
Queres saber se a decoração da tua casa é aborrecida? Experimenta tirar uma fotografia a cada espaço. Provavelmente, assim vais perceber se o é ou não, embora, muitas vezes, também não seja particularmente fácil identificar o que é que não encaixa.
Neste artigo vamos contar-te do que nos esquecemos ou quais são os erros mais habituais na hora de decorar a casa, para que vejas se há algo que possas melhorar para desfrutar de um lar melhor decorado e mais agradável.
Espaços vazios e paredes (demasiado) brancas

Esta é fácil corrigir! A decoração de uma casa muda quando há quadros, gravuras ou alguma outra peça artística. A razão principal é que acrescentam interesse visual, centrando a atenção num ponto concreto.
Em consequência, como um ambiente em que não haja alguma obra de arte resultará insípido, aposta em decorar com quadros, gravuras ou até peças de artesanato. Se te apetecer algo mais divertido e colorido, cria uma galeria de imagens como a deste quarto.
Não prestar atenção à distribuição de um espaço

É fundamental dedicar algum tempo a perceber como distribuir um espaço e, sobretudo, verificar se os móveis encaixam, se não exageraste ao escolher demasiados e se é confortável movimentares-te entre eles. Evita os móveis pequenos.
É um erro habitual pensar que, se a divisão é pequena, os móveis também devem ser pequenos. No geral, é melhor optar por móveis e padrões grandes. Em 2025, por exemplo, os quadros grandes são uma das principais tendências na decoração. Assim conseguirás que o teu espaço se torne muito mais interessante.
Os estores são aborrecem-te? As cortinas estão de volta!

Acabaram-se os estores! São aborrecidos e não combinam com um tipo de decoração mais arrojada, menos minimalista e nórdica, que era a moda há cinco ou seis anos e que agora já não é tendência.
Umas cortinas são um elemento de destaque imprescindível que mudará o aspeto de qualquer ambiente, sobretudo da sala e do quarto. Deixa que arrastem até ao chão e aposta em cores da moda, como o moca, o salva ou um tom mostarda como o da foto.
Não prestar atenção às texturas e cor

Pode-se tornar um espaço visualmente muito mais interessante com papéis de parede texturizados ou grandes motivos botânicos, que também estão muito na moda agora na decoração. No que diz respeito à cor, um erro clássico é não saber encontrar o equilíbrio.
Um conselho básico é combinar os tons de forma proporcional. Talvez já tenhas ouvido falar da regra 60-30-10: em que 60% do espaço é para uma cor dominante, 30% para uma cor secundária e, finalmente, 10% para uma cor de destaque, que deve restringir-se aos acessórios. Usando esta regra, vais criar um interior equilibrado e que não será aborrecido.
Comprar tudo novo é um erro habitual

Outro erro que fará com que qualquer ambiente da casa pareça muito aborrecido é ter tudo novo. Para tornar um espaço interessante, é preciso decorá-lo com peças que contem algo sobre ti e tragam "história". Também é boa ideia escolher peças de diferentes estilos para criar uma decoração mais eclética e maximalista.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta