
Crédito da casa com prestação fixa? Há casos em que o valor vai variar
As famílias já podem avançar com a fixação da prestação do crédito habitação durante dois anos, uma nova medida do Governo que entrou em vigor no passado dia 2 de novembro.

Bonificação de juros: acesso mais difícil por cálculo do esforço
Há cerca de um mês, o Governo avançou com novas regras para o cálculo da bonificação dos juros, de forma a chegar a mais famílias, e aumentou o valor máximo deste apoio para os 800 euros por ano (ao invés dos 720 euros).

Bonificação dos juros chegará a 200 mil famílias e custará 200 milhões
A bonificação dos juros nos créditos habitação é uma das medidas de apoio às famílias previstas no Mais Habitação, que vem mitigar a rápida subida dos juros nas prestações da casa. Agora, a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) detalha que há cerca de 200 mil contratos de crédito habitação elegíveis à bonificação dos juros e que esta medida custará ao Estado 200 milhões de euros em 2024.

Apoio ao crédito da casa: "Estamos a empurrar o problema com a barriga"
O contexto atual é desafiante. As famílias que têm crédito habitação indexado à Euribor estão a sentir as prestações da casa subir a pique.

Bonificação dos juros vai ser alargada depois da reunião do BCE
Há cerca de um mês, o Governo anunciou que vai ajustar o regime de bonificação dos juros no crédito habitação de forma a chegar a mais famílias. E revelou que quer ainda “alargar significativamente” a oferta de taxa fixa. Mas as novas medidas de apoio do crédito habitação só vão ser conhecidas depois da próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE), que se vai realizar esta quinta-feira (dia 14 de setembro). Para já, o Governo tem pedido dados atualizados sobre os empréstimos da casa aos bancos de forma a ajustar o regime de bonificação dos juros.

Crédito à habitação: DECO considera alterações insuficientes
A DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, considera que as alterações que os partidos da maioria parlamentar (PSD e CDS) pretendem fazer ao regime extraordinário do crédito à habitação não são suficientes para atender aos problemas das famílias com dificuldades em pagar o empréstimo