrecimento. O substrato ideal é composto por uma mistura de solo universal leve, areia grossa e perlita ou pedra-pomes, para garantir uma boa drenagem.
Existem no mercado solos específicos para suculentas, já balanceados com estes elementos. Se quiseres fazer uma mistura caseira, uma boa proporção é 50% de solo para vasos, 30% de areia e 20% de perlita ou pedra-pomes. Lembra-te de evitar solos muito ricos em substâncias orgânicas, que retêm muita humidade.
Onde colocar as suculentas em casa?
Para garantir o crescimento correto das suculentas, é preciso seguir uma excelente rotina de rega e o posicionamento também desempenha um papel fundamental. Estas plantas adoram luz solar e prosperam melhor quando recebem bastante luz direta.
O local ideal para suculentas é perto de uma janela voltada para o sul ou oeste, onde podem receber bastante luz natural. Se a luz natural for limitada, também podes considerar o uso de luzes artificiais. Além disso, certifica-te de que o ambiente esteja bem ventilado para evitar acumular humidade.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta