Se o teu quarto é pequeno e, sempre que entras, sentes que é tudo menos acolhedor — pelo contrário, parece apertado e sufocante — então está na hora de repensares a decoração. Independentemente dos metros quadrados, o mais importante é libertar o espaço para que pareça mais luminoso e relaxante, e apostar na simetria para que se torne visualmente mais amplo.
Tens a certeza sobre o que deves evitar? Neste artigo, não te vamos dar ideias para aproveitares melhor o espaço, mas sim mostrar-te o que deves fazer para libertá-lo visualmente. Vais descobrir cinco dos erros mais comuns na decoração de quartos. Corrige-os e vais ver como o espaço se transforma num ambiente muito mais relaxante e acolhedor.
Evita os estores e opta por cortinados até ao chão
Para que um quarto pareça maior do que realmente é, um bom truque é "enganar" o olhar escolhendo cortinados que vão até ao chão (e colocando o varão o mais próximo possível do teto). Quanto mais acima do caixilho da janela estiverem, melhor. Porquê? Porque vão atrair o olhar para cima, desviando a atenção do facto de o quarto ser estreito, por exemplo.
Cuidado com a desarrumação
Nos quartos tendemos a acumular pequenos acessórios: jarras, velas, ambientadores, plantas… Todos dão um toque de cor à decoração, mas também podem criar uma sensação de desorganização. Para evitar isso, experimenta agrupá-los numa bandeja decorativa. Vais ver como resulta bem visualmente.
Livra-te das mesas de cabeceira
Tal como acontece nas casas de banho, onde cada vez mais se preferem móveis suspensos para criar uma sensação de espaço e facilitar a limpeza, também no quarto é boa ideia libertar o chão para aumentar a sensação de amplitude e luminosidade. Duas mesas de cabeceira, uma de cada lado da cama, ocupam bastante espaço. Substitui-as por modelos montados na parede.
Esquece os candeeiros de mesa
Ainda a propósito das mesas de cabeceira: o típico candeeiro de mesa já não é a melhor opção decorativa. A mesa de cabeceira deve estar o mais desimpedida possível. No máximo, deixa nela o livro que estás a ler ou um pequeno vaso com flores ou ramos. Para iluminação, escolhe um aplique simples. Outra opção, cada vez mais popular, é colocar candeeiros suspensos de teto de cada lado da cama. Servem como elementos decorativos, criam simetria e emolduram o espaço da cama de forma elegante.
Escolhe uma cama de base com pés
No quarto, a cama é o móvel que mais espaço ocupa. Para que não pareça tão volumosa, opta por uma base com pés, que deixe espaço livre por baixo, e evita os modelos tipo canapé com arrumação embutida. Também podes escolher uma cama suspensa, semelhante às mesas de cabeceira flutuantes. Sim, podes perder algum espaço de arrumação, mas não achas que o quarto vai parecer muito mais leve, arejado e relaxante?
Para poder comentar deves entrar na tua conta