Comentários: 0
Santa Apolónia: Salgado quer transformar a terceira maior estação do país em jardim

Uma nova polémica está instalada na capital portuguesa. O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa quer fechar a estação de Santa Apolónia, a terceira maior do país, para transformar aquele espaço num novo jardim com ligação ao rio Tejo. Mas a oposição dentro da autarquia não está convencida e o setor ferroviário está contra. 

"Encerrar Santa Apolónia seria impedir um acesso direto do modo ferroviário de longo curso ao centro de Lisboa  e contrariaria as boas práticas utilizadas na maior parte das cidades europeias, em que se potencia o transporte público em detrimento do transporte individual" escreve o Público, citando técnicos da CP e Refer (agora fundida com as Estradas de Portugal).

Qual é a ideia de Salgado?

O projeto de Manuel Salgado de transformar a mítica estação num espaçp verde ligado ao rio foi revelado pelo próprio no sábado à agência Lusa.  

O responsável pelo pelouro do urbanismo de Lisboa disse à agência de notícias que “se for viável e oportuno transferir” para o Barreiro a atividade portuária de Santa Apolónia, “isso iria libertar a área”. E que a seu ver, “não faz sentido” que a estação esteja no centro da cidade, já que grande parte dos passageiros que chegam a Lisboa saem na gare do Oriente. Além destas estações, a de Entrecampos também recebe comboios com ligações para fora da região de Lisboa.

Projeto não convence oposição nem setor ferroviário

Contudo, o Diário de Notícias contou que a oposição entende que a medida vai afetar a mobilidade de milhares de pessoas e que não houve reflexão para falar sobre uma transformação com grandes implicações para a baixa da cidade.

Todos os dias chegam e partem de Santa Apolónia 150 comboios de várias tipologias: de longo curso, regionais e suburbanos. O número de passageiros que diariamente chegam e/ ou partem daquela estação ronda os 8200, o que perfaz três milhões por ano. Estes números, avançados pelo Público, fazem de Santa Apolónia a terceira estação ferroviária portuguesa com mais movimento, sendo os primeiros lugares ocupados pelo Oriente e Campanhã.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta