Formas originais para plantar suculentas: em vasos, potes de vidro ou em caixas de madeira.
Comentários: 0
Catos e suculentas
Pixabay

És um apaixonado por arranjos de catos (ou cacto como se escrevia antes do acordo)  e plantas suculentas? As plantas suculentas são irresistíveis, afinal ocupam pouco espaço e não precisam de muitos cuidados. São plantas capazes de reter o excesso de água no seu interior e de libertá-la quando necessário.

Como plantar suculentas
É importante saber como plantar suculentas Pixabay
Plantar suculentas e cactos em casa é uma excelente maneira de passar o tempo. Há quem prefira plantar suculentas em potes de vidro, em caixas de madeira ou paletes, em potes de vidro ou garrafas de plástico. Tenta ser o mais original possível para teres uma decoração de fazer cair o queixo. 

Como plantar suculentas pela folha?

As plantas suculentas são muito versáteis e podem ser cultivadas facilmente em ambientes tanto interiores quanto exteriores. Poucos sabem, mas propagação das plantas suculentas pode ser feita a partir das suas folhas, sendo uma forma muito fácil de ampliares o teu jardim.

Retira algumas folhas da suculenta, nomeadamente aquelas que estão próximas ao caule e que têm uma cor uniforme. Depois deixa as folhas secarem num local quente, mas sem luz direta do sol tendo em conta que neste momento não precisam de terra.

Plantar suculentas pela folha
Há várias formas de plantar suculentas em casa Pixabay
Para as raízes brotarem, podes utilizar um borrifador com água diariamente. Depois podes passar as plantas suculentas para a terra e cobri-las um pouco, para não secarem. Quando começarem a surgir algumas folhas na raiz, podes separá-la da folha principal. Este será o momento para acomodá-las num dos teus recipientes preferidos. Geralmente as folhas das raízes de plantas suculentas demoram entre 2 a 3 semanas a crescer.

Como plantar suculentas e cactos em vasos

Começa por preparar uma mistura de areias, terra (sem adubo) e até cascos de madeira, que garantam melhor a drenagem. Todo o cuidado é pouco quando decides plantar suculentas e catos em vasos, porque na fase inicial ainda são muito sensíveis. A vantagem é que consegues plantar suculentas em vasos com qualquer tipo de terra.

Escolhe os vasos de cerâmica que mais gostes e evita plantar suculentas em vasos de plástico, porque assim as suas raízes perdem força. Para cuidar das plantas suculentas convém regar os vasos uma vez por semana durante o verão, e uma a duas vezes por mês durante o inverno.

Como plantar suculentas em potes de vidro?

Antes de plantar suculentas em potes de vidro é preciso perceber se o vidro têm furos ou orifícios, essenciais para a rega. Recorre a um pote simples, que tenha espaço para as plantas crescerem.

Escolhe potes de vidro de distintas cores e formatos que possam dar um ar mais bonito e moderno. Por outro lado, as plantas suculentas em potes de vidro transparentes terão um ar mais comum e natural.

A primeira camada pode ser de pedras, areia ou de argila, seguida de uma camada de terra e da planta suculenta, cuja raiz deve ficar coberta. Coloca um pouco mais de terra, pedras e alguns musgos para conservar a humidade.

Como plantar suculentas em caixas de madeira? 

As plantas suculentas ajudam a alcançar resultados surpreendentes em termos de decoração. Aproveita por isso para plantar suculentas em caixas de madeira ou paletes que já não utilizes ou mesmo em gavetas de madeira dos móveis antigos vão despertar logo a atenção de todos e ficam bem nos recantos mais escondidos da tua casa.

Quem tem varandas pequenas também pode ter um jardim com suculentas em caixote de madeira para aproveitar melhor o espaço.

Dicas para fazer os mais belos arranjos de plantas suculentas

Podes fazer arranjo de suculentas quer para decorar o interior da tua casa, como para oferecer à pessoa que mais gostas.  As plantas suculentas mais pequenas exigem cuidados adicionais e devem ser colocadas em primeiro lugar num vaso.

Um elemento decorativo elegante, que embeleza as portas e as paredes, é a coroa de plantas suculentas, que torna o ambiente mágico. Podes reaproveitar também gaiolas, chávenas velhas ou troncos de árvores para criar arranjos rústicos de plantas suculentas

Arranjos de plantas suculentas
Fazer arranjos de suculentas e impressionar Pixabay
As plantas suculentas naturais ou mesmo as plantas suculentas artificiais são baratas e consegues ter uma multiplicidade delas sem gastar muito dinheiro. Todos os cuidados com as plantas de casa são importantes para atingir a melhor decoração. De que estás à espera? Começa a cuidar do teu jardim de suculentas e catos e deixa-as crescer livremente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade