Viver numa casa limpa e organizada ajuda a ser mais feliz. O segredo está no equilíbrio, mas não só. ''Eu Arrumo'' em entrevista.
Comentários: 0
Limpar e arrumar a casa
Pexels

Ao longo dos anos, vamos acumulando coisas em casa e deixamos de ter espaço para aproveitá-la na sua plenitude. Estamos muitas vezes rodeados de coisas de que até nem gostamos, num ambiente saturado, e que pouco contribui para o nosso bem-estar físico e mental. A casa não pode nem deve ser uma fonte de stress, dizem os especialistas. É importante identificar os sinais e criar boas rotinas no dia a dia, combatendo a “falta de tempo” com pequenas mudanças. O primeiro passo, segundo Cuca Pinto Abreu, fundadora do projeto “Eu Arrumo”, é simples: chama-se destralhar.

Cuca Pinto Abreu é 'personal organizer', uma verdadeira Marie Kondo à portuguesa. Identifica-se com o método KonMarie, de que “arrumar a casa é arrumar a vida”, e trabalha para ajudar as pessoas a libertarem-se daquilo que não faz falta nas suas casas. Se uma casa desarrumada aumenta os níveis de stress, a verdade é que uma casa limpa ao extremo e demasiado organizada também pode gerar ansiedade. O segredo, como em tudo, está no equilíbrio, garante em entrevista ao idealista/news.

A pandemia ajudou-nos a tomar a consciência da importância de nos sentirmos bem em casa, alimentando a vontade de criarmos espaços mais harmoniosos e adaptados às necessidades de cada família. Apesar disso, Cuca Pinto Abreu considera que vivemos numa sociedade consumista e em piloto automático, e acredita que é fundamental saber parar e avaliar o que nos rodeia, até porque não tem dúvidas de que “a nossa casa é um reflexo de nós como pessoas”.

Mas, afinal, por que é que é tão importante destralhar? E quais são as vantagens de criar boas rotinas em casa? Qual é o segredo para “ter tempo”? Nesta entrevista, a fundadora do “Eu Arrumo” deixa algumas dicas para viver melhor e ser mais feliz em casa.

 

Arrumar a casa
Pexels

Quando é que começou o projeto “Eu Arrumo?”

Começou em setembro de 2020. Após um incêndio no meu apartamento, e depois de ter de encaixar todos os meus pertences numa divisão da casa para que a obra fosse feita, percebi que esta minha capacidade de organização e de destralhar tinha sido um enorme aliado neste processo. Quando regressámos a casa, após quatro meses de obras, atirei-me de cabeça ao estudo. Fiz várias formações em personal organizer, estudei alta performance, fiz uma certificação em inteligência emocional e li muito sobre todos estes temas.

É organizer e quer ajudar as pessoas ocupadas a ganhar tempo. Identifica-se com a filosofia/método Marie Kondo? “Arrumar a casa é arrumar a vida”? Ou qual é a linha que segue?

Sim. Ajudo pessoas ocupadas a libertarem-se da tralha, a organizarem-se e a simplificar tarefas de forma a que tenham mais tempo de qualidade. A organização física está colada à organização das nossas vidas. Daí que identifico-me muito com o método KonMarie. A nossa casa ou escritório é um reflexo de nós como pessoas. E se esses espaços estão desorganizados, com excesso de coisas, muito dificilmente iremos estar numa energia de paz e serenidade, connosco e com a família.

Ajudo pessoas ocupadas a libertarem-se da tralha, a organizarem-se e a simplificar tarefas de forma a que tenham mais tempo de qualidade

A psicologia por detrás das limpezas (e arrumações) mostra-nos que ter a casa limpa e arrumada reduz a ansiedade e contribui para o nosso bem-estar físico e mental. Partilha desta visão? Por que é que isto acontece?

Diria de outra forma: uma casa desarrumada e muito cheia aumenta os níveis de stress dos que lá vivem. Se bem que uma casa limpa ao extremo e demasiado organizada (perfecionismo) pode e contribui igualmente para o stress e ansiedade. O equilíbrio da limpeza e da organização é o segredo de quem quer uma vida mais leve. Esta é sempre a solução para tudo.

 

Organizar a casa
Pexels

Que sinais podem indicar que a nossa casa é uma fonte de stress? E como conseguir o contrário?

Quando somos acumuladores e deixamos de ter espaço para estar em casa. Por exemplo, quando a mesa da sala de jantar está cheia e temos de jantar no sofá com um tabuleiro; quando compramos coisas duas vezes porque não sabemos onde as pusemos; quando estamos rodeados de objetos que não gostamos e estão ali a ocupar espaço. A solução é questionar os objetos, porque os temos, porque os mantemos e destralhar.

A solução é questionar os objetos, porque os temos, porque os mantemos e destralhar.

Quais são os principais erros que as pessoas cometem na organização de uma casa?

Não destralhar e deixar a organização da casa ao acaso.

 A principal queixa é a “falta de tempo”. Afinal, qual é o segredo para ter tempo?

Diria que são dois segredos: planear e simplificar. Planear para conseguirmos superar os contratempos, que são inevitáveis. Simplificar as tarefas e obrigações o máximo possível.

 

Organizar a despensa
Pexels

Por onde é que se deve começar?

Por destralhar. Nas sessões com os meus clientes, começamos sempre por pôr em prática o método “Deixa Ir”. Este método é um processo que ensina como nos podemos libertar daquilo que temos a mais. Só a seguir é que passamos à organização do espaço.

Quais as dicas para conseguir manter tudo organizado/arrumado no dia a dia?

Planear a agenda ao domingo: trabalho, pessoal e familiar. Atribuir a cada objeto o seu lugar e devolver sempre ao seu destino depois da sua utilização.

Tantas vezes sentimos que temos de manter este ou aquele objeto só porque está lá e nem questionamos o porquê

Por que é que é tão importante destralhar? Quais os benefícios do destralhe?

Tantas vezes sentimos que temos de manter este ou aquele objeto só porque está lá e nem questionamos o porquê. Ao destralhar vamos libertar-nos do que está mais e ganhar espaço. Vamos livrar-nos daquilo que não gostamos (parece óbvio, mas mais de metade dos objetos que temos em casa não são da nossa predileção) e desapegamos de tanta coisa “tóxica” que acumulamos nos nossos espaços. O resultado é sempre uma sensação de leveza e alívio.

 

Destralhar
Pexels

“Se tens menos arrumas menos”. É uma das suas frases mais repetidas. Por que é que as pessoas tendem a acumular tantas coisas em casa?

Porque vivemos numa sociedade consumista e em piloto automático. Às vezes bastava dizer não ao brinde de supermercado em vez de o levar para casa para ficar a ocupar espaço na gaveta da cozinha.

Quais as vantagens de criar boas rotinas?

Para sair do piloto automático, para viver uma vida feliz e harmoniosa, para estar verdadeiramente presente na nossa vida e na dos que nos rodeiam.

 

Manter a casa arrumada
Pexels

Como é que se transformam hábitos em rotinas?

Uso as palavras do escritor e coach de alta performance Brendon Burchard: “Primeiro há uma intenção, depois um comportamento, depois um hábito, depois uma segunda natureza e por fim é simplesmente o que tu és.”

As pessoas até podem ter um escritório em casa, mas muitas vezes esses espaços transformam-se nos quartos da tralha.

Que conselhos daria para conseguir que a nossa casa seja também o nosso espaço de trabalho de forma harmoniosa?

Um home office não precisa de ser um espaço enorme e exclusivo. As pessoas até podem ter um escritório em casa, mas muitas vezes esses espaços transformam-se nos quartos da tralha. Se for esse o caso há que destralhar e devolver aos seus lugares o que não é dali. Se não existe esse espaço poderá trabalhar na mesa de jantar ou colocar uma secretária no quarto. Contudo deverá obedecer a umas regras:

  • Ser disciplinado e arrumar o espaço antes de começar a trabalhar. Não dá para concentrar no trabalho com legos espalhados no chão ou uma cama por fazer;
  • Destinar uma caixa ou prateleira para, quando terminar o expediente, arrumar tudo nesse local.

Que dicas simples daria a quem quer começar este novo ano de 2022 a transformar a casa?

Destralhar, destralhar e destralhar. Rumo a uma vida mais leve.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta