Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

A árvore de Natal ideal: dicas infalíveis para acertar na decoração

Muitas vezes, na hora de montar a árvore de Natal, o resultado não nos convence. Eis algumas dicas que podem ajudar-te nesta tarefa festiva.

Decorar a árvore de Natal
Foto de Elina Fairytale no Pexels
Autor: Redação

A árvore de Natal é a estrela da decoração nesta época festiva. Muitos de nós compramos o pinheiro de Natal, as bolas, as fitas, acessórios, a estrela, mas quando chegamos a casa, e na hora de montar a árvore, o resultado não nos convence. Mas, afinal, como é que se pode ter uma árvore de Natal digna de revista?

Manuel Núñez, project manager do estúdio de design de interiores Artefactum, e Pilar López, market communication manager da Leroy Merlin, dois especialistas na matéria, partilharam com a Revista AD alguns truques para montar uma árvore de Natal espetacular. Toma nota das seguintes dicas:

Pinheiro natural ou artificial?

É importante relembrar, antes de mais, que o tamanho do pinheiro de Natal deve adequar-se ao espaço que tens disponível. A maioria das pessoas opta por escolher pinheiros artificiais para evitar cortar árvores. Ainda assim, e caso alguém decida escolher um pinheiro natural deve optar por aqueles que são criados em viveiro – são produzidos para esse fim e não afetam o ambinte.

Outra opção poderá passar pelo aluguer de pinheiros. Em Portugal, o Pinheiro Bombeiro pode ser uma boa solução. É uma iniciativa da startup portuguesa Rnters que pretende ajudar o ambiente e os bombeiros. Surgiu em 2017 com o objetivo de dar uma segunda vida a pinheiros que têm que ser cortados para limpar as matas. Depois do Natal, podem ser devolvidos num ponto de recolha. Por cada pinheiro alugado, 5 euros revertem para os bombeiros.

No caso de comprares uma árvore artificial lembra-te que este será um investimento para muito tempo. Se puderes, investe mais um pouco no pinheiro de Natal - há modelos que parecem muito naturais e tornam a decoração mais bonita.

Pinheiro de Natal
Unsplash

Escolher um estilo para decorar a árvore de Natal

Antes de comprares seja o que for, é importante decidires qual o estilo da tua árvore de Natal. Se preferes uma estética mais tradicional, em tons de verde, dourado e vermelho, ou se preferes algo mais discreto e suave, em tons de branco e prateados. Se fores amante da natureza também podes optar pelos castanhos, laranjas e enfeites de madeira. E lembra-te que a cor das luzes de Natal, quentes ou mais frias, também depende da estética que escolheres.

Enfeites de Natal
Unsplash

Decorar a árvore de Natal passo a passo

Os enfeites de Natal devem ser colocados de baixo para cima, colocando os maiores em baixo e concentrando a decoração na parte da árvore mais visível. Depois de todas as decorações podes enrolar uma fita ao redor da árvore, também de baixo para cima.

Relativamente aos enfeites, há uma grande variedade de opções à escolha. Podes misturar bolas nos mesmos tons, usando os clássicos de cor sólida em toda a árvore para preencher e depois completar as áreas mais vistas com bolas de cristal ou plástico transparente que tenha glitter, letras, mensagens ou até bonecos de neve ou neve dentro. Relativamente à estrela, os especialistas são unânimes: apesar de tradicional, este elemento já não é imprescindível.

Árvore de Natal
Unsplash

Erros a evitar na decoração da árvore de Natal

Um dos erros principais é a pressa para terminar a árvore de Natal. De acordo com os especialistas, é essencial estar atento a todos os detalhes para que o resultado te deixe orgulhoso. Para isso, é importante antecipar, ou seja, planear e comprar a decoração algum tempo antes. Outro erro é comprar novos acessórios e combiná-los com os antigos que não têm nada a ver, ou usar acessórios danificados ou desatualizados.

Além disso, devemos evitar que a decoração se torne em algo chato. Ou seja, a árvore de Natal não pode comprometer o nosso movimento, atrapalhar a passagem ou destoar da decoração que temos em casa.

Decoração de Natal
Unsplash