Embora não sejam conhecidas por todos, existem plantas que não deves ter dentro de casa. Enquanto algumas poderão conviver perfeitamente contigo e com o teu animal de estimação no interior da casa, outras plantas devem ser apenas colocadas no exterior.
Para te ajudar, reunimos algumas das plantas de exterior que não deves ter em casa e contamos-te as razões pelas quais devem ser evitadas ao máximo. Se não tiveres animais de estimação, algumas delas ficarão bem no jardim.
Plantas que não devemos ter em casa
As aparências iludem e é precisamente isso que acontece com algumas das plantas que não deves colocar nos espaços interiores. Por muito coloridas e atraentes que sejam, não são recomendadas para casa, pois podem ser tóxicas para animais de estimação, crianças ou pessoas com alergias graves.
Abaixo apresentamos alguns dos exemplares de plantas e flores que devem estar proibidos em ambientes fechados:
Magnólias
A Grandiflora Magnolia, como o próprio nome indica, tem dimensões surpreendentes e pode atingir os 30 metros de altura. Por isso, não é uma planta indicada para o interior. Como os seus ramos são bastante densos, com folhagem capaz de atingir os 20 cm de comprimento, vão ficar bem em jardins mais amplos.
Esta planta que floresce na primavera, tolera bem o sol e as altas temperaturas, assim como geadas e condições climáticas extremas. No entanto, não é fã de terrenos calcários.
Azáleas
Podem deixar os ambientes mais envolventes, mas as azáleas são plantas tóxicas, que podem causar problemas cardíacos em animais de estimação e humanos. Isto acontece porque possuem a andromedotoxina, uma substância venenosa.
No exterior ficarão bem porque crescem como arbustos, sendo capazes de suportar o frio. São recomendáveis, por exemplo, para decorar jardins de inverno e ficam bem junto a árvores, beneficiando da sua sombra ao longo do dia.
Narcisos
Parte de um grupo de plantas bulbosas, os narcisos são plantas tóxicas e uma das mais perigosas para ter em casa. Conseguem causar indigestão, vómitos, diarreia, convulsões, úlceras gastrointestinais em bebés, crianças ou animais domésticos após a sua ingestão.
Outro dos principais sintomas de envenenamento da planta narciso diz respeito à paralisia do sistema nervoso central. É melhor mantê-la longe de casa!
Beladona
Embora utilizada na medicina tradicional, a beladona é bastante perigosa para o organismo, porque reúne alguns elementos tóxicos. Alguns dos seus efeitos secundários são: inquietação, náuseas, dores de cabeça constantes, batimentos cardíacos acelerados ou até mesmo delírios.
Se for consumida em excesso, a beladona pode provocar envenenamento, algo a evitar caso tenhas um animal de estimação muito curioso com plantas.
Abioto ou cicuta
Esta herbácea venenosa, da família das Umbelíferas, é capaz de atingir os dois metros de altura. Mas não é só isso que a torna numa planta proibida para espaços interiores.
Trata-se de uma das plantas mais venenosas, que provoca convulsões, paralisia progressiva dos músculos, diarreia e vómitos. Tal acontece porque contem alcalóides e, se houver intoxicação, a hospitalização deve ser imediata.
A planta lírio da paz é de exterior?
A planta lírio da paz é uma planta preferencialmente de exterior, uma vez que pode ser tóxica para o teu animal de estimação.
Apesar de muito chamativa pela suas enormes folhas e utilizada em alguns interiores uma vez que purifica o ar, esta flor pode originar doença renal grave, sobretudo em gatos, após a ingestão. Leva mesmo a outras alterações gastrointestinais e neurológicas.
Existem também outras plantas não recomendadas para interiores como as espécies de Euphorbia que causam irritação na pele ou a dedaleira, uma planta perene, com uma toxina que pode causar problemas cardíacos preocupantes.
Que plantas causam alergias?
Nem todas as plantas causam alergias ou libertam pólen. Isto é um mito. A boa notícia é que existem plantas indicadas para quem alergias e que até conseguem absorver poeiras. Entre elas encontramos as samambaias, as favoritas de muitas pessoas para decorações, que tornam os espaços mais agradáveis e respiráveis.
Em caso de feridas ou queimaduras, podes utilizar a aloe vera, que desde o Antigo Egito é utilizada na medicina e que oferece à casa um ar mais exótico. Espadas de São Jorge e catos também podem ser considerados para o interior.
Razões para colocar as plantas no exterior
Algumas plantas agradecem que sejam colocadas no exterior. Isto é algo que os mais teimosos devem ter em conta, quando tentam colocá-las à força no interior, acabando por secar ou morrer.
Vejamos as principais razões para colocar as plantas no exterior, como varandas, terraços ou jardins:
- Espaço amplo para as raízes: algumas plantas e arbustos necessitam de muitos espaço para crescer. No exterior poderão fazê-lo livremente, enquanto nos vasos estão mais limitados;
- Luz solar apropriada: no exterior podem beneficiar de maior luminosidade, sem que tenhas de te preocupar em afastar cortinas ou mudar as plantas de lugar ao longo do dia;
- Ar fresco e humidade: as plantas precisam de nível certo de ar, calor e humidade para respirar. Lá fora têm tudo isto, sobretudo se vives em locais com temperaturas muito amenas ou se optas por cultivar plantas de exterior resistentes todo o ano, como a lavanda, as palmeiras chinesas, rosas ou viburnos;
- Menos pólen no interior: como vimos, existem plantas que podem causar problemas respiratórios. Portanto, ao serem colocadas no exterior são menos propícias a estas situações dentro de casa;
- Melhor drenagem: os terrenos bem drenados ajudam às raízes a se manterem saudáveis, ao contrário dos vasos em que se poderão encharcar por completo.
Lembra-te que as plantas de exterior vão ajudar a aumentar a biodiversidade da tua zona e aumentar a quantidade de oxigénio. Tenta colocá-las no exterior, mas fornece-lhes todos os cuidados para assegurar que crescem saudáveis.
Para poder comentar deves entrar na tua conta