
O gesso cartonado, vulgarmente conhecido por pladur, é dos materiais mais versáteis da construção civil, uma vez que consegue aliar a necessidade construtiva com a componente estética final. Seja para criar divisórias transformando espaços, para modernizar ou inventar novos elementos ou para unificar ou articular zonas, o pladur assume várias formas e dá resposta a diferentes desafios. A pensar nisso, no artigo de hoje deixamos-te algumas dicas sobre como remodelar a casa com pladur.
Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, apresenta várias sugestões e dicas para uma boa conjugação da construção e decoração pretendidas.
Do projeto à obra: trabalhar com pladur
A MELOM apresenta vários exemplos entre os quais destaca dois projetos desafiantes estudados e realizados pela equipa. Ambos com uma caraterística em comum: espaços reduzidos. O pladur permitiu em ambas as situações modelar o espaço e criar um novo ambiente, completamente distinto do passado e com propósitos específicos.
Quarto: nicho estante
Num espaço confinado e sem paredes disponíveis, o pladur permitiu otimizar o espaço, criando sob a forma de nicho uma zona de arrumação e trabalho que é simultaneamente um destaque do quarto por articular a exposição de objetos particulares com a utilidade e liberdade de espaço que o canto passou a conferir ao quarto.

Garrafeira: teto arredondado
Mediante o desafio do cliente de criar um espaço nobre para arrumar e expor o seu espólio de garrafas, o espaço era mínimo. Foi através da altura que o arredondado do teto, com a utilização de placas de gesso de 6mm, e a ilusão de profundidade com a introdução de espelhos sobre o pladur, que conseguimos agigantar o espaço dando uma dinâmica ao mesmo completamente diferente da anteriormente existente e cumprindo com o propósito pretendido.

São diversas as soluções em que pladur pode ser trabalhado:
Lareiras

Tetos e Sancas

Estantes/Nichos

- Divisórias/Remates
- Portas/Janelas/Alçapões
O pladur como material: vantagens e desvantagens
Desvantagens
- Elementos fixos, não deslocáveis
- Precisa de acabamento final
- Fundamental escolher a solução para o propósito
Vantagens
- Mais Leve e menos espesso relativamente à construção tradicional
- Rapidez e fácil modelação
- Aspeto de linearidade. Um só elemento. Clean.
Tipos de pladur e conjugações
Existem vários tipos de placas de gesso com caraterísticas diferentes consoante o fim a que se destinam. Os mais usuais são:
- Normal (branco - geral)
- Hidrofugo (verde - humidades)
- Ignifugo (vermelho – temperaturas altas)
- Acústico (perfurado - som)
Pode ainda ser articulado com outros materiais/isolamentos elevando o qualidade térmica e/ou acústica e acrescendo o nível de conforto das habitações ou outros espaços conforme as necessidades.

Mediante a conjugação com elementos estruturais poderá esconder o suporte de cargas maiores, dando a ilusão de suspensões ou cargas flutuantes, por exemplo nos degraus de uma escada, numa lareira ou num balcão de cozinha.
O pladur em articulação com outros materiais
Não sendo um material acabado, consegue articular-se com a grande maioria dos materiais do mercado, seja tinta, pedra, azulejo, madeira, papel de parede ou vidro dando origem a um leque muito distinto de resultados finais, cuja procura no setor da decoração tem vindo a evoluir.
Exemplos:
- Pladur pintado
- Pladur com vidro
- Pladur com pedra
- Pladur revestido a cerâmica
- Pladur conjugado com madeira
- Pladur revestido a papel de parede
Outros exemplos de remodelações habitacionais
Resultados finais em remodelações gerais de espaços habitacionais: cozinhas/ salas/ hall/ escritórios, onde o pladur é um elemento fundamental e ajuda a fazer transformações irreconhecíveis.




*Este artigo contou com o apoio técnico do Querido Mudei a Casa – Obras Querida Ana Amaro (Torres Vedras)
Para poder comentar deves entrar na tua conta