
Talvez já tenha sido um elemento vintage, mas como as tendências vão e vêm, e praticamente tudo está inventado (ou quase), o papel de parede voltou a revestir as paredes das nossas casas. Um exemplo simples: a empresa Banak Importa acaba de lançar a sua primeira coleção de papéis de parede.
São quatro modelos diferentes de papel de parede:
- Bouquet, criado a partir de ramos de flores;
- Névoa, inspirada no mar;
- Palma, inspirada nas folhas de palmeira;
- Aqua, uma proposta ideal para os quartos dos mais pequenos da casa.
Um aspeto importante a considerar se estiveres a pensar colocar papel de parede em casa é que não é qualquer parede que serve, na verdade, a parede tem que ser lisa. “Além de liso, não deve ter grandes imperfeições porque se tiver, ficará marcado no papel”, confirma a Banak Importa. Então já sabes: evitar paredes com gotelé, defeitos e pequenas saliências.
Na hora de colocá-lo, a parede deve estar limpa e seca: “Recomenda-se usar a cola que acompanha o papel. Além disso, é importante respeitar a área de sobreposição recomendada, o papel tem largura de 50 cm”. Em relação à manutenção, é muito simples: recomendam passar um pano húmido, limpo e torcido, sem aplicar nenhum produto de limpeza ou esfregar, pois pode danificar o papel.

Onde colocar papel de parede?
Na Banak recomendam cobrir com papel de parede apenas uma parede da divisão. "Por exemplo, para uma parede de 4 metros de largura por 2,50 metros de altura, seriam necessários dois rolos de papel de parede, cada um custa 79 euros", explicam.
No quarto das crianças, por exemplo, recomendam colocá-lo na parede da cama: a parede inteira pode ser coberta ou apenas até metade. No quarto principal, a recomendação é semelhante: apenas na parede em que a cama encosta.
Se quisermos colocar papel de parede na sala de jantar, o melhor a fazer seria na parede do sofá, dessa forma podemos brincar com o estofamento do sofá e a tonalidade das almofadas. Se quisermos para o hall da casa, o melhor a fazer é fixar o papel na parede que fica logo em frente à porta de entrada.
Um dos problemas que o papel de parede pode vir sofrer é com as pontas que, com o tempo, podem descolar-se. Para evitar que saia, basta usar um pincel fino com cola nas áreas em está a descolar.
Para poder comentar deves entrar na tua conta