
Decorar um quarto pequeno pode ser um verdadeiro desafio, mas com as ideias certas, é possível transformá-lo num espaço bonito, funcional e acolhedor. Neste artigo, reunimos 7 dicas de decoração para quartos pequenos, combinando sugestões estéticas — como o uso de cores e acessórios — com soluções práticas que te ajudam a aproveitar cada centímetro.
Experimenta estas ideias e volta a desfrutar de um quarto harmonioso, bem organizado e com muito estilo.
- Usa papel de parede às riscas para alongar visualmente a cama
- Instala um lambrim na cabeceira e ganha mais espaço
- Aplica o “color drenching” para ampliar o ambiente
- Prefere cores suaves para ampliar a sensação de espaço
- Cria camadas com almofadas e mantas (sem exagerar)
- Escolhe uma cama com arrumação embutida
- Instala um armário tipo ponte sobre a cama
Usa papel de parede às riscas para alongar visualmente a cama
Aplicar papel de parede às riscas largas na parede da cabeceira é um truque visual poderoso para fazer com que a cama pareça mais comprida. Para reforçar o efeito, escolhe roupa de cama com padrões semelhantes ou geométricos — o resultado é coerente e impactante.
Para reforçar o efeito, o ideal seria encontrar roupa de cama idêntica (ou muito semelhante) ao papel de parede que escolheste. Em alternativa, também podes optar por roupa de cama com padrões geométricos.
Instala um lambrim na cabeceira e ganha mais espaço

Um lambrim na parede da cabeceira é outro daqueles truques que ajudam a fazer com que um quarto pequeno pareça mais comprido. Além disso, podes usá-lo também como prateleira.
Desta forma, aproveitas melhor o espaço e até podes dispensar as mesas de cabeceira. Em alternativa, coloca uma pequena prateleira de cada lado da cama para pousares o telemóvel, um livro ou o despertador.
Aplica o “color drenching” para ampliar o ambiente
O "color drenching" é uma técnica de decoração que consiste em usar a mesma cor, ou variações muito próximas, em todas as superfícies de uma divisão, incluindo paredes, teto, rodapés, portas, molduras e até mobiliário. .
A ideia é “mergulhar” o espaço numa só tonalidade para criar um efeito visual envolvente, harmonioso e coeso.
Prefere cores suaves para ampliar a sensação de espaço
Tons como areia ou pêssego são claros e frescos, e ajudam a ampliar a sensação de espaço. O mesmo acontece com o bege, os rosas suaves e até os amarelos, que são perfeitos para quartos pequenos.
Cria camadas com almofadas e mantas (sem exagerar)
Em quartos pequenos, a lógica convida a evitar excessos de têxteis ou acessórios. Evita um minimalismo excessivo e aposta em têxteis estratégicos. Almofadas, mantas e colchas ajudam a criar profundidade e aconchego, sem ocupar espaço útil.
Usa-os também numa cadeira ou poltrona, se houver, para dar mais vida ao ambiente. O nosso conselho é que brinques com almofadas e mantas na cama, e que as uses também numa poltrona, se houver. Não ocupam espaço e acrescentam personalidade e cor ao ambiente.

Escolhe uma cama com arrumação embutida
Pode parecer uma ideia óbvia, mas vale a pena reforçá-la porque resulta muito bem em quartos pequenos. Ao optares por uma cama com arrumação, evitas a desarrumação e, como consequência, o espaço parece maior. Escolhe uma cama com gavetas ou com estrado elevatório.
Se preferires, também podes colocar gavetões ou caixas por baixo da cama, mas mede bem antes para te certificares de que cabem. Além disso, coloca no fundo aquelas onde guardas os objetos que usas com menos frequência.
Instala um armário tipo ponte sobre a cama
Os armários tipo ponte sobre a cabeceira da cama são perfeitos para acrescentar espaço de arrumação em quartos pequenos. Podes mandá-los fazer por medida, embora existam opções bastante acessíveis em algumas lojas, ideais para guardar todo o tipo de objetos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta