Comentários: 0
Dicas de decoração: Fica a saber tudo sobre os jardins de inverno
autorizado

Tens ou gostavas de ter plantas em casa? A criação de espaços como jardins de inverno é o nono tema da rubrica semanal do idealista/news, dedicada à arquitetura e decoração e assegurada pela Architect Your Home. Fica a saber como podes ter um jardim de inverno perfeito...

Originalmente o termo jardins de inverno referia-se a pequenos espaços com plantas que pudessem ser utilizados na época do inverno, ou seja, um espaço dedicado às plantas mas não totalmente aberto. Este local era coberto de vidro como se de estufas se tratasse.

Hoje em dia o jardim de inverno é considerado como qualquer área com plantas que esteja ligada à casa, na maior parte das vezes é um espaço descoberto perto de um muro ou mesmo no meio da construção. Os jardins de inverno são cada vez mais utilizados em residências, apartamentos, casas e condomínios e têm a vantagem de trazer um tom mais natural para os ambientes. Além disso, funciona lindamente como recurso poderoso na decoração, dando uma sensação de aconchego e conforto ao ambiente.

Dicas de decoração: Fica a saber tudo sobre os jardins de inverno

Falando agora das vantagens, as principais passam por aumentar a iluminação e ventilação, principalmente se houver um cuidado no seu posicionamento que se reflete em algo estratégico. Algo muito importante é perceber que plantas resultam melhor nos jardins. E o fundamental passa por saber que quantidade de luz/sol irão receber, assim como a intensidade de vento dos locais. Neste sentido, o tipo de plantas mais recomendadas nesta época mais fria são:

Dicas de decoração: Fica a saber tudo sobre os jardins de inverno

Estas flores de clima frio, para que tenham tempo para hibernar, preencher as bordas dos canteiros e florescer da forma mais natural, devem ser cultivadas no início do outono até ao final do inverno.

Relativamente à forma adequada de plantação, se os locais não tiverem escoamento de água (ralos e drenos) é necessário o uso de plantas em vasos, que necessitam da rega manual. Mas se for possível a preparação de uma área em que o piso seja impermeabilizado com o escoamento de água adequado ou diretamente do solo é o ideal, pois as plantas podem ser colocadas diretamente no solo com terra.

Quanto ao revestimento das paredes, que não costuma ser usado uma vez que os jardins centrais são cercados por vidro e são os mais usados, é interessante que sejam aplicados materiais rústicos para realçar o aspeto natural do espaço. Algo muito utilizado também são as pedras e os tijolos, para realçar o espaço e a beleza inerente, valorizando-o.

Dicas de decoração: Fica a saber tudo sobre os jardins de inverno

Deixamos algumas dicas para um jardim de inverno:

1 – Controla a água

A rega deve ser cuidadosamente tratada e tem de ir ao encontro das necessidades de cada espécie de plantas. As plantas não devem ficar sem água, mas também não deve ser excedida a porção certa.

2 – Utiliza fertilizantes

O fertilizante deixa as plantas mais bonitas, mas assim como a água é necessário perceber as quantidades certas para cada planta para ter o efeito esperado.

3 – Remove as folhas mortas

Por muito cuidado que tenhamos, chega uma altura em que é inevitável o aparecimento de folhas secas e aí devemos removê-las para que o aspeto fique bonito, verde e que impulsione ao saudável crescimento.

4 – Decoração

Além da beleza natural das plantas podes utilizar objetos que marcam a diferença no visual, como pedras e vasos.

5 – Aposta em decks

Para um maior aconchego, pode-se apostar nos decks, refletindo-se num ambiente muito elegante e aconchegante.

Dicas de decoração: Fica a saber tudo sobre os jardins de inverno

Como podemos concluir, os jardins de inverno são algo muito funcional e fácil de serem mantidos, o que faz com que os admiradores de plantas não fiquem condicionados à sazonalidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta