Desde o início do verão até ao próximo ano, reunimos o calendário de podas para os próximos meses para que as tuas plantas.
Comentários: 0
pereira
Pixabay

A poda é uma prática agrícola importante para deixar as árvores e arbustos saudáveis e os jardins sempre apelativos. Com o fim da primavera, o verão de colheitas aí à porta, faz sentido dar-te a conhecer o calendário de podas para 2023, para que consigas realizar esta tarefa sem qualquer percalço. 

Vamos revelar que as plantas e árvores precisam de maior cuidados, de forma a que continuarem a encantar os teus convidados. 

Porque é necessário podar as árvores e arbustos?

ramos de árvores
Pixabay

A poda das árvores e arbustos é essencial por diversos motivos. Ao fazê-lo conseguirás manter a boa forma de inúmeras espécies durante todo o ano. A tarefa consiste em remover ou cortar os galhos secos e danificados, que deixarão de ser uma ameaça à segurança. 

Ao podar, estarás a estimular o crescimento de novos ramos, fundamental em  árvores frutíferas. Vais conseguir direcionar o crescimento das árvores e arbustos numa determinada direção, evitando que ramos indesejados se espalhem.

Estarás ainda a prevenir a propagação de pragas, mantendo a saúde das plantas e árvores. Portanto, a poda é uma medidas preventiva necessária para cuidar de plantas e árvores. 

Que tipos de poda existem? 

Tipos de podas
Pixabay

Podemos considerar alguns tipos de podas diferentes, aplicados consoante os objetivos que pretendes atingir. A poda de formação e a poda de manutenção assumem, contudo, um papel de destaque em comparação com os restantes tipos: 

  • Poda de formação: realizada nos primeiros anos de vida, ajuda a planta a atingir a tão desejada aparência. Elimina os galhos indesejados, como por exemplo, ramos cruzados, para que a estrutura se mantenha forte e equilibrada; 
  • Poda de manutenção: traduz-se na remoção de galhos secos, danificados ou doentes. O objetivo é manter a saúde da planta e, por isso, efetua-se ao longo do seu ciclo de vida. É um dos processos mais exigentes porque é preciso conhecer as características da espécie;
  • Poda de rejuvenescimento: caso tenhas uma árvore envelhecida, com produção reduzida de fruto ou com uma estrutura enfraquecida, corta os galhos velhos de maneira mais drástica para que consigas revitalizar a árvore. Este é uma prática comum em espécies que crescem desmesuradamente;
  • Poda de frutificação: semelhante à poda de formação, será relevante para as árvores frutíferas, a fim de aumentar a produção e assegurar a qualidade dos seus frutos. Também consiste no corte dos ramos mais finos ou mais baixos, a fim de conferir mais volume ao tronco principal. 

Podar árvores frutíferas: as datas a ter em conta

Quando fazer a poda de árvores frutíferas? Qual o mês para podar laranjeiras e limoeiros em Portugal? Estas são algumas das dúvidas dos amantes de jardinagem que pretendem manter a qualidade dos espaços exteriores. Percorre o nosso calendário de podas ao longo dos meses para perceber como deves agir. 

Janeiro

É o momento de podar figueiras, diospireiros e macieiras, sobretudo durante a fase de minguante da Lua para promover um equilíbrio no desenvolvimento das árvores.

Podar árvores de fruto
Pixabay

Fevereiro

Deves podar macieiras, pereiras, pessegueiros, mas evitar as podas de morangueiros e damasqueiros, pois afetarão o seu crescimento. As podas de árvores de citrinos, como laranjeiras e limoeiros, podem ser realizadas ao longo dos meses de fevereiro e março. 

Podar pessegueiro
Pixabay

Março e abril

Poda de oliveiras deve começar em março e prolongar-se pelo mês de abril, para a realização de trabalhos mais profundos. Ameixeiras, pessegueiros e nectarinas também podem ser podadas nesta época para ajustes na forma. 

Podar ameixoeiras
Pixabay

Maio

Para além das poda em pessegueiros, nectarinas e ameixeiras, também as cerejeiras e figueiras podem ser podadas em maio para garantir a melhor circulação de ar e luz na árvore. Na verdade, a poda de árvores de fruto de caroço deve ser realizada durante os meses mais quentes.

Cerejeira
Pixabay

Junho

Começa a poda de verão, essencial em algumas árvores de fruto, como macieiras e pereiras. As árvores de kiwi também devem ser podadas nos finais de maio e inícios de junho. 

Árvores de Kiwi
Pixabay

Julho e agosto

Nestes meses deves continuar com as podas em macieiras, pereiras e outras árvores de fruto. Nos arbustos, a poda de plantas trepadeiras é pertinente. 

Trepadeiras
Pixabay

Setembro

Apesar do sol e o calor ainda nos brindarem neste mês, deves optar por começar a limpar o jardim. Em vez de podas mais profundas, aproveita o mês para a limpeza superficial de alguns ramos. 

Limpeza do jardim
Pixabay

Outubro

Começa o outono, as folhas começam a cair e chega o momento de podar as árvores mais resistentes ao frio como nogueiras, figueiras, cerejeiras. 

Podar figueiras
Pixabay

Novembro

O tempo mais frio começa a fazer-se sentir, mesmo assim se for necessário deverás podar novamente as macieiras e as pereiras para que se possam preparar para a temporada mais fria. 

Podar pereiras
Pixabay

Dezembro

Este mês de inverno e chuva, volta a ser um período mais tranquilo e normalmente não existem podas específicas. Pode ser necessário proceder a alguma poda de manutenção, para manter as árvores apelativas.

Todas as árvores de fruto necessitam de ser podadas?

A poda das árvores vai interferir sempre no nível de distribuição de luz, na indução floral, na qualidade dos frutos, na melhoria da saúde das plantas e também na polinização. Mas será que todas as árvores de fruto precisam de ser podadas? A resposta é sim. 

Mesmo assim, deves sempre entender bem as condições do solo, posicionamento das árvores e seguir um guia de boas práticas. Por exemplo, as podas de plantas trepadeiras posicionadas em muros que separam o imóvel da estrada ou em paredes divisórias de casas geminadas, precisam de ser feitas com mais frequência para não incomodar pedestres ou os teus vizinhos. 

Que ferramentas devo utilizar na poda? 

ferramenta podas
Pixabay

As principais ferramentas a utilizar nas podas variam consoante o tipo de planta e do tamanho dos galhos a serem podados. À disposição deves ter: 

  • Tesoura de poda: pertinente para cortar os galhos mais finos e arbustos pouco densos. Existem tesouras de poda manuais e tesouras de poda com alavanca;
  • Serra de poda: utilizada para cortar ramos mais robustos e pesados. É uma ferramenta útil para eliminar os galhos danificados e deve ser afiada para cortes mais precisos;
  • Podão: necessário para cortar os galhos mais grossos, como também para eliminar alguns que sejam mais altos e de difícil alcance;
  • Escada: deve ser firme para a realização da poda de árvores e arbustos mais altos. Tenta utilizá-la com a ajuda alguém e fá-lo com segurança;
  • Motoserra: caso disponhas de orientação adequada poderás utilizar uma motosserra para a poda de árvores. Caso contrário, deves deixar a sua utilização a cargo de um especialista para evitar incidentes. 

Além destas ferramentas básicas, deves ter luvas de jardinagem para proteger as mãos, óculos de proteção, calçado e roupa apropriados para jardinagem e trabalhos de manutenção desta natureza. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta