A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, disse esta quarta-feira, dia 17 de dezembro de 2025, que o Ministério das Infraestruturas vai agendar para janeiro uma reunião para apresentar um plano para a resolução do problema do bairro de génese ilegal de Penajoia. Em declarações à agência Lusa, Inês de Medeiros explicou que a garantia lhe foi dada durante uma reunião com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, realizada esta quarta-feira, dia 17 de dezembro de 2025, a pedido do governante.
A Câmara Municipal de Almada está preocupada com “o crescimento acelerado e descontrolado” de bairros de barracas no concelho, nomeadamente nos bairros de construção precária e ilegal da Penajóia e Raposo. Nesse sentido, enviou uma carta aberta aos gabinetes do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
Sérgio Figueiredo, ex-diretor de Informação da TVI, ex-diretor do Negócios e antigo administrador da Fundação EDP, tem uma nova marca de media, a Conta Lá - Conteúdos Audiovisuais, S.A. (Conta Lá), e estará a tentar atrair novos investidores para a marca acenado com a possibilidade de estes virem a beneficiar de um projeto imobiliário e residencial de luxo situado em Porto Brandão (Almada).
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa assinou um contrato para a construção de uma nova residência universitária no Campus da Caparica, em Almada, que deverá estar pronta em junho de 2026. Segundo a faculdade, a NOVA FCT Student Residence Hall será a primeira de duas novas residências, ficando a instituição com um total de 614 camas no final de 2026.
Os municípios de Almada e Oeiras vão apresentar uma proposta conjunta à Área Metropolitana de Lisboa (AML) e ao Governo para a criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés, anunciaram as duas câmaras.
Apesar do fim oficial da situação de alerta decretada para o Cais do Ginjal, em Almada, a circulação de pessoas naquela zona ribeirinha continuará interdita. A informação foi confirmada à Lusa por fonte da Câmara Municipal de Almada (CMA), que mantém a interdição por motivos de segurança.
A Casa do Cais - Hub Criativo da Trafaria foi inaugurada no sábado (dia 7 de fevereiro) e, segundo a autarquia de Almada, "será um novo ponto de encontro para artistas que pretendam desenvolver projetos culturais".A Trafaria, no concelho de Almada, tem desde sábado um novo espaço cultural para
O Almar South Living, em Almada, dá as boas vindas à segunda de três fases do projeto com o Almar Beach. Este novo empreendimento está situado na Alameda Guerra Junqueiro, junto ao Parque da Paz, e é composto por três edifícios e um total de 160 apartamentos.
As candidaturas para o programa de apoio financeiro ao arrendamento da Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, começam esta quarta-feira (15 de janeiro de 2025) e decorrem até 15 de fevereiro, anunciou a autarquia.
Almada é uma cidade situada na margem sul do rio Tejo, em frente a Lisboa. Esta localização privilegiada oferece vistas sobre a capital portuguesa, ao mesmo tempo que proporciona um ambiente mais tranquilo e acessível.
Almada está a assistir à construção do seu mais recente empreendimento habitacional. Chama-se Almar Bridge e localiza-se junto ao Parque da Paz, o lugar perfeito para combinar a tranquilidade de vida junto à costa com a proximidade à vida urbana.
A Câmara Municipal de Almada (CMA), no distrito de Setúbal, assegurou esta quinta-feira (8 de fevereiro de 2024) que não enviou qualquer ordem de despejos aos concessionários da Frente Urbana da Costa da Caparica.
Os concessionários de mais de 20 de restaurantes da Costa de Caparica começaram a ser notificados pela Câmara Municipal de Almada (CMA), em novembro e dezembro do ano passado, para deixarem as instalações no prazo de dez dias. António Ramos, mais conhecido por “Barbas do Benfica” e dono do “O Barbas”, foi um deles.
Vai nascer na Quinta da Silveira de Baixo, em Almada, num terreno com cerca de 5,3 hectares que se encontra a cerca de 15 minutos de Lisboa e perto das praias da Caparica, um projeto de Senior Living/Health Facilities. Trata-se de “um segmento que tem vindo a crescer sustentadamente nos últimos anos”, refere em comunicado a Worx, que foi mandatada em exclusivo para a comercialização do empreendimento.
Há mais habitação acessível a nascer em Almada. As obras de construção de 156 novas casas para arrendamento acessível em Alfazina arrancaram na passada quinta-feira, dia 30 de março, e deverão estar concluídas até ao verão de 2025. Trata-se de um projeto habitacional previsto no Plano Integrado de Almada (PIA).
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que é tutelado pelo Ministério da Habitação, vai avançar com a construção de 24 habitações de renda acessível em Alcaniça, Monte da Caparica (na Margem Sul de Lisboa), num investimento de cerca de quatro milhões de euros. Esta será a primeira fase do Plano Integrado de Almada (PIA), que prevê ainda a construção de 28 habitações na Quinta do Olho de Vidro e 156 em Alfazina. Serão construídas, desta forma, 208 casas, num investimento de 31,1 milhões de euros financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
São vários os empreendimentos residenciais que estão previstos nascer na Margem Sul de Lisboa, estando a construção nova a ganhar asas na região. Prova disso é, por exemplo, o facto da promotora imobiliária Habitat Invest ter comprado, em parceria com o fundo imobiliário britânico Patron Capital, o Almada South Living, um lote de terreno localizado no Feijó, para o qual está projetado o desenvolvimento de uma nova centralidade residencial com 500 apartamentos.
A demolição de 83 construções clandestinas do bairro do 2.º Torrão e o realojamento temporário de 60 famílias vão decorrer de 1 a 6 de outubro, anunciou na passada sexta-feira, 30 de setembro de 2022, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros. Alguns destes moradores vão ser realojados através do programa Porta de Entrada - Programa de Apoio ao Realojamento Urgente do IHRU.
É já no fim de semana de 14 e 15 de maio de 2022 que a arquitetura de Lisboa abre portas ao público. A edição deste ano da Open House, a 11ª, decorre também em Almada e tem como tema a “Rebeldia do Invisível”, que se foca na observação dos interiores. São, ao todo, 69 os espaços que podem ser visitados. De referir que esta edição da Open House Lisboa é organizada pela Trienal de Arquitetura e comissariada pela empresa Aurora Arquitectos, de Sofia Couto e Sérgio Antunes.
A Câmara Municipal de Almada aprovou esta segunda-feira (21 de fevereiro de 2022), por unanimidade, o concurso público para a construção de 95 fogos de habitação a custos controlados. A proposta, aprovada em reunião de câmara, tem um valor estimado de 864 mil euros.
Há mais uma transação imobiliária a assinalar em Portugal. A Lifento, uma gestora francesa de fundos imobiliários de saúde, anunciou a compra do edifício onde funciona o Hospital Particular de Almada (HPA) por um valor não revelado.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) acaba de lançar dois concursos de seleção das equipas que irão elaborar os projetos para a construção de dois novos empreendimentos, em terrenos de que o instituto é proprietário, nos municípios de Almada e Setúbal. Estas habitações serão destinadas, na sua totalidade, a rendas acessíveis.
Vai nascer na Cova da Piedade, em Almada (Setúbal), uma residência para seniores com 17 quartos duplos, 24 individuais e seis apartamentos para casais e espaços de apoio à comunidade local, distribuídos por quatro pisos. A Residência Nossa Senhora da Piedade, como se chama, é promovida pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro. As obras estão a cargo do grupo bracarense DST, estando em causa um projeto avaliado em mais de 4 milhões de euros que estará concluído em julho de 2022.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever