As cortinas duplas no quarto são uma ótima solução para obter luz e privacidade.
Comentários: 0
Cortinas para quarto de casal
Freepik

A última tendência em cortinas aposta na sobreposição de tecidos, um mais leve e transparente, e outro mais pesado e opaco, o que permite brincar com diferentes cores e texturas, criando ambientes elegantes e modernos. Descobre como as cortinas duplas no quarto podem transformar o espaço mais íntimo da casa, unindo estética e funcionalidade, num ambiente relaxante e sofisticado, tal como um quarto de hotel.

O que são cortinas duplas sobrepostas

A sobreposição de tecidos é uma das tendências mais populares, porque permite criar um efeito visual interessante e personalizado, adaptando-se a qualquer estilo de mobiliário, desde o moderno ao clássico. As cortinas duplas permitem que a luz natural entre no ambiente durante o dia, mas também oferecem um certo grau de privacidade.

Poder brincar com a luz e a sombra cria um ambiente dinâmico que muda do dia para a noite. Não é apenas uma questão de estética: a sobreposição de tecidos pode também melhorar o isolamento térmico e acústico do espaço, o que é muito útil no quarto. Esta solução é particularmente útil em ambientes urbanos onde o ruído exterior pode ser um problema.

Cortinas para quarto de casal
Pexels

Como montar cortinas duplas

Instalar cortinas blackout duplas é uma tarefa fácil de executar e existem dois métodos para o fazer. Ambas as formas oferecem uma boa funcionalidade e cumprem diferentes necessidades estéticas e práticas.

  • O primeiro método consiste em utilizar varões, que podem ser montados separadamente para cada cortina. Também podes montar uma cortina dupla numa única haste, criando um sistema de cortinas sobrepostas. Neste caso, são utilizadas cortinas duplas com argolas.
  • O segundo método envolve a utilização de calhas, que são fixadas à parede ou ao teto através de buchas e parafusos. Esta solução é mais moderna e elegante. As cortinas deslizam facilmente garantindo um aspeto limpo e organizado.
Cortinas para quarto de casal
Freepik

Como obter efeitos de transparência

O linho é um dos materiais naturais mais utilizados para cortinas, sendo utilizado para obter a transparência que se pretende obter no caso das cortinas duplas para o quarto. Este tecido, com o seu toque único e capacidade de filtrar delicadamente a luz, é perfeito para quem pretende um ambiente luminoso e arejado. As cortinas de linho permitem modular a luminosidade de forma natural, criando um ambiente acolhedor e relaxante.

Além do linho, o poliéster é também um tecido indicado para transparências: além de ser muito resistente, é também muito mais fácil de lavar do que o linho. Com uma cortina de poliéster é também possível obter o efeito translúcido que permite manter a privacidade sem abdicar da luz natural.

Cortinas para quarto de casal
Freepik

Utilizar cortinas técnicas

A integração de cortinas com tecnologia representa uma das soluções mais vanguardistas no panorama das últimas tendências em cortinas duplas. Quando tiveres de decidir como colocar cortinas no quarto, podes considerar as cortinas de rolo, por exemplo, que oferecem uma funcionalidade excecional graças à sua capacidade de escurecer completamente uma divisão ou filtrar a luz com precisão.

Quando combinadas com cortinas decorativas, estas soluções técnicas permitem gerir a luminosidade e a privacidade com extrema facilidade. De facto, as cortinas técnicas podem ser motorizadas para tornar o quarto ainda mais confortável, com controlo remoto através de smartphone ou sistemas de domótica.

Cortinas para quarto de casal
Pexels

O design de cortinas duplas para interiores

As últimas tendências de cor em design de interiores estão a revolucionar a forma como percebemos e experienciamos os nossos espaços. 

Como combinar cortinas no quarto? Os elementos decorativos das cortinas modernas enriquecem visualmente os ambientes e oferecem uma forma de expressar a individualidade de quem neles vive.

  • O uso de cores vibrantes e de padrões botânicos está cada vez mais na moda: estes padrões, inspirados na natureza, acrescentam um toque de frescura e vitalidade aos ambientes. As cores vivas, como o verde esmeralda e o azul cobalto, são preferidas pela sua capacidade de transmitir energia e dinamismo.
  • Os padrões geométricos são outra forma de pensar em móveis e experimentar diferentes combinações de cores e padrões, até mesmo para cortinas duplas na sala de estar. Por exemplo, pode escolher um tecido de cor sólida para uma camada e um padrão geométrico para a outra, criando um contraste atraente que acrescenta profundidade.
  • Brincar com os tecidos: para além das opções de design, para criar um contraste visual e sensorial, podes optar por utilizar um tecido, talvez estampado, para a cortina mais escura e um com riscas ou outro acabamento para a cortina clara.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta