Comentários: 0
Como manter sempre a arrecadação arrumada

Nos espaços pequenos é ainda mais importante ter tudo em ordem para que aquilo que seria um espaço de arrumação não se transforme rapidamente num amontoado de tralha. Sem uma ordem rigorosa, a arrecadação transforma-se num verdadeiro caos, onde é impossível encontrar seja o que for e, muitas vezes, sequer entrar.

Não sabes como organizar a tua arrecadação? Aqui ficam 10 ideias para manter sempre tudo em ordem.

1 – Faz uma seleção

Nem todas as coisas que tens em casa merecem ser guardadas. Faz uma seleção perguntando-te se cada coisa é mesmo necessária, se a usaste no ano anterior ou se deste por falta dela. Se a resposta a estas três perguntas é não, tens três soluções: ou a dás, ou a vendes ou a deitas fora.

2 – Separa

Coloca as coisas que têm utilidades semelhantes juntas e guarda o que usas com mais frequência num lugar mais acessível.

3 – Acesso e luz

Põe junto à porta as coisas de que precisas com mais frequência. Assegura-te que o espaço está bem iluminado para não andares à procura do que precisas às escuras.

4 – Escolhe a forma certa para guardar cada coisa

Além de te facilitar o trabalho é também preciso que a forma de armazenar seja a que mais se adapta a cada coisa e que melhor a protege do pó e da humidade. As caixas que se empilham são uma boa opção porque poupam espaço. Não ponhas tudo em caixas opacas, escolhe antes umas transparentes para que possas ver o que têm dentro.

5 – Pôr etiquetas e mais etiquetas

A única forma de encontrar sempre o que procuras é ter tudo bem identificado. Escolhe etiquetas grandes para se verem melhor e descreve o que há dentro da caixa ou saco que a identifica. Se identificares tudo bem é também mais fácil que outra pessoa encontre o que precisas, caso não possas ir tu procurar.

6 – Aproveita as paredes

Põe estantes na arrecadação para otimizar o espaço. Não só será mais fácil manter o chão desimpedido como te ajudará a guardar objetos mais pequenos. Usa suportes para coisas maiores, como bicicletas.

7 – Deixa o caminho livre

Não tem sentido guardar coisas se depois não lhes podes chegar. Para evitar bloquear a arrecadação arruma-a uma vez por ano e desfaz-te de tudo o que não precisas.

8 – Deixa espaço nas caixas

Se no caminho para a arrecadação há escadas, não as enchas muito para não ficarem demasiado pesadas e impossíveis de transportar.

9 – Toma notas

Aponta tudo o que guardaste e o lugar exato onde ficou cada coisa. Ás vezes passam-se meses, e até anos, até que voltes a precisar do que guardaste e é difícil lembrares-te do sitio onde está o que precisas.

10 – Mantém tudo limpo

É desagradável mexer em caixas cheias de pó e teias de aranha. Uma vez por ano tira tudo da arrecadação, limpa as caixas e aspira ou varre o chão.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta